TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG artes visuais

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  1.269 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Grupo – Estudos Disciplinares – A consciência da visibilidade

Questões levantadas sobre o quadro 1  :

  1. Qual o nome da obra e sua data?

Resp:  O nome da pintura e Madonna del Prado, datada nos anos 1505-1506.

  1. Onde se encontra a obra atualmente?

Resp:  No museu Kunslhistorisches

  1. Onde os traços renascentistas se evidenciam na obra?

Resp: Na perfeição da obra e nos corpos nus de duas das figuras

  1. O que essa obra representa?

       Resp: Representa um tema religioso, com a virgem acompanhada por Cristo e S. João Batista.

  1. Qual o destaque das flores pintadas ao lado da virgem?

Resp: São destacadas por serem a única cor forte que não é relativa às representações humanas.

  1. Qual o material usado na confecção da obra?

Resp: Feito em óleo sobre madeira

  1. Rafael usou cores fortes para pintar as roupas da virgem, o azul e o vermelho, o que essas cores representam?

             Resp: De acordo com pesquisas, as cores podem transmitir ideias ou conceitos. Elas tem uma função simbólica no nosso dia-a-dia. Na nossa cultura o vermelho representa perigo, paixão e revolução; o azul sexo masculino.

Comparação:

  As obras apesar de datadas de anos bastante diferentes, Madonna de 1506 e Morro Vermelho de 1923 tem em comum a expressão religiosa, cristã. Morro vermelho de Lasar Segall  é uma obra complexa que traz a figura da mãe com filho assim como em  Madonna del Prado de Rafael, porém se pauta na originalidade trazendo traços africanos para seus personagens, traços até então não usados nas obras da época. Em Madonna o uso de cores fortes destaca a roupa da virgem, as flores num contexto desfigurado da obra em si mas realçando a representação forte das cores, em Morro Vermelho as cores também se expressam dando realismo ao contraste da tradição e a inovação de uma obra que abre caminho para novas visões a partir de um mesmo referencial, no caso a figura materna e seu filho.

  Apesar de obras distintas em tempo, cada pintor trouxe  sua visão da virgem, Madonna trata os personagens de forma diretamente ligada a Igreja e seus ritos, ao mesmo tempo introduz a geometria em seu quadro, outras telas paralelas  como se nota ao fundo o lago em um pequeno contraste com a obra principal mas que de forma discreta deixa claro a ativez do pintor em trazer novos contextos em uma mesma tela, em Morro Vermelho temos uma obra que chama atenção de imediato pela inovação e também seus novos contornos críticos, é possível perceber uma alusão a questão social, uma obra que passa o apelo do comum, da simplicidade e mesmo assim traz a mesma mensagem da Madonna del Prado, com uma leitura diferente mas com características semelhantes.

Relato:

A proposta do trabalho nos deixou tensos quanto  a análise das obras, pois ainda não nos sentíamos preparados para fazer essas identificações, para a maioria de nós foi a primeira vez com contato com esse tema e isso nos assustou um pouco, mas no desenrolar do trabalho com as pesquisas e a proximidade da história de cada obra ficamos mais a vontade para a elaboração do trabalho. Foi importante esse primeiro contato, pois a partir de agora sabemos que a arte em todas as suas nuances se tornará um importante canal de conhecimento para nós e devemos estar prontos para aprender e desenvolver novas atividades relacionadas ao nosso curso. Enfim, foi um início de medos mas  ao fim do trabalho estávamos nos sentindo verdadeiramente inseridos nesse mundo que escolhemos trilhar, mais importante que o medo da  avaliação foi a interação do grupo com as obras. Esse trabalho foi importante para entendermos que é preciso ter um olhar critico e desafiador para absorver e tentar  entender o que cada pintor quis demonstrar em suas obras, também foi revelador a quantidade de possibilidades existente em cada observação, em novo olhar, entendemos que a  arte em si não está só no talento de quem a elabora mas também de forma muito contundente em quem avalia, percebe, absorve e entende cada obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com