TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG - Artes Visuais

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4



TRABALHO EM GRUPO – TG
[pic 1]

Aluna: Larissa Ap. Caldas de Andrade RA: 1762379

Marquês

2017

Análise da obra
                                                                    Madonna[pic 2]

Imagem 1

A pintura nomeada como Madonna del Prado, foi criada pelo Italiano Raphael Sanzio, a obra foi criada em 1504 com a utilização da técnica de óleo sobre tela, suas medidas são de 113 x 88 cm e pode ser encontrada no Museu Kunsthistorisches, em Viena.

Podemos observar claramente, que essa pintura se trata de um tema religioso, onde vemos uma mulher e duas crianças, a mulher se trata da Virgem com roupas simples, mas de grande destaque de cores. A Virgem está acompanhada de Cristo e S. João Batista, ambos nus, apenas S. João está com um manto sobre seu corpo onde entrega uma cruz para Cristo, a Virgem observa a cena com um semblante de adoração e segurança, todos na cena tem auréola sobre suas cabeças símbolo do cristianismo.

Vemos também a profundidade que Rafael quis expor em sua obra, ao fundo vemos um lago e montanhas, a pintura ao todo se trata de cores frias, sem grande destaque, ele quis expor apenas seus elementos principais. Ainda vemos ao lado da Virgem duas flores na cor vermelha que pode significar a pureza das suas crianças representadas na obra.

Morro Vermelho[pic 3]

Imagem 2

Nessa obra do artista Lasar Segall que irei analisar foi nomeada como Morro Vermelho e criada no ano de 1926 com a técnica de óleo sobre tela, suas dimensões são de 115 x 95 cm.

Esse grande artista lituano, fez algumas passagens pelo Brasil, uma dessas vezes em 1923 ele foi destaque da arte moderna em São Paulo, depois de algumas vezes no pais ele começou a ter um grande apresso pelas cores tropicais, foi daí sua inspiração a realizar a obra Morro Vermelho, onde podemos ver uma mãe negra com seu filho nos braços, uma favela ao fundo rodeada de palmeiras, a iluminação também tem destaque na obra.

Vemos também no olhar da mãe certo drama, talvez causada pela sociedade, uma mãe solteira contra o mundo em favor de seu filho, percebemos que ela se mostra maior e sentada em frente a sua comunidade. O Artista quis causar esse impacto de empoderamento e força dessa mulher que está disposta a qualquer coisa pelo seu filho.

As palmeiras que acabam rodeando a favela mostram a beleza e esperança do local, que mesmo estando em um lugar visto como marginalizados pela sociedade traz um ar de grandeza assim como a mãe.

As cores fortes da obra causam impacto e estimulo, o quadro é composto de formas geométricas e simetria, o artista quis chamar a atenção e mostrar a capacidade dessas mulheres. O nome da obra se dá pelo fato da utilização de cores vibrantes no tom avermelhado e a favela local popularmente chamado de Morro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (218.2 Kb)   docx (541.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com