TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renascimento Maquiavélico

Resenha: Renascimento Maquiavélico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Resenha  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  141 Visualizações

Maquiavel viveu a juventude sob o esplendor político da República Florentina durante o governo de Lourenço de Médici e entrou para a política aos 29 anos de idade no cargo de Secretário da Segunda Chancelaria. Nesse cargo, Maquiavel observou o comportamento de grandes nomes da época e a partir dessa experiência retirou alguns postulados para sua obra. Depois de servir em Florença durante catorze anos foi afastado e escreveu suas principais obras. Conseguiu também algumas missões de pequena importância, mas jamais voltou ao seu antigo posto como desejava.

Como renascentista, Maquiavel se utilizou de autores e conceitos da Antiguidade clássica de maneira nova. Um dos principais autores foi Tito Lívio, além de outros lidos através de traduções latinas, e entre os conceitos apropriados por ele, encontram-se o de virtù e o de fortuna.

Maquiavel ensina boas formas a uma pessoa que deseja fazer um bom mandado ao assumir o poder político. Ensinando também, que para manter ou tomar posse desse poder, é necessário fazer qualquer coisa, seja ela boa ou ruim. Quando um príncipe for fazer algum mal a alguém, que faça com agilidade e de uma única vez, para que isso seja esquecido rapidamente, porém, nunca tomar propriedades dos súditos, porque as pessoas esquecem mais facilmente d morte de um parente, do que da perda de uma propriedade

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com