TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas relacionadas ao "Gerenciamento do Conhecimento"

Ensaio: Respostas relacionadas ao "Gerenciamento do Conhecimento". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Ensaio  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento é um meio de estimulo para as pessoas nas organizações e que essas passam a produzir informações e também usufruírem delas.

Para Rossato, 2006, p.10, gestão do conhecimento é um processo continuo e dinâmico que visa gerar o capital intangível da empresa e todos os pontos estratégicos a ele relacionados e estimular a conversão do conhecimento. Então, podemos afirmar que o conhecimento aumenta a flexibilidade organizacional.

Enquanto para Terra e Gordan (2011) a gestão do conhecimento vai mais além do que investir em tecnologia ou gerenciamento da inovação.

Um exemplo interessante é a pesquisa de comportamentos de clientes, pois quando se obtêm informações deste tipo, elas podem ser incorporadas aos produtos ou serviços, gerando customizações e inovações, gerando resultados mais bem sucedidos do que aqueles tradicionais questionários de satisfação do cliente.

Questões:

A) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Proporcionando um ambiente que estimule a participação de todos os colaboradores, onde eles possam expressar suas ideias e conhecimentos inovadores por meio de reuniões e debates.

B) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

Implantando e utilizando com eficiência os recursos da tecnologia da informação, organizando e disponibilizando as informações de modo que todos possam ter acesso.

C) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

Uma maneira de reter o conhecimento, primeiramente seria identificar as competências de cada funcionário. Em seguida criar um banco de dados para armazenar todas as ideias e sugestões de acordo com as competências como resultados das reuniões, debates e treinamentos.

D) Descreva os quatro processos de conversão do Conhecimento – Processo SECI- e faça um desenho ilustrativo.

O conhecimento é amplificado passando pelos quatro modos de conversão conforme descrito a seguir:

Socialização

É um processo de compartilhamento de experiências e apartir dai, da à criação de conhecimento tácito como modelos mentais e habilidades técnicas compartilhadas, ou seja, tem como objetivo compartilhar o conhecimento tácito.

O segredo para a aquisição do conhecimento tácito é a experiência. Sem experiência compartilhada é extremamente difícil para uma pessoa projetar-se no processo de raciocínio do outro individuo.

Externalização

É um processo de articulação do conhecimento tácito para explícito. A externalização é a chave para a criação do conhecimento, pois cria conceitos novos e explícitos apartir do conhecimento tácito. É neste modo que o conhecimento tácito que é pessoal, especifica do contexto e difícil de formalizar e comunicar aos outros, é convertido em conhecimento transmissível e articulado. Quando a expressão adequada não pode ser encontrada as metáforas e analogias tornam-se ferramentas uteis.

Combinação

Esse modo de conversão do conhecimento envolve a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explicito. Os indivíduos trocam e combinam conhecimentos através de meios como documentos, reuniões conversas ao telefone ou redes de comunicação, computadores. A criação do conhecimento realizada através da educação e do treinamento formal nas escolas normalmente assume esta forma.

Internalização

É o processo de incorporação do conhecimento explicito no conhecimento tácito e está intimamente relacionada a aprender fazendo. Por exemplo; se ler ou ouvir uma história de sucesso faz com que alguns membros da organização sintam o realismo e a essência da história, ou seja, a experiência que ocorreu no passado pode se transformar em um modelo mental tácito.

ESPIRAL DO CONHECIMENTO

A teoria da “Espiral do Conhecimento” para a criação do conhecimento organizacional parte da premissa que o conhecimento humano é criado e se expande através de interesses sociais. Assim as formas de conhecimento se expandem em termos de qualidade e quantidade num processo de conversão do conhecimento.

EFEITOS DE INOVAÇÃO

Entender o conceito inovação e pratica-la demanda tempo, dedicação e investimentos. As inovações são capazes de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo, inovar torna-se essencial para a sustentabilidade das empresas e dos países no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com