TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

 RÍTMICA DE DALCROZE NO PROCESSO DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL análise de exercícios rítmicos corpóreos na iniciação da musicalização infantil

Por:   •  30/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.033 Palavras (29 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 29

 

    

UNIVERSIDADE DE SOROCABA  PRÓ-REITORIA ACADÊMICA  CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA 

  

  

  

  

  

  

  

  

Ana Paula de Oliveira Souza Nátali Fernanda Mesquita Sabriano 

 

 

 

 

 

 

 

A RÍTMICA DE DALCROZE NO PROCESSO DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL análise de exercícios rítmicos corpóreos na iniciação da musicalização infantil

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

 Sorocaba/SP 2017  

 

Ana Paula de Oliveira  Nátali Fernanda Mesquita Sabriano 

  

  

  

  

  

  

  

  

 

  1. A RÍTMICA DE DALCROZE NO PROCESSO DE MUSICALIZAÇÃO INFANTIL Análise de exercícios rítmicos corpóreos na iniciação da musicalização infantil

  

  

  

  

  

  

  

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência parcial para obtenção do Diploma de Graduação em Licenciatura em Música, da Universidade de Sorocaba.  

 

Orientador: Prof. Ms. Adriano Felício da Costa  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  1.  Sorocaba/SP  2017   

  

 RESUMO  

 

Esta pesquisa tem como propósito o estudo, aplicação e reflexão sobre a prática do método Rítmico (Eurritmia), tendo como principal eixo norteador os processos rítmicos corpóreos desenvolvidos e amplamente disseminados através do músico, pesquisador e educador musical Émile Jacques-Dalcroze, dentro dos processos de musicalização infantil. Para isso, dispôs-se de um grupo de nove crianças de idades entre cinco e dez anos para a aplicação do experimento educativo. Dentro deste grupo, os principais elementos trabalhados foram o desenvolvimento das noções teóricomusicais, tais quais os valores e influxos rítmicos, os aspectos expressivos musicais, bem como as propriedades da música, por meio de respostas corpóreas e reflexivas. Os exercícios propostos por Émile Jacques-Dalcroze empregam o conhecimento teórico-prático a priori das concepções teóricas, o que no decorrer do trabalho foi se mostrando um método muito adequado para trabalhar os aspectos supracitados dentro da musicalização infantil. Um método cujo objetivo trabalha a importância da integração corpo-mente, ou seja, dos saberes corporais e dos processos teóricos, de forma integrada e orgânica.  

Palavras-chave: Estudo. Eurritmia. Educação musical.  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

1 INTRODUÇÃO  

  

A metodologia de educação musical desenvolvida por Émile JacquesDalcroze, segundo Ávila, “consiste na vivência corporal do movimento musical. É um processo centrado na audição e na educação do movimento corporal fundamentado nessa audição”. (ÁVILA,1998, p. 3). 

Ou seja, a Rítmica trabalha o movimento de integração dos saberes corpóreos musicais antes dos saberes teóricos, tornando assim o sujeito ativo o principal elemento do processo de aprendizagem. O que se pode perceber é que, através da percepção e do movimento orgânico e natural, é possível obter um processo artístico e educador de modo a atingir mais pessoas em diferentes contextos.  

  

O sistema criado por Dalcroze pode ser pensado como resposta para três questões que instigam os pesquisadores: Para que ensinar música nas escolas? O que ensinar sobre música na escola? Como ensinar música na escola? (MADUREIRA, 2010, p. 218).  

 

Partindo do questionamento supracitado por Dalcroze, é importante a reflexão contínua da prática, pensando no sujeito a quem essa prática é direcionada: por que ensina-la e como ensina-la de forma a considerar seus processos cognitivos e utilizando os saberes do corpo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (267.7 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com