TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teatro Elisabetano

Trabalho Universitário: Teatro Elisabetano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  929 Visualizações

Página 1 de 6

Teatro Elisabetano

O período que compreende o reinado da rainha Elizabeth I na Inglaterra (1558-1603) é denominado Elisabetano. O teatro elisabetano se refere, portanto, as obras dramáticas que foram escritas e interpretadas por autores ingleses nesse período.

Uma série de transformações em todos os setores da sociedade possibilitou condições favoráveis à prosperidade econômica e ao progresso da burguesia. Neste momento, o teatro elisabetano cresceu e autores como Shakespeare começaram a escrever peças que causavam impacto, pois iam de encontro com o estilo que era usado nas obras inglesas.

“Varias características fizeram do teatro elisabetano, depois do teatro grego e do teatro medieval, um fenômeno distinto do que ocorreu no resto da Europa. Para começar, o autor inglês não tinha a obsessão de buscar temas clássicos greco-latinos, como assunto para suas peças (o que era natural na dramaturgia da época), pois sabia que seu público estava interessado nos assuntos oriundos da história da Inglaterra. Além disso, não havia uma separação entre o teatro sério, de inspiração clássica, e o teatro popular. Grandes autores ingleses trabalhavam com obras que deviam satisfazer gostos diversos. Por isso, havia fusão de comédia e tragédia, juntando, assim, o trágico, o cômico e o novelesco.”

Ricardo Sérgio

São essas as palavras usadas por Ricardo Sérgio para descrever a maneira como as obras dramáticas eram escritas no período elisabetano. Observe que essa ruptura com o estilo usado anteriormente tinha como objetivo a satisfação do público em geral, e eram muitos e de diversas classes sociais as pessoas que compareciam as representações. Os preços não eram tão altos nem tão baixos e a representação acontecia a principio, em locais abertos e improvisados, somente depois de algum tempo as companhias começaram a construir seus próprios prédios, seus teatros.

Nos teatros construídos não havia decoração, isso acabava ajudando na concentração das expressões gestuais, mímicas e verbais dos atores. Não existiam atrizes, os papéis femininos eram interpretados por homens jovens que faziam um timbre feminino. A marcação do cenário era feita com móveis e objetos uma vez que não havia decoração nos palcos. Os atores representavam no meio do público e não de frente para eles o que fazia o público passar de espectador para participante do drama.

Os maiores representantes do teatro elisabetano foram William Shakespeare (o maior autor dramático da literatura universal) e Christopher Marlowe.

William Shakespeare

. Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos são obras de arte e permanecem vivos e atuais, retratados frequentemente no cinema, no teatro, na televisão e na literatura.

O escritor nasceu numa cidade pequena, Stratford-on-Avon, onde começou seus estudos. No ano de 1588 foi morar em Londres e, em 1592, já fazia sucesso como ator e dramaturgo. Embora seus sonetos sejam até hoje considerados os mais lindos de todos os tempos, foi na dramaturgia que ganhou destaque.

Em 1594 ingressou na Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, mesmo ano em que escreveu sua primeira peça, a "Comédia dos Erros". Desde então, escreveu mais de 38 peças.

Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são constantes nas obras deste escritor.

No ano de 1610, retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613. Em 23 de abril de 1616 faleceu o maior dramaturgo de todos os tempos, de causa ainda não identificada pelos historiadores.

Nas comédias escritas por Shakespeare há forte influência da ‘Commedia dell'Arte’. Ainda assim, podem-se identificar em sua produção vários tipos de comédias, desde as mais leves e farsescas, como ‘A Megera Domada’, às líricas, como ‘Sonho de Uma Noite de Verão’, até as mais sombrias, como ‘Medida por Medida’.

Destacamos ente suas obras: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII, Cimbelino, Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Antônio e Cleópatra, Os dois fidalgos de Verona, Coriolano, Timon de Atenas, Otelo e Hamlet, Medida por medida, Conto do Inverno.

COMÉDIA DELL’ARTE

Surgida entre os séculos XV e XVI, na Itália, país que ainda mantinha viva a cultura do teatro popular da Antiguidade Clássica, a “Commedia dell’arte” vem se opor à “Comédia Erudita”, se afirmando até o século XVII. Também foi chamada de “Commedia All’improviso” e “Commedia a Soggetto”. Suas apresentações eram feitas pelas ruas e praças públicas, ao chegarem a uma cidade pediam permissão para se apresentar, em suas carroças ou praticáveis, pois eram raras as possibilidades de conseguir um espaço cênico adequado.

As companhias de commedia dell’arte eram itinerantes e possuíam uma estrutura de esquema familiar, excepcionalmente contratando um profissional. Ela se fundamenta nos seguintes parâmetros: A ação cênica ocorria no improviso dos atores, que passavam a ser os autores dos diálogos apresentados, seguiam apenas um roteiro, que se denominava “canovacci”, possuindo total liberdade de criação; os personagens eram fixos, e muitos atores desta estética de teatro viviam seus papéis até a morte.

“ As Personagens eram identificadas pelo figurino, máscaras, e até por objetos cênicos, como o porrete. Eis os principais:

Arlecchino (Arlequim) – facilmente reconhecido pela roupa branca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com