TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renascimento

Artigo: Renascimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 2

Renascimento-(do século XV ao XVI)

Renascimento começou na Itália.

A Itália é considerada o berço do renascimento.

O período foi marcado por varias transformações em áreas de nossas vidas, tais como o avanço da ciência, da cultura, da filosofia, da arte, da economia e da sociedade. Significa uma ruptura do sistema feudal para o capitalismo, e a volta das pessoas que foram se refugiar no campo, para as cidades que deu novamente inicio aos comércios.

Um dos principais objetivos do renascimento era renascer os pensamentos da antiguidade clássica, aonde os romanos usavam da ciência e filosofia para responder questionamentos, ao contrario da idade media que usava “Por que Deus quis” para responder, ou seja, um dos principais objetivos do renascimento era renascer o “conhecimento (estudo)”.

E um marco do renascimento é que a sociedade deixou de ser teocêntrica (colocando Deus no centro do mundo) e passou a ser humanista (o ser humano no centro do mundo) e utilizar do raciocínio lógico e a ciência.

(O humanismo pode ser apontado como o principal valor cultivado no renascimento).

Características Principais:

- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;

- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;

- Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);

- A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.

Uma das obras mais conhecidas do renascimento é a Mona Liza

E um dos cientistas é Galileu Galilei

Os quadros do renascimento eram bem detalhados e mais realistas, seguidos os padrões grego-romano.

Além do Antropocentrismo, o Renascimento também introduz princípios hedonistas – a busca do máximo prazer no momento presente, como tesouro maior do Homem – e individualistas – a exaltação do indivíduo e de sua suprema liberdade dentro do grupo social -, bem como o otimismo e o racionalismo.

O termo “Renascimento” foi empregado pela primeira vez em 1855, pelo historiador francês Jules Michelet, para referir-se ao “descobrimento do Mundo e do homem” no século XVI, o historiador suíço Jakob Burckhardt ampliou este conceito em sua obra A civilização do renascimento italiano (1860), definindo essa época como o renascimento da humanidade e da consciência moderna, após um longo período de decadência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com