TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendências Liberal E A Progressista

Ensaios: Tendências Liberal E A Progressista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/8/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 2

Tendências Liberal e a Progressista\

Etapa 1

TENDÊNCIA LIBERAL-É uma tendência tradicional, valoriza o conhecimento erudito, os professores tomavam estes conhecimentos como verdadeiros e a função principal era transmitir estes conhecimentos, onde cabiam aos estudantes receber e aprender estes conhecimentos. O Professor era o centro do processo ensino-aprendizagem, onde o ENSINAR era o que se enfatizava.

TENDÊNCIA PROGRESSISTA-É uma tendência NOVA, não mecânica, onde o aluno é o centro do processo ensino-aprendizagem, o aprender é o mais importante, a voz é dada ao estudante, os alunos opinam o conteúdo a serem discutidos ou transmitidos, os estudos e trabalhos em grupos são valorizados, onde selecionam os conteúdos mais importantes a serem aprendidos, enfim, esta Tendência nova, se opunha a uma pedagogia tradicional ou liberal, DONA DO SABER, pois o saber é questionado, reconstruído e construído com os estudantes.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Propostas muito liberais tendem a descambar para a licenciosidade se não bem conduzida. Tudo que for liberal demais vira bagunça. Enquanto que a progressista muitas vezes leva para caminhos um tanto que ditatoriais, isto porque, nem sempre a proposta [é entendida como uma forma de progredir sem ferir os direitos do próximo, levando para um radicalismo sem resultados práticos. O melhor mesmo é juntar a escola liberal com a progressista, ambas na medida certas e, assim, teremos ótimos resultados.

Boa noite Colegas!

Etapa 2

A vertente pedagógica que predomina desde 1960, é a TECNICISTA, onde o professor deixou de ser o autor e produtor do conhecimento, para ser um mero reprodutor dos conhecimentos que outros formularam e produziram (Livro Didático). O Livro Didático passa a ser a peca central, onde qualquer profissional apoiando-se em um bom livro didático poderá dar aulas de qualquer assunto, tornando o trabalho do professor sem significado e tornando os conteúdos para os estudantes mais sem significados ainda. Esta escola denominada ESCOLA PARA TODOS é dirigida para a formação técnica, ficando em segundo plano a formação humana, sendo a formação para o mercado o foco das escolas tecnicistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com