TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM GRUPO – TG Texto Cunho Dissertativo - Argumentativo Sobre “Quem É O Ser Humano?”.

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

GEISA GOMES DE SOUSA

ROSÂNGELA APARECIDA TOLEDO PIZA

TRABALHO EM GRUPO – TG
Estudos Disciplinares - VI

SANTANA DE PARNAÍBA

2015

POLO FERNÃO GAIVOTA

GEISA GOMES DE SOUSA

RA 1417796

ROSÂNGELA APARECIDA TOLEDO PIZA

RA 1416631

TRABALHO EM GRUPO – TG
Texto Cunho Dissertativo - Argumentativo Sobre

 “Quem É O Ser Humano?”.

                                                                       Trabalho em Grupo – TG, Estudos Disciplinares VI, do curso Artes visuais como quesito parcial para nota do 2º bimestre de 2015.

             

        

SANTANA DE PARNAÍBA

2015

ATIVIDADE

  • Após a leitura, discutam em grupo sobre a temática apresentada no texto de Mario Sergio Cortella, de maneira que priorize o questionamento de Cortella no último parágrafo “Você sabe com quem está falando?”.

  • Elaborem um texto inédito, de cunho dissertativo-argumentativo, apontando a escola como instituição que promove reflexões sobre “quem é o ser humano?”.

        O que podemos dizer sobre “quem é o ser humano?” existem vários pontos de vista sobre esta questão, tanto filosófico, religioso, científico, psicológico, ou sociológico, o ser humano é um ser com várias definições.

        Podemos dizer que o homem é um animal, uma espécie que difere das outras, mas porque diferente? Porque esta capacidade tão esplêndida que o faz ser este animal racional, um ser capaz de buscar respostas a todas as suas perguntas e necessidades, é capaz de aprender e passar esse conhecimento aos outros e aos seus dependentes, sendo que o animal não tem essa capacidade, ele apenas aprender, mas não pode ensinar, o homem é um ser completamente sociável com outros, ou será que o ser humano não seja um animal e sim uma criação do ser Divino Deus, que nos fez diferente de todas as outras espécies, a perfeição divina a sua imagem e semelhança, com todas as capacidades para conquistar o mundo e seus interesses pessoais ou coletivos.

        A única certeza que temos é que o ser humano é um ser capaz de apreender, aprendemos através da educação e cultura, pois o homem tem uma historia a ser contada e transmitida uns para os outros, e este ser vem evoluindo a cada século que se passa. Sendo a escola responsável a transmitir esse conhecimento. O ser humano do ponto de vista educacional; é um ser dotado de conhecimento, capacidades e habilidades cognitivas. O único ser capaz de ensinar e transmitir o saber através de uma didática pedagógica de aprendizagem, o homem do ponto de vista escolar é um ser produto de aprendizados e essencialmente educados.

        O homem nasce com as capacidades ilimitadas de desenvolver habilidades um ser dotado de inteligência inato, mas que precisa ser desenvolvidas, e este é o papel da escola, pois esta tem por objetivo geral proporcionar gradativamente o alcance deste objetivo podendo desenvolver a criticidade do ser humano.

        A escola esta diretamente ligada a essa questão “quem é o ser humano” um se dotado de capacidade de saber aprender e ensinar, trabalhando este quesito para ensinar o homem a viver plenamente em sociedade, pois a educação é um fenômeno social que da oportunidade de vida justa, ética e igualitária para todos, fazendo com o homem, supere suas diferenças colocando todos em um mesmo patamar. Da a capacidade de o homem desenvolver seus próprios métodos de compreensão e assimilação e conceitos de suas habilidades.  A escola torna o homem capaz de resolver problemas, fundamentar opiniões, explicar e tirar suas próprias conclusões, ela trabalha com métodos de instruir, comunicar, orientar, dirigir, e desenvolver as habilidades inatas de cada ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com