TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas relacionadas à "Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil"

Ensaio: Respostas relacionadas à "Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Ensaio  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTÕES

Para responder à questão de número 01, é preciso ler o texto A preservação do Patrimônio Cultural e sua trajetória no Brasil, de Paulo Cesar Tomaz, disponível em nosso AVA.

Questão 01 (2,0 pontos) – Com base na leitura da Aula 01 e do texto A preservação do Patrimônio Cultural e sua trajetória no Brasil, de Paulo Cesar Tomaz, construa um texto que explique – com suas palavras! –: O que podemos entender por preservação do patrimônio cultural e qual é a sua finalidade? Quais são seus principais objetos? Cite 3 exemplos de representações populares encontradas na sua cidade/região (texto de, no mínimo, 15 linhas).

Resposta: O Patrimônio Cultural não só é a preservação de monumentos e obras, mas também a preservação das festas tradicionais, culinária, paisagens, costumes de culturas de diferentes povos entre outros, a preservação é muito importante, para que a futura geração vivencie e tenha acesso a história de seus descendente, de sua cidade. O mais importante de se preservar é o conhecimento de como fazer aquela tradicional festa de sua cidade, a comida típica, dos cultos religiosos, que tradicionalmente passa de geração em geração os costumes de seus povos que ali habitavam, pois o principal objetivo é guarda na memória e registrado as origens, os costume e a razão de ser de cada povo existente ou que já existiu na sociedade.

Podemos observar que mesmo com a modernização varias cidades possuem construções de edifícios novos e modernos, mais também possuem varias casas, praças, praças e monumentos tombados pelo patrimônio cultural que refletem em si a história e o surgimento da cidade, a importância de sua preservação tem um grande valor para a cultura local, a conservação dos patrimônios cultural acaba que gerando uma forma de identificação para a nossa existência e para dar continuidade e contribuirmos para promover o respeito à diversidade cultural e a criatividade humana.

Entre as representações populares da cidade minha cidade e região destaca-se a tradicional festa de Santo Antonio que é o padroeiro da cidade, são treze dias de festa começando no primeiro dia do mês de junho e termino no dia treze que é o dia do santo, onde acontece a missa e a queima da fogueira nos decorrente dias, outra representação é a festa de São João é uma festa tradicional da cidade que acontece no mês de junho que geralmente são cinco dias de festa começando no dia 20 ao dia 24, com bandas artísticas, comidas típicas da época, em nossa região temos a cidade histórica de Cachoeira de São Felix, que é muito importante para o cenário brasileiro de patrimônios, pois a mesma é constituída de construções, praças e monumentos antigos, e reúne um acervo arquitetônico no estilo barroco, casas, igrejas, prédios que preserva a imagem do Brasil império.

_____________________________________________________________________

Questão 02 (2,0 pontos) – Para construir a resposta dessa questão, você precisará:

1. Ler o Módulo de Arte e Cultura;

2. Ler a reportagem Absurdo tropical, de Carlos Costa (http://novo.itaucultural.org.br/materiacontinuum/agosto-2011-absurdo-tropical/) - disponível também no AVA;

3. Ver o documentário Igreja de São Francisco – a caverna de ouro! – 1 e 2 – disponível no AVA e no site: https://www.youtube.com/watch?v=QkToVv4AGAg

Observe as imagens:

Imagem 01 - "Cristo levando a Cruz", obra de Aleijadinho

Imagem 02 - Pelourinho – Salvador

Imagem 03 - A incredulidade de São Tomé – Caravaggio

Questão: Como você pode observar, os exemplos acima pertencem a um mesmo período artístico - o barroco. Sendo assim, leia o módulo, a reportagem e o documentário e responda:

. Quais são as principais características do Barroco?

. Quais são suas particularidades no Brasil?

. Você acredita que nós, baianos, ainda possuímos uma “alma” barroca? Cite 3 elementos que reforcem a afirmação (podem ser elementos na moda, na música, na decoração ou na arquitetura).

* Justifique sua resposta em um texto de, no mínimo, 10 linhas.

Resposta: O barroco é um instante em que demonstra em suas obras um certo sentimento de incertezas, conflitos religiosos, riquezas, esse período está relacionado a igreja, suas principais características está no cultismo que trata os temas com exageros, profundidade, extravagância e tem uma maior preocupação com a forma de que é passado a palavra, outra característica é o conceptismo que trata do jogo de ideias, utiliza a arte de falar ou escrever e valoriza o que dizer. No Brasil o Barroco é surge seguindo o modelo de Portugal é marcado por varias formas de expressão, tanto em suas formas arquitetônicas, como nas obras literárias e artísticas que relatam a figura da religião e estilos de vidas da época imperial. Acredito sim que nós baianos possuímos uma alma barroca, pois nossas cidades e capitais foram marcadas pelo estilo do barroco, como os patrimônios tombados para preservação da nossa historia, podendo citar a cidade de Cachoeira de São Felix, o Pelourinho em Salvador e a Igreja de São Francisco que refletem em sua decorações a marcante historia do Barroco que deve ser preservada para que as futuras gerações conheça e possa ter acesso a verdadeira historia do barroco no Brasil e que a Bahia em boa parte tem significativos monumentos voltado a esse momento e que tenham noção da riquezas das obras e continuem a preservar esse lindo patrimônio.

_____________________________________________________________________

Questão 03 (2,0 pontos) – Com base nas Aulas 02 e 06 do nosso módulo e nos seus conhecimentos, leia os dois textos que seguem:

Texto 01 – Doze girassóis numa jarra – Van Gogh

yghhiulmnjhx

Fonte: Wikipedia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Doze_girass%C3%B3is_numa_jarra

Texto 02 – Os girassóis de Van Gogh – Manoel de Barros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com