TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EM TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO E LIDERANÇA

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.438 Palavras (14 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

LINDOMAR BERNARDINO RIBEIRO

GESTÃO EM TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO E LIDERANÇA

[pic 3]

Paracatu

2014

LINDOMAR BERNARDINO RIBEIRO

GESTÃO EM TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO E LIDERANÇA

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Treinamento, desenvolvimento e jogos vivenciais; Saúde e segurança do Trabalho; Gerência, motivação e liderança; Seminário IV.

Orientadores: Prof. (os): Bruno S. Moreno; Fábio H. Ribeiro; Henry T. Nonaka; Marilucia Ricieri.

Paracatu

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .................................................................................................................... 4

2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................................... 5

2.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO..................................................................... 5

2.2 PROGRAMA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO.............................................. 7

2.3 LIDERANÇA   ................................................................................................................... 8

3 CONCLUSÃO .................................................................................................................... 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................................ 12


  1. INTRODUÇÃO

        Para a realização deste presente trabalho será feita uma análise bibliográfica sobre os temas propostos: treinamento, desenvolvimento, saúde e segurança do trabalho e liderança

        O trabalho tem como objetivo aplicar os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre e promover a interdisciplinaridade dos conteúdos propostos.

        Em seu desenvolvimento será incluindo todo o conteúdo solicitado com citações de autores renomados no assunto e através de leituras de variados artigos sobre os temas em questão. Apresentando as definições de treinamento, desenvolvimento, saúde e segurança do trabalho e liderança, as características de cada tema, os pontos positivos e negativos.

        Na finalização do trabalho, será destacado como os objetivos foram atingidos e qual a contribuição que esse trabalho proporcionou ao seu crescimento profissional e acadêmico.

        

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Treinamento e Desenvolvimento

A globalização exige das empresas tecnologias e pessoas capacitadas para se adequarem ao mercado de trabalho. Por isso é de grande importância empresas que proporcionam treinamento de seus funcionários, com o objetivo de ter um desenvolvimento favorável a longo prazo. Todavia alguns empresários acham muito oneroso esses treinamentos e não investem ficando para trás no mundo dos negócio, pois é comprovado que o investimento no funcionário traz benefícios às empresas.

A definição de treinamento e desenvolvimento:

Segundo Milkovich e Boudreu (2010) treinamento é um processo que promove a aquisição de habilidades conceitos ou atitudes, melhorando a adequação das características do funcionário às exigências do seu cargo. Em outras palavras, o treinamento é algo pontual, voltado para o presente e para situações que necessitem de um aprimoramento rápido e para isso existem alguns tipos de treinamento dentre os quais podemos citar o treinamento no cargo, e o treinamento em classe, caberá a empresa decidir qual tipo de treinamento se adequa aos seu objetivos.

         Ainda segundo Milkovich e Boudreu (2010), o desenvolvimento é um processo a longo prazo, de aperfeiçoamento das capacidades dos funcionários com o objetivo de torná-los membros valiosos para a organização. Ou seja, o desenvolvimento tem como foco o desempenho futuro das pessoas na organização e para isso as empresas fazem uso de alguns métodos que auxiliam nesse processo como a participação em cursos e seminários, tuturia, coaching, entre outros.

Dessler (2003) aponta as mudanças ocorridas nas práticas de treinamento nas organizações. Segundo ele, essas práticas concentravam-se anteriormente no ensino de habilidades técnicas, mas hoje em dia, treinamento também pode significar educação complementar. Os trabalhadores podem necessitam, por exemplo, de treinamento em formação de equipes, tomada de decisões e capacidade de comunicação.

Para Macian (1987), o treinamento, por ter sentido educacional, deve ser encarado como troca de experiências e como processo de mudanças em direção ao crescimento pessoal, propiciando consequentemente, o desenvolvimento da organização. Segundo Goulart Junior (1999), nos contextos de trabalho, faz-se necessário o estabelecimento de políticas de educação e aprendizagens contínuas, sensibilizando os trabalhadores, e a própria organização para a cultura do aprender a aprender.

Eboli (2002) compreende educação como ações empregadas, voltadas para a formação das pessoas para sua vida e para o mundo, seja nas atitudes sociais, seja na relação organização sociedade e no desenvolvimento de pessoas talentosas e críticas. Programas de educação estão voltados para a formação de atitudes, o querer fazer, pela transmissão de valores que orientem a postura profissional, privilegiando a análise, síntese e avaliação de situações.

O planejamento de um treinamento de funcionários deve seguir um processo: primeiro avaliar a necessidade de ser treinar os funcionário, definir quais os objetivos a serem alcançados, escolher qual tipo de treinamento será empregado e no final avaliar os resultados para saber se foram positivos ou negativos.

O treinamento envolve basicamente quatro etapas: diagnóstico; desenho do programa de treinamento; aplicação ou implementação; e avaliação e acompanhamento.

Segundo Carvalho e Serafim “ Para fazer com que os planos de formação sejam postos em execução com um mínimo de eficiência e rapidez, torna-se indispensável a presença de uma estrutura organizacional dotada de mobilidade, servindo de suporte às responsabilidades, às relações internas e às atividades de todos os membros da unidade de treinamento. Organizar o treinamento é distribuir o trabalho a fim de garantir a realização dos planos de capacitação. (...) A organização do treinamento pode ser entendida como sendo o agrupamento de atividades necessárias para atingir os objetivos da unidade de formação e a designação de cada setor a um responsável que tenha autoridade suficiente para administrá-lo.(...) Resumindo, a organização do treinamento pode ser identificada como sendo a coordenação das várias funções interdependentes da unidade de formação.” (Carvalho e Serafim,1993:179).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (199.6 Kb)   docx (838.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com