TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estagio

Por:   •  18/5/2015  •  Monografia  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 6

                                                             

                                   

[pic 1]´

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

ESTUDO DE CASO

                

ESAP

PROFESSORA:  Luciane G.Batistella Bianchini

ALUNO (a): Daiany Alves silva

                      Elizabete Ferreira Pereira Moreira

                       Ivonete   Valhejo Moreira

                   

DOURADOS-2014

1-APRESENTAÇÃO DO CASO

        J.K. foi encaminhada para uma avaliação psicopedagógica porque não está apresentando um desempenho acadêmico satisfatório. Atualmente, freqüenta a 2a série (1o ciclo do ensino fundamental) em uma Escola Estadual, contudo, segundo dados coletados na entrevista de queixa, já apresenta estes sinais desde a pré-escola (educação infantil). A anamnese revela dados significativos de atraso no desenvolvimento ou outras intercorrências mais relevantes. Deve ser feita uma investigação mais detalhada (daí, um dos objetivos do encaminhamento para uma avaliação psicológica) de algumas informações a cerca do comportamento apresentados por        J.K.S         em algumas áreas com a afetividade. Os pais assinaram o termo de consentimento para a avaliação e intervenção programada.

2- LAUDO / INFORME PSICOPEDAGÓGICO

AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA SITUACIONAL

I – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome: J.K.R.S

Data de Nascimento: 09-05-2008

Escolaridade: 2a série

Natural: Dourados  -MS

Filiação:

Pai: F.C.S

Escolaridade: Analfabeto

Mãe: R.P.R

Escolaridade: Ensino fundamental completo

Solicitante: a mãe

II – DESCRIÇÃO DA DEMANDA

      J.k  não está indo bem na escola, não quer fazer a lição e não está conseguindo acompanhar a turma ,além de dificuldade de comportamento este ano a aluno será retida.

        Foi uma criança sem problemas de saúde e sem atraso no DNPM. Gosta de animais, não costuma dividir alimentos,não tem bom relacionamento com crianças da mesma idade, Tem o sono muito agitado.

III – RECURSOS AVALIATIVOS E RESULTADOS

                          J.K se pouco cooperativa tem comportamento apático, pouca comunicação e falta de atenção  durante a avaliação.

                 Os instrumentos utilizados para a avaliação foram par educativo ,diagnostico operatório ,provas informais de leitura  e aritmética ,consciência fonológica ,.habilidades percetto- linguística e o TDE –teste de desempenho escolar .

Os resultados indicam:

Habilidades metalinguísticas: A paciente tem dificuldade para realização ,necessita de ajuda para realização do teste ,não reconhece silabas e dificuldade em reconhecer algumas letras se encontra num nível intermediário .

Área da linguagem: Encontra no nível intermediário, não consegue fazer textos mais entende e reproduz na oralidade e desenhos ,dificuldades na escrita e leitura .Prefere realizar o registro em forma de desenhos.

Área da Aritmética :  Reconhece os números ate 10 , escreve de forma espelhada ,dificuldade para reconhecer antecessor e sucessor ,não assimila noções de dezena e centena ,porem grande capacidade de raciocínio logico e presta atenção em detalhes como no teste de conservação de liquido .

TDE –Teste de desempenho escolar : Encontra num nível inferior a media esperada para sua idade escolar .

IV – CONCLUSÃO

                J.k. apresenta dificuldade em algumas habilidades percepto-linguísticas e na aquisição da leitura. Seu desempenho acadêmico advém destas situações que têm condições de serem modificadas. Seu prognóstico é reservado e a longo prazo.

V – INDICAÇÕES

        Receba acompanhamento psicopedagógico para suprir e/ou minimizar suas dificuldades.

        Seja encaminhada para uma avaliação psicológica e neurológica.

Dourados, 14 de Dezembro de 2014.

  1. -PLANEJAMENTO GERAL

Planejamento de Intervenção Psicopedagógica

Nome: J. K.

Achados clínicos: dificuldades na aquisição da leitura; dificuldades em habilidades percepto-linguísticas; não reconhece o valor sonoro das letras .Matemática síntese da aritmética.

Linha Geral de Tratamento: serão trabalhadas as dificuldades em português por meio de uma consciência fonológica com intervenções.

Objetivos:

  1. Aprimorar a consciência fonológica ;
  2. Desenvolver as habilidades de analise e síntese;
  3. Desenvolver escrita e leitura;

Fundamentação Teórica:

         Um dos principais objetivos da educação entendesse que é o ensino da leitura e da escrita. Mas, conseguir esta meta não tem sido muito fácil para alguma crianças isto tem dificultado o  processo de aprendizagem da língua escrita.

Segundo Professor Zorzi , “a análise e síntese é um processo em que cada uma das partes do todo tem ligação com as outras partes. Este processo tem grande relevância na aprendizagem da leitura e escrita; caso não estejam  suficientemente desenvolvidas, a criança terá grandes dificuldades na alfabetização “.

A aprendizagem da leitura e da escrita depende muitas vezes de condições sociais propícias. Ele está subordinado a situações de aprendizagem informal ou espontânea decorrentes do contato da criança com pessoas letradas e da aprendizagem formal ou escolar, envolvendo situações especialmente planejadas. Assim sendo, a idade para se aprender a escrever fica condicionada não somente às características da criança em si, mas também à existência de condições culturais específicas, de um ambiente letrado e ao momento em que a criança passa de alguma forma, a ser ensinada. Encontramos, assim, idades variadas em termos desta aprendizagem. A criança necessita de estímulos para seu aprendizado, precisa entender o quanto é importante aquisição da leitura e escrita no seu processo de crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (173.8 Kb)   docx (335 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com