TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ritmo e dança

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

MARABÁ

2015

        

[pic 9][pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13][pic 14]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        DESENVOLVIMENTO        

2.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

3.        REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

A elaboração desse trabalho tem por objetivo analisar, a formação do professor na educação inclusiva. Proporcionando o ensinamento básico da educação com sua ética e vivencia pedagógica. Propondo avaliar a trajetória histórica da educação inclusiva no Brasil, pontuando seus principais conceitos e avanços. Ainda com a proposta desta discussão, interpela-nos a pensar nas políticas educacionais e nas praticas cotidianas do universo escolar discutindo a possibilidade de maior investimento na qualificação do professor dando condições de passar sua vivencia escolar e educacional.


  1. DESENVOLVIMENTO

A formação dos professores e o desenvolvimento desses profissionais são condições necessárias para que se produzam práticas integradoras nas escolas. E, para que isso ocorra de forma positiva, é preciso uma melhoria na formação de professores para atender aos alunos da inclusão.

Impossível falar em qualidade de ensino, sem falar da formação do professor, questões que estão intimamente ligadas do professor,poderá contribuir para melhorar a qualidade do ensino,visto que, são as transformações  sociais e que irão gerar mudanças no ensino.

A formação teoria e prática do professor poderão contribuir para melhorar a qualidade do ensino, visto que, são as transformações sociais e que irão gerar mudanças no ensino.

Entretanto, nos últimos anos, ocorreram avanços importantes no campo da formação de professores no Brasil. A legislação foi um dos marcos inicial para que ocorressem essas mudanças. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/69) teve como o principal objetivo, iniciar o processo de mudanças em todos os níveis da educação.
Segundo este artigo, a LDB afirma a importância da formação a partir do nível superior, justificando assim como uma das medidas essenciais para que ocorra mudança educacional efetiva.

Sabe-se apenas que o investimento na formação docente em nível superior por si só não irá resolver os problemas educacionais brasileiros.

É preciso entender que as mudanças no paradigma da inclusão dependem de diversos fatores.

Essa formação deve atender as necessidades educacionais da atualidade.
Na proposta de Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica em cursos de Nível Superior, diz que:

Melhorar a formação e fortalecer processos de mudanças no interior das instituições formadoras.

De acordo com o que diz a Proposta de Diretrizes, é preciso que haja uma revisão no processo de formação de professores de modo que supere os problemas.

A proposta é identificada problemas na formação inicial de professores, tais como: a organização institucional, a definição e estruturação dos conteúdos para que respondam às necessidades da atuação do professor, os processos formativos que envolvem aprendizagem e desenvolvimento das competências do professor.

Por fim, a Proposta de Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica descreve as exigências para o docente desempenhar o seu papel de acordo com as novas concepções de educação.

A orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos; responsabiliza-se pelo sucesso da aprendizagem dos alunos; assumir e saber idar com a diversidade existente entre os alunos; incentivar atividades de enriquecimento curricular elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares; utilizar novas metodologias, estratégias e material de apoio; desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe.

 Diversos estudos mostram a necessidade da melhoria na formação de professores para atender os alunos da inclusão. De acordo com Castro (2002), em uma pesquisa realizada na Escola da Rede Municipal de Educação de Santa Maria/RS, sobre a formação de professores diante da inclusão, é possível verificar nos relatos dos professores que os mesmos sentem falta de preparo. Não se sentem capacitados para lidar com alunos com necessidades educacionais especiais. É notória a necessidade da Formação Continuada.
 De acordo com (Holly, 1992, p. 82),há muitos fatores que influenciam o modo de pensar, de sentir, de atuar dos professores, ao longo do processo de ensino; o que são como pessoas, os seus diferentes contextos biológicos e experiências, isto é, as suas histórias de vida e os contextos sociais em que crescem, aprendem e ensinam.
 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com