TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE VISITA A EXPOSIÇÃO: Aleksandr Ródtchenko: Revolução na fotografia.

Por:   •  26/11/2018  •  Resenha  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO SOBRE VISITA A PINACOTECA DO ESTADO

EXPOSIÇÃO: Aleksandr Ródtchenko: Revolução na fotografia.

Identificação do Aluno: Jéssica Machado, Negócios da moda Turma A

Data da entrega: 28/03/2011

Parte A

Identificação do local

A exposição está na Pinacoteca, Praça da Luz, São Paulo, SP. A qual expõe Aleksandr Ródtchenko: A revolução na fotografia. Além de outras exposições do acervo da Pinacoteca.

O que me chamou atenção foi a estrutura da Pinacoteca em si, que eu já conhecia.

Parte B

Comentários gerais sobre a exposição

1 - Artista:

Aleksandr Ródtchenko (1891-1956) foi um fotógrafo, escultor, pintor e designer gráfico, e como diz a exposição revolucionou a fotografia. O que descobri sobre o artista e seu trabalho foi que ele foi um dos líderes do construtivismo russo, e tinha um olhar diferente sobre a fotografia, de experimentação de novos ângulos e arte contemporânea. Busquei informação na própria exposição que apresentava trechos sobre o artista.

 2 - Exposição:

A exposição chama “Revolução na fotografia”  devido ao trabalho fotográfico inovador de Ródtchenko. O tema é apresentado ao público através de uma mostra de 300 trabalhos do artista entre eles fotos, fotomontagens e reportagens. A exposição é dividida de acordo com seus trabalhos, em uma sala estão as fotomontagens, em outra retratos como de sua mãe e do poeta Maiakovski, em outra fotos do cotidiano Russo geralmente fotografadas de baixo para cima ou de cima para baixo criando “os ângulos de Ródtchenco”. Os trabalhos em sua maioria não estão divididos por datas.

 

Parte C

Observações:

O que eu observei nas fotos expostas, que tornam o trabalho de Rodtchenko igual a outras fotos que eu já viu foram as imagens capturadas de cenas cotidianas, pessoas, construções.

A diferença das fotos de Ródtchenco com outras fotos que eu já vi são os ângulos inusitados com que captura essas imagens, de baixo para cima ou de cima para baixo, o que torna essas imagens aparentemente normais em arte.

Parte D

Análise:

Selecionar 1 obra da exposição

1) Identificação: Anoma Olho, 1924, fotomontagem em papel 1mx0,50m.

2) Descrição: a foto montagem é de um cartaz feito para um cinema, no meio tem um olho, que entende ser o nome do cinema e dividido em quatro partes apresenta em cada canto uma foto da cena de um filme. É colorida em preto e vermelho.

3)Análise visual: O que mais chamou a minha atencão na fotomontagem foi em como é atual, e a maneira como era feita a publicidade da época. O motivo da escolha foi por ser colorida e diferente das outras, e também pela forma agressiva da propaganda que tem um olho bem no meio com imagens de movimento.  

4)Análise crítica: A foto possui de característica que a identifica com as outras fotos do artista o efeito da fotomontagem e as cores russas, como o vermelho e o preto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com