TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias De Ensino: O Processo De Ensino E Aprendizagem Na Educação Infantil

Artigo: Metodologias De Ensino: O Processo De Ensino E Aprendizagem Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  4.311 Palavras (18 Páginas)  •  6.050 Visualizações

Página 1 de 18

METODOLOGIAS DE ENSINO

O PROCESSO DE ENSINO E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Franciane Burkt de Castro

Prof.ª Denise Teixeira Daminelli

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em Pedagogia (PED0634) – Estágio I Disciplinas Pedagógicas

16/06/2014

RESUMO

Sabe-se que a educação infantil é uma fase importante da criança em seu processo de ensino e aprendizagem antes da alfabetização. A relação entre aluno e professor deve ser de muito afeto para que a criança sinta-se acolhida e desenvolva sua linguagem no seu tempo e sem atropelos. O presente trabalho permite conhecer um pouco na teoria sobre este processo de aprendizagem da criança e os meios que o professor utiliza para trabalhar com esta fase. Após um esboço da teoria partiu-se para o estágio que foi concedido pela Escola de Educação Básica de Araranguá, na cidade de Araranguá, estado de Santa Catarina. O estágio permite conhecer um pouco mais a realidade escolar através da coleta de dados e visitas realizadas, e também analisar como o professor atua em sala de aula. Na entrevista é possível saber como as professoras pensam a respeito de questões tão complexas do cotidiano escolar, perceber a relação com os alunos e as oportunidades geradas para que estudantes desenvolvam suas capacidades moral e ética e adquiram habilidades e conhecimento para atuar em sociedade.

Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino; Escola.

1 INTRODUÇÃO

O processo de aprendizagem na educação infantil é de suma importância para a criança, pois é nesta fase que ela constrói os primeiros passos para o seu desenvolvimento e sucesso escolar.

Sabe-se que o processo de ensino e aprendizagem é construído através da relação entre aluno e professor, com isso é importante saber as formas que são abordados conteúdos e a linguagem utilizada para o aprendizado da criança.

É importante que a família também faça parte deste processo, pois é na família que a criança cria bases para construção da ética para viver em sociedade, lembrando sempre que cabe a família educar e a escola ensinar.

A fase de educação infantil compreende idades de zero a seis anos. As crianças entre zero e três anos são atendidas em creches e entre quatro e cinco anos em pré-escolas.

É neste período que as crianças são estimuladas a exercitar suas capacidades motoras e cognitivas, realizando diversas descobertas, ampliando as relações sociais junto a outras crianças e adultos e se preparando espontaneamente para o processo de alfabetização.

Sendo assim, o tema “O Processo de Ensino e a Aprendizagem na Educação Infantil” foi escolhido visando à importância desta fase para a vida da criança, a relação entre aluno x professor x família x escola neste processo, as metodologias utilizadas em sala de aula, os projetos desenvolvidos pelo professor, bem como o processo de aprender brincando.

O presente trabalho tem como objetivos: pesquisar sobre o processo de ensino e aprendizagem e a atuação do professor de educação infantil, analisar a importância da relação entre aluno x professor x família x escola no processo de ensino e aprendizagem da criança no período da educação infantil, entender o desenvolvimento da criança na nesta fase e o professor como colaborador neste processo, trabalhar a ideia de que a criança aprende brincando seguindo a visão de alguns autores e explorar as principais metodologias e linguagem utilizadas.

O Estágio I – Disciplinas Pedagógicas é um roteiro de observação e entrevistas com professoras e a instituição concedente do mesmo. Este foi realizado na Escola de Educação Básica de Araranguá, situada na cidade de Araranguá, no estado de Santa Catarina. A escola atende atualmente aproximadamente 1297 alunos matriculados e muitos outros em atividades interdisciplinares.

Foi realizado individualmente, seguindo o cronograma e roteiro do curso de Pedagogia. Os passos seguidos foram: apresentação na escola, observações das aulas ministradas por duas professoras atuantes em turmas do magistério, entrevista seguindo roteiro realizado em sala de aula juntamente com todas as acadêmicas e complementado com perguntas relacionadas ao tema escolhido, coleta de dados da instituição concedente juntamente com o supervisor da escola.

2 METODOLOGIAS DE ENSINO: O PROCESSO DE ENSINO E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação infantil é uma fase muito importante do aprendizado da criança onde ela recebe estímulos em seus primeiros anos de vida, garantindo o seu desenvolvimento e sucesso na vida escolar.

É a modalidade de ensino que atende crianças de zero a seis anos de idade, preparando-as para sua entrada no ensino obrigatório/fundamental e convivência em uma sociedade extremamente diversificada e em constante processo de mudança.

Com o aumento de fábricas e indústrias no Brasil, a mulher foi cada vez mais ocupando espaço no mercado de trabalho, não tendo muitas vezes onde deixar seus filhos. Assim foram criadas creches municipais para a classe social menos favorecida, onde tinham como finalidade a assistência materna com base apenas no “cuidar”. Foi com o passar dos anos e a inserção de mulheres da classe média no trabalho que houve um aumento de creches particulares, e a partir daí a educação começou a ser repensada.

“A entrada cada vez maior de mulheres das camadas médias da população no mercado de trabalho produziu um crescimento significativo de creches e pré-escolas, principalmente as de redes particulares. Preocupadas com o aprimoramento intelectual dos filhos daquelas camadas sociais, as novas instituições trouxeram em seu bojo novos valores: a defesa de um padrão educativo voltado para os aspectos cognitivos, emocionais e sociais da criança pequena” (OLIVEIRA, 2008, p. 109).

Em 1988, a Constituição reconheceu a educação infantil no Brasil como um direito da criança a frequentarem creches ou pré-escolas.

Somente em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) que a educação infantil começou a fazer parte da educação básica, assim como o ensino fundamental e ensino médio. Em seu artigo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com