TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simbolismo

Por:   •  26/11/2015  •  Ensaio  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

Pesquisando no livro de português , os capitulos 28 e 29 , responda a estas questões em trios.

 1º  O que é carta argumentativa?

R=  Carta argumentativa é onde o escritor expõe ideias através do seu  ponto de vista, onde emite clareza e objetividade sobre determinado assunto, tendo por finalidade convencer o interlocutor do que ele esta lendo. A carta argumentativa pode ser destinada a uma ou mais pessoas e seu grau de formalidade vai depender do nível de intimidade entre os interlocutores.

 Em que as "cartas do leitor" diferem das "cartas argumentativas"?

R=  Carta do leitor é onde o emissor expressa opiniões favoraveis ou não a respeito de determinado assunto. Suas caracteristicas são persuação com formato semelhante ao da carta pessoal, apresentando data, corpo do texto, despedida, assinatura, etc. Já a argumentativa é clara objetiva e convincente.

Que estrutura as cartas argumentativas apresentam?

R= Tem estrutura dissertativa , que costuma se enquadrar a uma dissertação tradicional com introdução , desenvolvimento e conclusão.

Como é a linguagem da carta argumentativa?

R= A linguagem expressa na carta argumentativa varia de formalidade conforme a pessoa que vai ser entregue. Mas, geralmente, é usado a linguagem padrão. A linguagem coloquial pode ser usada quando houver intimidade entre os interlocutores.

O que é um artigo de opinião ? E como é a sua estrutura?

R= O artigo de opinião caracteriza-se como um gênero textual em que seus argumentos possuem condições de fazer com que o interlocutor acredite que você tem razão, ou seja, faz com que o leitor acredite que de fato, o que você diz é verdade. A estrutura se faz para que o leitor seja convencido de que os argumentos expostos pelo autor são os melhores. No primeiro parágrafo costuma-se mostrar uma contextualização do tema abordado, para que o leitor possa se "localizar" e ter as informações primarias sobre o assunto; No desenvolvimento se tem a construção de uma cadeia argumentativa, onde as estratégias para convencer o leitor variam de autor para autor, porém, todos precisam sustentar seus argumentos para manter o convencimento; e por fim, a conclusão da análise apresentada , costuma trazer uma explicitação da tese do autor.

Que importancia tem os contra-argumentos para o artigo de opinião?

R= Torna o seu artigo imparcial, ou seja, não mostra apenas a sua opinião ou seu lado, mas também as opiniões e os lados contrarios.

 O que é um editorial? E que estrutura apresenta ?

R= É um gênero discursivo que tem por finalidade manifestar a opinião de algum orgão da imprensasobre acontecimentos importantes e polêmicos, seja ele nacional ou internacional. Esse gênero não é assinado, porque não é considerado um ponto de vista pessoal. Deve ser enfático , equilibrado e informativo , além de argumentar para sustentar a posição assumida pelo jornal. A estrutura básica de um editorial deve apresentar uma introdução que contextualize a questão a ser analisada; o desenvolvimento são apresentados os argumentos que sustentam a tese defendida; a conclusão deve decorrer do argumento feito.

Qual é a diferença entre "artigo de opinião" e "editorial"?

R= A diferença entre editorial e artigo de opinião é a extenção dos textos : enquanto artigos de opinião são mais longos , os editoriais devem ser mais curtos, tratando a questão principal de forma resumida e objetiva.

Fale sobre esss três tipos de argumento:

I- Argumentos por comprovação

R= A sustentação da argumentação se dará a partir das informações apresentadas por dados, estatísticas e percentuais que a acompanham.Esse recurso é explorado quando o objetivo é contestar um ponto de vista equivocado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com