TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo e Dissertação Sobre Artes Modernas

Por:   •  24/10/2019  •  Dissertação  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: Como os conhecimentos sobre sistema ABO, herança ligada ao sexo e biotecnologia podem influenciar na sua práxis?

O ser humano como espécie é extremamente complexo. Nossos corpos são verdadeiras máquinas biológicas, com um funcionamento baseado em um fino ajuste dos mais diversos fatores, sejam eles o processamento de energia, os sistemas defensivos e, o que talvez seja o mais interessante, a forma que armazenamos toda essa informação de como montar e operar essa máquina. E, atualmente, nosso autoconhecimento é vasto, e fatores como nosso tipo sanguíneo ou nosso DNA influenciam diretamente nas nossas relações interpessoais diárias, e já são coisas comuns do imaginário coletivo.

O DNA é algo incrível. Sendo responsável por armazenar literalmente toda a informação necessária sobre a constituição do nosso corpo, desde coisas simples como o fato de termos cinco dedos em cada mão, duas pernas, uma cabeça, um nariz, até a coisas bem mais específicas, como a cor de nossos pelos e de nossos olhos, bem como o nosso tipo sanguíneo. E toda essa informação é resultado da mistura do DNA de nossos pais, podendo gerar milhões de combinações diferentes em um único casal que decida ter filhos. Antigamente isso era uma informação extremamente interessante e curiosa, mas nada muito além de uma simples curiosidade, porém, agora isso mudou. Hoje em dia nós conseguimos literalmente programar o DNA, alterando as informações que ele manda ao nosso corpo, por mais que isso seja algo bem rudimentar em seres humanos, comparado aos avanços já feitos em plantas e animais dos mais diversos tipos. Isso mudou como a sociedade funciona. Agora, por exemplo, nós literalmente modificamos alimentos e animais em laboratório para “potencializar” a produção alimentar. Já existe até mesmo a possibilidade de escolhermos como provavelmente serão os nossos filhos, apenas tendo conhecimento das heranças genéticas de nossos parceiros. A biotecnologia já não é um conceito novo, porém ele ainda está só no começo. A medicina mesmo teve verdadeiras revoluções, principalmente em um problema bem específico: sangue. Antes de descobrirmos como funciona nosso DNA, descobrimos como funciona nosso sangue, algo fundamental para a evolução geral de toda a medicina. Após a classificação do sistema ABO, e da descoberta da proteína Rhesus, dificilmente ocorrem mortes relacionadas a transfusão de sangue. Nós criamos verdadeiros bancos de sangue, centrifugando e dividindo ele em diversas partes, fazendo com que ele seja usado de uma forma bem mais específica e pontual.

O mundo está evoluindo. Essa frase é uma gigante clichê, mas nesse caso, ela é a mais apropriada para a situação. Nossa alimentação mudou, a medicina mudou, os problemas mudaram. Antigamente a ideia de programar DNA era um ótimo enredo de filmes de ficção científica, hoje em dia ela é uma matéria de faculdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (23.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com