TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sol A Luz Que Nos Guia

Dissertações: Sol A Luz Que Nos Guia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

2.2.1 Formas de resolver o problema retórico

a) Apresentação de credenciais.

Através da apresentação de qualidades que dão crédito as quem possui. Crédito expressa segurança na veracidade de alguma coisa. Envolvem fatores como a identidade, o status, realizações, capacidade, opiniões, sentimentos e objetivos.

Ihering tenta mostrar que deve existir uma luta pela justiça e que as doutrinas precisam do conhecimento dos interessados sobre o conhecimento de seus direitos. Essa tentativa se baseia em realizações e capacidades, mas não do autor. As credenciais são relacionadas ao leitor quando Rudolf expressa a necessidade e o poder que cada um tem de reclamar seu direito.

b) Alegações cativantes

O nosso grupo percebeu partindo de uma análise que a “Alegação Cativante” utilizada na tentativa de se incluir e identificar com os sonhos e interesses dos interlocutores é “somos como vocês”, pois, ele um constante relato durante todo o livro que ele está preso em uma luta em busca da justiça de seus direitos assim como todos encaram em seu dia a dia.

c) Apelos

Os apelos fazem parte do discurso retórico que dizem a respeito das emoções do interlocutor, e a apresentação de provas intelectualmente aceitáveis, revelando-se através de acenar com vantagens , prometer segurança, apelar para o orgulho nacional ou para a vaidade pessoal, e usando estatísticas, testemunhas, testemunhos e exemplos.

Ihering tenta apelar para o bom senso do público usando exemplos do dia a dia como umas das partes que ele diz: “Quando um indivíduo é lesado em seu direito, faz-se irremissivelmente esta consideração nascida da questão que em sua consciência se apresenta, e que pode resolver como bem lhe aprouver: se deve resistir ao adversário ou se deve ceder”. (p.20). Ou “O rico, por exemplo, poderá, em uma dada ocasião, dar para não ferir a paz de sua vida, uma quantia para si insignificante, enquanto o pobre sacrificará a paz, porque será para si a mesma soma de relativa importância.” (p.20).

O autor também apela para a vaidade pessoal como em “Mas, para que evocar tão velhas lembranças para dar uma explicação que a história do presente, ainda que diferente na forma, porém exatamente semelhante no fundo, pode ministrar-nos tão bem como o passado?” (p.21). E também em “Empregar tantos sacrifícios por semelhante causa, não será o caminho da loucura? Certo que seria tal esse juízo, se fosse possível medir com a mesma bitola – o camponês e o povo.” (p.22).

3- Materias da Construção Retórica de Ihering

3.1 Recursos Linguísticos:

a) Vocabulário Jurídico:Como jurista, Ihering usa diversos termos jurídicos em sua obra. No capítulo II são encontradas as seguintes:

Litígio: controvérsia ou discussão formada em juízo, a respeito do direito ou da coisa, que serve de objeto da ação ajuizada.

Lícita: aquilo que é permitido, legal.

Pleito: luta judicial, a questão posta em juízo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com