TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia SESC

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia SESC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  3.924 Palavras (16 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 16

INDÍCE

1 – INTRODUÇÃO

2 – APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

3 – HISTÓRICO

4 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA AREA DE RECURSOS HUMANOS

– Objetivos da área

– Programas de desenvolvidos pela gerencia de RH

– Intrasesc

– Atendimento telefônico e por e-mail

– Programa de integração

– Programa de incentivo educacional

– Comercialização de produtos institucionais

– Turismo social

5 – ESTRUTURA E ATIVIDADES DAS ÁREAS DE RECURSOS HUMANOS

– Gerencia Adjunta de Cargos e Salários

– Coordenação de Recrutamento e Seleção

– Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento

– Coordenação de Relações Humanas

– Coordenação de Assistência Médica

– Coordenação de SESMT – Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do trabalho

6 – COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

– Processo de admissão

– Processo de Férias

– Ponto Eletrônico

– Emissão de CAGED

– Pensão Alimentícia

– Confecção de crachás

– Atualização no cadastro dos servidores

– Recolhimentos

– Descontos em folha de pagamento

– Processo de desligamento/demissão

7 – PROJETOS EM ANDAMENTO NA GERENCIA DE RECURSOS HUMANOS

8 – CONSIDERAÇÕES FINAIS – APRENDIZADO PRÁTICO X APRENDIZADO TEÓRICO (EM SALA DE AULA)

1 – INTRODUÇÃO

A pesquisa de campo foi realizada para colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em decorrência da disciplina de PSICOLOGIA.

Onde o conceito entendido pelo grupo e de que somente através da cooperação entre as pessoas e da manutenção do sistema interno que “Pessoas e recursos materiais conseguem alcançar os objetivos e eficiência organizacional”.

Essa cooperação só será atingida, com os colaboradores motivados e seguros, mantendo boas relações interpessoais e interdepartamentais, e entendendo de maneira clara os objetivos da empresa, sendo que o estado motivacional dos colaboradores depende muito do clima organizacional da empresa.

O comportamento humano nas organizações traz subsídios importantes para a área de Recursos Humanos, onde cabe a cada área de RH, seu planejamento, organização, desenvolvimento, cooperação e o controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal e ao mesmo tempo em que a organização nessa relação é o meio fundamental que permite esta sinergia.

Durante a pesquisa realizada na empresa SESC – Serviço Social do Comércio (do Estado de São Paulo), tivemos um apanhado geral de toda a Gerencia de Recursos Humanos, o qual estaremos apresentando, entretanto, optamos em aprofundar nosso estudo na área de Administração de Pessoal, onde abrangeremos em detalhes todos os processos executados por essa área.

2 – APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

O Sesc – Serviço Social do Comércio SP, com sua sede localizada na atual unidade Belenzinho, no endereço: Avenida Álvaro Ramos, Nº.991 – Belenzinho – São Paulo/SP.

Uma Associação de grande porte, com 3.998 colaboradores, alocados em 32 unidades, no Estado São Paulo, com uma previsão de abertura de mais 4 unidades até o final do ano de 2010.

Tendo como principais finalidades planejar e executar, de maneira direta ou indiretamente, medidas que contribuam para o bem estar social e a melhoria na qualidade de vida dos comerciários e suas famílias e assim proporcionando o aperfeiçoamento moral e cívico da coletividade dessas famílias.

Para alcançar este objetivo, é visada principalmente a assistência na educação, cultura, lazer, saúde, esporte, objetivando a valorização do social, tanto dos trabalhadores do setor comerciário, atividades assemelhadas, de seus dependentes.

Mas o público atendido é muito maior. Abrange também as populações da periferia de cidades pequenas, médias e grande porte, que são assistidas pela entidade através de parcerias com o poder público, empresas privadas, sindicatos e associações de moradores.

Em muitos casos, o SESC é o único meio de acesso dessas populações aos serviços de saúde, educação, lazer, cultura e assistência.

A essa ação social soma o compromisso de ser um agente viabilizador da produção cultural, fomentador do turismo, e incentivador da consciência ecológica e da preservação ambiental.

Os mantedores são os empresários do comércio de bens e serviços, mais uma de suas características marcantes é a promoção de valores maiores, como o exercício da cidadania, o amor à liberdade e à democracia, o apoio aos menos favorecidos, oferecendo-lhes, através da educação, meios para a conquista de melhores condições de vida.

3 – HISTÓRICO

1946 foi um marco na história do Brasil. O País democratizava-se e, com isto, as forças políticas e sociais emergentes procuravam ocupar o espaço de liberdade que os novos tempos traziam. Mas o pano de fundo deste cenário mostrava um país pobre, atrasado e com fortes conflitos sociais.

Os mais lúcidos representantes do empresariado brasileiro perceberam que os novos tempos exigiam novos métodos nas relações entre capital e trabalho. A época em que a questão social era um caso de polícia estava superada. Esses empresários entenderam que somente através de uma relação harmoniosa entre as forças produtivas daria ao país condições de superar os graves problemas com que se defrontava.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com