TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC 36° PANORAMA DE ARTE BRASILEIRA: O JOGO

Por:   •  14/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.407 Palavras (26 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 26

ISABELLA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE CHRISTIANSEN

36° PANORAMA DE ARTE BRASILEIRA: O JOGO

     

     

São Paulo

2019

ISABELLA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE CHRISTIANSEN

               

36° PANORAMA DE ARTE BRASILEIRA: O JOGO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário Belas Artes de São Paulo como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Bacharel em Artes Visuais, sob a orientação da Profª. Drª. Fabiola B. Notari.

São Paulo

2019

AGRADECIMENTOS

Gostaria de agradecer a Faculdade por me providenciar com todas as ferramentas necessárias para chegar até aqui, minha orientadora por me guiar durante esse último percurso, a equipe técnica no auxílio durante a montagem, O Museu de Arte Moderna por disponibilizar as plantas arquitetônicas e o Jorge Kemer por me ajudar no layout dos catálogos.


RESUMO

O presente trabalho investiga a importância do papel do curador de arte contemporânea dentro do cenário de arte atual. O resultado da pesquisa será apresentado em uma instalação composta por mobiliários, caixas e um catálogo de um projeto curatorial elaborado para uma edição do Panorama da Arte Brasileira, exposição periódica do Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde a seleção das obras foi fruto de uma performance. Para tanto, apresenta-se um breve escopo teórico sobre a profissão curadoria utilizando-se de autores como Cauê Alves e Olu Oguibe. Em paralelo, dedilham-se questões sobre a história de formação do MAM-SP, que não se desvencilhou da trajetória do Panorama. Referência da performance foi o texto Homo Ludens de Johan Huizing.

Palavras-chave: Curador; Curadoria; Panorama de Arte Brasileira; Arte Contemporânea; MAM-SP

ABSTRACT

The present work investigates the importance of the role of the contemporary art curator within the current art scene. The result of the research will be presented in the form of an installation, composed of furniture, boxes and a catalog of a curatorial project prepared for an edition of Panorama da Arte Brasileira, a periodical exhibition of the Museum of Modern Art of São Paulo, where the selection of works was the result of performance. For that, a brief theoretical scope is presented of the curator profession using authors such as Cauê Alves and Olu Oguibe. At the same time, questions are being asked about the history of MAM-SP's formation, which has not disentangled itself from Panorama's trajectory. Performance reference was the text Homo Ludens by Johan Huizing.

Keywords:  Curator; Curatorial; Panorama de Arte Brasileira; Contemporary art; MAM-SP

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO……………………………….……………………………..……..5

2        DESENVOLVIMENTO………..…..……………...………..…………...…....6-23

2.1        PANORAMA DE ARTE BRASILEIRA: UMA BREVE HISTÓRIA…………......6-9

2.2        O CURADOR………………………………………………………...….…….9-11

2.3        O CURADOR E O MERCADO…………..………………....……......……..11-12

2.4        O JOGO……………………………..……….…………….…...…………….12-15

2.5        A EXPOSIÇÃO E SUAS OBRAS……………………………….…..………...15-18

2.6        O CATÁLOGO E SEU MODUS OPERANDI…..…………….………..…….18-23

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS………………………………....…....……............24

NOTAS EXPLICATIVAS………………………….……..…….…………….24-25

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS……………….…..…...……...………..26-27

APÊNDICE…………………………………………..……………..…………....28


1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo examinar a função, posição e importância do curador na arte contemporânea e então caracterizar essa pesquisa dentro de um catálogo dividido em três volumes. O catálogo representa um projeto curatorial, desenvolvido a partir da análise feita sobre a investigação, para uma edição do Panorama de Arte Brasileira no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), usando as obras do acervo da mesma instituição.

O Panorama de Arte Brasileira, programa de exposições bienal do MAM-SP, foi o maior alicerce para restabelecer a instituição como espaço de atividades artísticas. Porém, há discussões de que essa mostra periódica foi criada dentro de um jogo mercantil. Onde os curadores elaboram exposições baseadas em regras que eles e a instituição têm que cumprir, como seguir as indicações de um colecionador ou escolher um artista a partir de sua repercussão. Consequentemente, o curador acaba elegendo muitas das vezes as obras para a mostra sem um pensamento crítico ou poético.

Este trabalho interpreta esse curador de uma maneira irônica através de um jogo comum com elementos banais criado para eleger as obras dessa mostra. Esse jogo é uma performance que não só reflete na postura desse curador em particular, mas na essência do curador em si.

        Para expor o catálogo foi arquitetado uma instalação, que é o trabalho final, para enfatizar algumas das críticas que faço do perfil de curador que discuto sobre dentro deste catálogo. Os volumes do catálogo unidos tem como intenção representarem, de um modo resumido e de fácil interpretação, uma exposição e todas suas etapas. Incluindo, a elaboração do tema, seleção das obras, expografia e críticas relacionadas ao tema. No entanto, não tem intuito de ser somente uma interpretação de um projeto curatorial, mas sim de ser uma obra de arte que discute sobre curadoria, mercado de arte e como esses e outros fatores podem influenciar as obras contemporâneas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)   pdf (2.2 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com