TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia na Educação

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2][pic 3]

DAIANE DARC DE FREITAS

 8027188

1º ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

Trabalho apresentado para a disciplina de Psícologia da Educação, sob a orientação da Profª Cristiane Regina Tozzo, como requisito parcial para aprovação na disciplina.

BATATAIS – SP

2018

 

Possibilidades

Limitações

BEHAVIORISMO/NEOBEHAVIORISMO

Trabalhar o comportamento negativo da criança através de musicas e atividades lúdicas. Também incentivando ló com premiações caso a reação seja positiva.

Se a reação ainda for negativa, retira ló da sala e encaminha ló para a direção da instituição onde o mesmo será informado aos os pais para adverti lo.

Se o comportamento da criança for positivo elogiar e reforçar para que o continue assim.

As limitações são só funciona através de prêmios de notas, assim faz com que as crianças ficam em busca de estímulos para melhorar seu comportamento.

PSICANÁLISE

Transferência de afetividade do professor com o aluno, usar isso para o aprendizado. Auxiliar a criança a simbolizar o mundo real dela através da linguagem.

O professor tem que tomar cuidado com sua transferência para o aluno que pode ser negativo, podendo bloquear a identificação por seus alunos e bloqueando também seu processo de aprendizagem.

HUMANISMO

O aluno no nível em que estiver é importante entrar em contato com os problemas de sua vida, criar um ambiente que estimule o aluno a manter-se motivado a aprender, criar e incentivar a descoberta e a valorização da curiosidade e da criatividade.  Aceitar o aluno do jeito que ele é em seu funcionamento de ver o mundo, compreendendo seus sentimentos e suas emoções.

O professor assume a função de facilitador da aprendizagem do aluno, aceitando-o como ele é, sendo racional, construindo um clima favorável à aprendizagem.

GESTALT

O professor deve elaborar atividades que conceitua o todo, depois aos poucos o educador faz o desmembramento desse todo de modo que a criança conheça cada parte de um processo sem esquecer a sua finalidade. As interpretações de cada um tendem a ser individualizadas, através de sua percepção, sendo assim tendo uma reação.

A intervenção do educador deverá ser a mínima possível, devendo criar um clima favorável à aprendizagem.

Por tanto as características nas escolas são que as educadoras seguem um planejamento de aula, as atividades a serem trabalhadas tem como o desenvolvimento das crianças através da ação, percepção e reação, sendo ela negativa ou positiva. Crianças com comportamentos negativos e tem todo o auxilio para a motivação, com a poio da pedagoga.  As partes negativas são os próprios pais que as vezes passam a mão na cabeça dos seus filhos e os induz ao erro, para não ter o trabalho de educar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (148 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com