TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rock

Resenha: Rock. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Resenha  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

Rock

O Rock surgiu no sul dos Estados Unidos na década de 50 e rapidamente se espalhou pelo mundo. Esse estilo surgiu da mistura de outros gêneros, como o blues, o jazz e o country.

Elvis Presley, considerado o “rei do rock”, uniu esses ritmos e era aquele que cantava e dançava como um negro na televisão. Ele e Little Richards foram aqueles que ajudaram a destruir a barreira da discriminação e segregação racial, ajudaram as pessoas a apreciarem o melhor das culturas. A atitude do Rock não significa cabelos compridos, roupas rasgadas, bebidas e cigarros. A atitude Rock significa a contracultura, significa lutar contra as convenções e opressão da sociedade.

Nos anos 60 e 70 tivemos bandas de Rock como Creedence que faziam músicas contra a guerra do Vietnã, músicas de protesto que nos faziam enxergar a guerra não como a vitória da democracia, mas sim como a derrota da humanidade e da razão. Foi a época mais popular do Rock, pois era uma combinação dos movimentos antiguerras e o crescimento do uso de drogas. Foi nessa época que surgiu o lema: “Sexo, drogas e Rock’n’Roll.”

Nos anos 80 tivemos bandas que cantavam a liberdade e o estilo de vida relaxado e a favor do amor que foi tão abandonado na geração pós-guerra. Foi marcada pelo peso, atitude e a comercialização. Na questão do peso, surgiu o Heavy Metal, representado por bandas como Iron Maiden e Judas Priest. Além disso, nos anos 80 surgiu o Alternative Rock, gênero musical criado pelas bandas undergrounds que não tinham apoio das grandes gravadoras e que passaram a lançar seus discos de forma independente.

A década de 90 foi a época do hard rock, liderado pela banda Guns N'Roses (para se ter uma ideia, o estoque dos discos da banda não duravam nem 24 horas nas lojas). Também foi na década de 90 que surgiu o “grunge”, estilo que tem como características musicais o menor cuidado na polidez do som (grunge tem um significado próximo a "sujo" na língua inglesa) e a criação de letras relacionadas com a depressão e a angústia. Algumas importantes bandas desta fase: U2, Pearl Jam, Nirvana, Foo Fighters, Red Hot Chili Peppers, Dream Theater, Coldplay, Blink-182 e Green Day.

Escolhemos esse gênero musical porque a atitude Rock não se trata de rebeldia sem causa, a atitude Rock é o modo de vida escolhido por pessoas que decidiram lutar por uma causa em prol da liberdade, justiça, igualdade através de poesia e musicalidade para atingir um determinado público alvo. Foi um estilo que deu voz à população

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com