TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pós Artes Visuais

Por:   •  4/11/2015  •  Monografia  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

THALITA MIRANDA GUERINI

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso elaborado para a disciplina de Metodologia e Técnicas da Pesquisa Científica, do curso de Pós-graduação em Artes e Letras, do Instituto de Pós-graduação e Ensino Técnico INOVA.

 

Profª Ms Dulce Eliane Mourão de Andrade

PALMAS

2013

TEMA

A importância da Educação Musical na Educação Básica: uma análise crítica.

ABORDAGEM GERAL DO PROBLEMA

Qual a importância da Educação Musical na Educação Básica?

QUESTÕES DE PESQUISA

  1. A Arte na Educação Básica;
  2. Os fundamentos da Educação Musical para a Educação Básica;
  3. Como acontece a Educação Musical dentro da sala de aula;

OBJETIVO GERAL

Compreender a importância da Educação da Musical na Educação Básica.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  1. Descrever a metodologia de arte na Educação Básica;
  2. Identificar os fundamentos da Educação Musical para a Educação Básica;
  3. Analisar como acontece o Ensino de Musica dentro da sala de aula;
  4. Discutir a importância da Educação Musical na Educação Básica.

JUSTIFICATIVA

A escolha do tema "A importância da Educação Musical na Educação Básica: uma análise crítica" tem-se pelas suas inúmeras importâncias para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, sociais, de concentração e raciocínio do indivíduo.

A música emite sons, e sons são ondas sonoras que se espalham em várias direções. Ao entrarem em contato com a orelha humana ela transmite uma sensação auditiva produzida pelo cérebro, é essas sensações que fazem o corpo reagir de diferentes formas (SOUZA, 2009). São as emoções e sensações transmitidas pelas ondas sonoras ao cérebro que tornam o ser humano capaz de sensibilizar-se com o mundo ao seu redor.

Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”, hoje estudos comprovam sua teoria. A partir de pesquisas realizadas por Caiado, e por experiências já realizadas em prática dentro de sala de aula, ao estudar a música e seu elemento caracterizador, o som, assim como os elementos formais do mesmo (timbre, intensidade, duração e altura) é possível perceber que as crianças apresentam um desempenho melhor na escola e em suas vidas, apresentando notas mais altas além de promover as inter-relações.

Apesar da Educação Musical já estar presente dentro dos eixos do Ensino da Arte ela nunca foi devidamente lecionada como parte da disciplina, passando a se tornar obrigatória a partir da Lei n. 11.769, de 18 de agosto de 2008. Segundo a Lei, as instituições de ensino devem ofertar o Ensino da Música inserido no Ensino da Arte a partir do momento que a Lei foi sancionada, dentro de um prazo de três anos para ser adequada.

Portanto, qual a importância da Educação Musical dentro da Educação Básica? Ela acontece dentro da sala de aula? Como acontece o Ensino da Música dentro da Educação Básica?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com