TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tai Chi Chuan Pequim

Exames: Tai Chi Chuan Pequim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 6

TAI CHI CHUAN PEQUIM

HISTÓRICO

A partir do momento em que o stress das cidades grandes se tornaram uma barreira para aqueles que buscavam a auto disciplina, os Taoístas optaram por procurar refúgios isolados onde se dedicassem a uma ida eremita. O uso das montanhas parecia apropriado, na medida em que formavam um ambiente tranqüilo e equilibrado. Porém a realidade dessa vida eremita não era completamente adequada às condições ambientais, uma vez que não favoreciam totalmente uma vida dedicada aos verdadeiros fins dessa prática. A atmosfera, apesar de fresca e pura, muitas vezes estava nublada; os ventos eram muito fortes; o transporte de alimentos era prejudicado e tornava difícil a nutrição e ainda existia o perigo de se tornar vítima de algum animal selvagem e contrair certas doenças, que sem o devido tratamento poderiam levar até à morte. Em função disso, os Taoístas desenvolveram técnicas de artes marciais para melhorar a saúde e se proteger do ataque de animais selvagens.

O Tai Chi Chuan, pois, é derivado da prática taoísta, cujo resultado mais importante é o equilíbrio da mente e do corpo.

Na dinastia Tong ( 618 d.C a 907 d.C ) existiam alguns estilos suaves de artes marciais. Os 37 estilos de Hsu Suan Ping eram o principal. No fim da dinastia Sung, um monge de nome Cheung San Fung, ao procurar adaptar uma arte marcial para o uso dos Taoístas, costumava observar os hábitos dos animais de longa vida, como as tartarugas e as garças. Depois de muitos anos de estudos, ele finalmente desenvolveu o Tai Chi Chuan, arte marcial baseada nos conceitos de yin e yang.

Cheung San Fung, presenciou uma luta entre uma garça e uma serpente e notou como os movimentos circulares da serpente sobrepujavam os movimentos duros da garça, desenvolvendo então um sistema de auto defesa baseado nesse princípio. A evolução desta arte seguiu inúmeros caminhos de muitos mestres e muitos estilos. No início suas formas eram mantdas em segredo guardado a sete chaves por certas famílias chinesas. Os segredos do Tai Chi Chuan foram revelados quando Ying Kit Tung fundou algumas escolas em Pequim, durante a primeira metade do século XX.

FILOSOFIA

O Tai Chi Chuan, em seus fundamentos filosóficos, explica tudo que existe no universo, expressando sua unidade, que é chamada pelos Taoístas de Tao.

O Tai Chi Chuan, assim como o Tao, está além dos limites de tempo e espaço e é constituído de duas forças naturalmente diferentes: yin e yang.

De acordo com os princípios do Taoísmo e do Tai Chi, a criaão do universo é baseada na oposição harmônica dessas duas forças. Yin e yang são em conjunto chamados de Lian Yee. Quando as duas reagem, produzindo uma variação, dão origem a quatro fatores chamados de See Jarn, que é o responsável pela criação do universo. See Jarn pode ser classificado em: velho yang, novo yang, velho yin, novo yin. Os velhos yin e yang representam o inorgânico, enquanto os novos yin e yang representam o orgânico. A partir do momento em que os primeiros não são mas, capazes de subsistir, transmutam- se e desenvolvem- se, dando origem aos últimos. As reações de yin e yang também induzem a formação de mais oito entidades que afetam o crescimento das plantas e o nascimento de animais, em suma, o próprio ciclo universal: terra, luz, ar, água,fogo, montanhas, mares e rios.

A partir do momento em que tudo no universo é formado por yin e yang, todas as coisas os possuem. Essas forças existem tanto na forma espiritual quanto material. Na sociedade, yin e yang se fazem presentes também nos Pólos Sul e Norte, no dia e na noite, no positivo e no negativo...

Yin e yang são opostos que se equilibram, que estão em unidade. Numa condição de harmonia, essas forças interagirão e se desenvolverão; mas numa condição de desarmonia, se repelirão, gerando a destruição. Quando a reação atinge seu fim, naturalmente revertem a direção e o ciclo recomeça. Todos os fenômenos seguem este padrão de variação e estão em constante repetição.

Da morna primavera para o quente verão, do frio outono para o gelado inverno, dele novamente para a morna primavera.

Da luz do amanhecer, para a meia luz do entardecer, para a escuridão da noite, e desta novamente para luz do amanhecer.

Yin e yang estão envolvidos em todos os fenômenos, em todas as épocas e em todo o universo.

A partir do momento e que o Tai Chi revela a relação entre a natureza e o homem, nós nos conscientizamos de que nenhum homem pode se excluir dos efeitos dessa variação universal. Caso o homem, em sua busca incessante, procure adaptar o seu habitat de forma sensata, restringindo suas demandas, atividades e ambições, então poderá viver de forma mais harmônica com o universo, em equilíbrio e paz.

BENEFÍCIOS

Aqueles que vivem em grandes cidades, vítimas das pressões e do stress do trabalho normalmente tem uma vida sedentária e não praticam exercícios apropriados. Isso pode levar ao stress mental, depressões nervosas ou ineficiência em seu trabalho diário.

Manter uma vida equilibrada e saudável deve ser um dos objetivos fundamentais da vida moderna, e o exercício físico é reconhecidamente o melhor método para manter o nosso corpo saudável, assim como um estado mental tranqüilo, mas alerta.

Apesar de existirem muitos tipos de exercícios físicos, dentre os quais se pode optar, nem todos se adequam a todas as idades, como é o caso do Tai Chi Chuan. Seus praticantes conseguem manter mente e corpo saudáveis e, conseqüentemente, são capazes de se concentrar melhor em suas tarefas diárias.

A forma do Tai Chi quando executada é similar a uma dança clássica, com movimentos graciosos e ações de alerta, propiciando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com