TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria design moderno

Projeto de pesquisa: Teoria design moderno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho

De

Filosofia

Vianópolis, 25 de julho de 2013.

Aluno: Nelson Ney

Serie: 3 º C

As teorias

modernas de concepção

do Estado:

Hobbes, Locke e Rousseau.

As ideias que regem a concepção de Estado são visíveis em três autores clássicos da política moderna. São eles, Thomas Hobbes, John Locke e Jean Jacque Rousseau, que dedicaram seus estudos à política, nos deixando importantes conceitos e reflexões sobre esse campo de nossas sociedades.

Thomas Hobbes

Para Hobbes, a concepção de Estado se liga à ideia de que os homens não vivem em cooperação natural, como fazem os outros animais. O homem usufrui de liberdade incondicional para preservar sua própria vida, sendo assim, pode fazer qualquer coisa que lhe convém para alcançar seus objetivos. No entanto, os homens sentem medo, pois, há um momento em que não suportam mais o estado natural, a partir deste momento reúnem-se para realizar um contrato social, o qual é capaz de manter a paz entre eles.

Surgem então as sociedades organizadas, as quais devem render-se a uma autoridade absoluta que promoverá a paz entre os homens. O Estado deve ser soberano perante os homens, visto que eles são maus por natureza, dominados por paixões, desejos, egoísmo, ou seja, o homem é lobo de si mesmo, para que o Estado de natureza, composto por barbárie, não seja retomado.

Hobbes é o criador da consagrada frase “o homem é lobo do próprio homem”, a fim de analisar o homem como ser essencialmente egoísta e inseguro. Desconhecedor do conceito de justiça, o homem é movido por suas paixões, recorrendo raramente à sua razão natural.

O termo usado por Hobbes é o “acordo” – em detrimento a outros autores que preferem se apropriar da terminologia “pacto” ou “contrato” –, que entre os animais é natural, enquanto os homens o fazem de maneira artificial. Segundo o autor, os indivíduos somente aderem a uma estrutura social quando vêem ameaçada a preservação de suas vidas.

John Locke

Já John Locke nos traz a ideia de propriedade, que atua como principal motivação para o homem por representar o fruto de seu trabalho. Para ele, este direito é encarado como pertencente ao estado de natureza do homem. De acordo com essa premissa, o Estado deveria ser reconhecedor e protetor da propriedade adquirida pelo homem no exercício de seus direitos. Locke acreditava que, na lei de natureza, todos possuem o poder de executar a lei, ou, a “doutrina da virtude natural”. O estado de natureza é diferente do estado de guerra.

É defensor da burguesia. O contrato é firmado de forma que o direito natural da propriedade privada seja garantido e mantido, de forma que isso garanta a liberdade, vida e bens dos homens. O estado civil é importante porque possibilita aos homens viver sob as leis da razão. No contrato social o homem não abdica de suas propriedades, no entanto, renuncia seu direito de defesa e de fazer justiça com as próprias mãos. Cabe ao Estado realizar tais ações. No entanto, os homens podem quebrar o pacto caso suas propriedades sejam ameaçadas.

Jean Jacque Rousseau

Jean

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com