TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos paisagísticos

Artigo: Projetos paisagísticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  Artigo  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  154 Visualizações

subdividida em duas seções, um restaurante e um salão de dança. Este projeto conta com um avanço terrestre no lago de forma curvilínea (como se fosse uma pequena península), acompanhada pela marquise da Casa que delimita o jardim do ambiente aberto, juntando o salão principal e uma seção lateral que abriga os sanitários e um palco para apresentações ao ar livre.

A Capela São Francisco de Assis (Fig. 7) tem características de Igreja moderna, que nos remete a uma das ideias do modernismo brasileiro: a releitura de formas usuais como a abóbada, mas com aspecto novo, transformada então em parabolóide. Nota-se também, a multiplicação deste, que não é o único na construção. Niemeyer utilizou painéis de azulejos de Portinari em seu exterior, Burle Marx criou os jardins do entorno e Portinari finalizou o interior pintando 14 painéis retratando a Via Sacra.

O Iate Tênis Clube está localizado à margem do lago da Pampulha. O clube se destaca por ser estruturado em forma de barco, que parece estar à margem do espelho d’água. Inspirada em imagens de tema náutico - feitas por Le Corbusier - a fachada possui forma de proa. Possui também, paisagismo de Burle Marx e obras de Cândido Portinari.

O projeto do Cassino - atual Museu de Arte -/ foi a primeira obra a ser finalizada e conta com projetos de paisagismo de Burle Marx, esculturas de Ceschiatti (Fig. 8), Zamovski e José Pedrosa. (volumetria?)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com