TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Psicanalise

Por:   •  6/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Luciano Feijão

Curso de Psicologia - 7º semestre

Disciplina: Saúde Coletiva

Prof.(a): Danielle

A BIOMEDICINA

 (Resenha crítica)

Francisca Aparecida N. Carvalho

Fabiana Pontes Ferreira

Sobral-CE

05 de outubro de 2015

      A Medicina Oriental Contemporânea, ou seja, a biomedicina, corresponde a racionalidade da mecânica clássica, isolando componentes discretos, fazendo depois uma reintegração destes em seus mecanismos originais.

      Para a visão analista mecânica, a medica tem origem a partir da a átomo-clínica, que aquela medicina do corpo, das lesões e das doenças. Contudo, a nova Ciência, tem a necessidade de outros objetivos, na qual ao seja uma característica da doença, apenas os sintomas.

      Assim constitui-se uma das vertentes da caracterização das doenças, que serão percebidas como um fenômeno vital, mas como uma expressão de lesões celulares. Então essa mudança de como enxergar a doença, passa a ser uma categoria centralizada do saber e pratica medica, consolidando-se como uma ciência das doenças.  No entanto com essa nova reformulação da concepção de doença, surge a necessidade de transformações nas instituições tanto na prática como no ensino da medicina, pois ela se configura com uma característica extremamente hospitalar.

      O hospital no século 18, não era ainda considerado um ambiente de tratar, só era uma maquia de pesquisa e ensino, daí surge a necessidade de transformação.

      O pensamento médico- ocidental sempre se referiu ás doenças, em que elas são objetos de existência própria na qual a ocorrência de lesões era decorrente de uma série de eventos desencadeados a partir de uma ou várias causas.

      Desse modo tem-se uma perspectiva dualista da racionalidade médica, ou seja, a normalidade em oposição a patologia

       O Modelo biomédico se introduz em torno do século XIX, como o modelo predominante usado por médicos no diagnóstico de doenças.

De acordo com esse modelo, a saúde constitui a ausência de doença, o que torna a condição humana normal "saudável". O foco do modelo sobre os processos físicos, tais como a patologia, a bioquímica e a fisiologia de uma doença, não leva em conta o papel dos fatores sociais ou subjetividade individual, e ignora o fato de que o diagnóstico resulta numa conversa entre médico e paciente.

      A doutrina médica deu-se através dos modelos científicos vindos do desenvolvimento da Física clássica e tendo apoio nos estudos anatomopatológicos, fazendo referência ao conceito de doença, suas causas, evolução e tratamento.

      Uma das características importantes no que diz respeito a pratica discursiva é fazer referência a três domínios teóricos que seria a denominada ‘’ totalidade do homem’’, são eles: a biologia, psicologia e sociologia na qual condensa-se em apenas um termo: biopsicossocial. No entanto os termos ‘’pisco’’ e ‘’social’’

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com