TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Para o Curso de Artes Visuais Apresentado à Disciplina Homem

Por:   •  1/4/2020  •  Resenha  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha para o curso de Artes Visuais apresentado à disciplina Homem-sociedade. UNIP Universidade Paulista. Polo Piumhi – MG. Tutoria realizada em 12/02/2020. 

            AUTORA: Leila A O Gomes - RA: 2030125 

            Linha do tempo. (Evolução do homem). 

 

O surgimento dos primeiros homens, evoluções e descobertas até, chegarem à civilização. As principais datas e registros que foram de grande importância e registrados na linha do tempo. 

Assistimos cenas do filme Náufrago, com o ator Tom Hanks. Que após sobreviver a um acidente de avião, sendo o único sobrevivente em uma ilha deserta. Onde se depara com um mundo totalmente estranho, longe da civilização. Pode-se dizer que voltou ao tempo das “cavernas”, pois, teve que se adaptar e produzir seus próprios meios de sobrevivência, com restos dos destroços do avião, bagagens, objetos dos tripulantes e com o que a natureza lhe oferecia. Ficava maravilhado quando alcançava seus objetivos como a criação do fogo, construção da cabana, sua primeira pescaria, abertura do coco sem ferramentas adequadas, até mesmo o alívio de uma dor de dente, conseguindo retirá-lo com um patinete, sendo tudo improvisado e buscando cada vez mais aprimoramento. 

Após ser resgatado ele percebe o quanto o mundo mudou, os hábitos estavam diferentes e teria que adequar as mudanças. 

O filme nos faz refletir e comparar o princípio da existência humana e seus valores, que hoje são esquecidos e menosprezados. 

Notamos que o protagonista sofre uma inversão na transformação humana. Se na história do ser humano registra-se uma evolução gradual do seu estado de natureza para a vida em sociedade e criação de mecanismos de comunicação verbal e escrita, agora temos um homem no último estágio da evolução de uma sociedade sofisticada que precisa rapidamente tornar-se um ser totalmente leigo e adequar sobre a nova fase de sua vida naquela ilha, para sua sobrevivência. 

Percebemos a importância das ¨Artes Visuais ¨, desde a época do nossos ancestrais, de acordo com as pesquisas de antropólogos e historiadores na pré-história não existia a escrita e sim os desenhos, rabiscos e traços que eram transmitidos da forma como eles viam as imagens, para eles cada descoberta e maneiras de expressarem eram de grandes avanços. Já no filme ¨Náufrago¨, vimos uma inversão de adaptação, onde o personagem sofreu grande impacto ao se deparar longe dos avanços tecnológicos para transmitir as imagens que via, ou seja, a facilidade de realizar ¨Arte Visuais¨ da forma verbal e visual, teve que aprender a viver de forma parecida as nossos ancestrais.    

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (144.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com