TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre a Arte e os Artistas

Por:   •  17/7/2022  •  Resenha  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FICHAMENTO DE CONTEÚDO

Data: 21/06/2022

DISCENTE:  Gabrielly Talissa Correia

Turma: 2022/1

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA EM ARTES

“Sobre a arte e os artistas”. In: GOMBRICH, Ernest H. A História da arte. Rio de Janeiro: LTC. 2013. p. 21-35.

O autor começa falando sobre as coisas que podem fazer com que a gente não se divirta com a arte e o que impede para que desfrutemos da arte. Isso está muito ligado ao fato de não termos uma educação artística com base nos ensino fundamental e médio.

Primeira questão que impede que desfrutemos da arte, são recordações restritivas, que é quando tem algo que você não gosta e essas recordações não ajudam a desfrutar do que vemos, porque se tem esse sentimento. Em seguida, pensar que a arte precisa ser bonita (por referência) para ser arte e ser contemplada e assim rejeitando aquilo que não é muito agradável. Aquilo que você não compreende, acaba rejeitando é outro ponto que o artista trata, como também se a obra não possui características realistas e ainda costuma-se dizer diante a obra “ isso até eu faço”. “O problema com a beleza é que gostos e padrões do que é belo variam imensamente”.

“Todos nós, quando vemos um quadro, estamos fadados a recordar mil e uma coisas que influenciam o nosso agrado ou desagrado. Na medida em que essas lembranças nos ajudam a fruir do que vemos, não temos por que nos preocupar[...]. Há razões erradas para não se gostar de uma obra de arte.”

Durante o capítulo existem várias comparações de imagens semelhantes que demonstram como as representações vão mudando e como as pessoas tendem a rejeitar essas mudanças também. Outro ponto é que, muitas vezes, não temos em mente para que se criaram as obras em seus momentos, muitas obras não são criadas para estarem em museu, existe uma intencionalidade que é desconhecida gerando o desinteresse.

“O sentimento que a obra expressa é tão poderoso e tão claro que reproduções dela podem ser encontradas em capelas de beira de estrada e em remotas casas de fazendas cujos moradores nada entendem de "Arte".”

O autor desmistifica o artista, falando que a inspiração não é divina citando o exemplo do picasso que trabalhava em seu estúdio 8 horas por dia e que quando se está em museu é de se reparar, nos quadros que foram feitos com tinta óleo algumas sombras presentes, onde provavelmente foram erros cometidos pelos artistas, mostrando todo o trabalho contido por trás de uma obra.  

Está comprovado que o gosto pode ser desenvolvido, comprovando que a leitura das obras de artes, pelos códigos presentes nos trabalhos pode ser desenvolvido.

Palavras chave: Desmistificação da arte; desenvolvimento do gosto; leitura de obras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com