TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PÓLO: MACAÉ - RJ
6ª SÉRIE DO CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: Arte, Criatividade e Recreação.

Janaina Miriely S. de Barros dos Santos / RA 409001
Joyce Mussi Manhães / RA 412694

    Marinês Augusto Machado Klein /RA 7981714713        
Norma de Andrade Gomes Sampaio/ RA 411895

A Arte da Criatividade e Recreação

Tutor a Distância: Prof. Maria Clotilde Bastos

MACAÉ - RJ

2015


Sumário

Introdução.........................................................................................................03

Relato sobre as aulas de Artes..........................................................................04

Arte na Educação Contemporânea...................................................................06

Os três pilares para o desenvolvimento expressivo e criativo da criança........08

Plano de Aula..................................................................................................10

A importância da apreciação artística no desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade....................................................................................................11

Referencias Bibliográficas. ............................................................................12


Introdução

Esse trabalho mostra a importância da Arte, Criatividade e recreação no processo infantil, onde o aluno se torna capaz de construir seu próprio conhecimento, através da interação com o professor e os colegas em sala de aula. Faz-nos refletir sobre questões da vida real, integrando as diversas áreas do conhecimento, com a devida intervenção e mediação do professor no momento adequado para o alcance dos objetivos propostos. Possibilitando através da arte, várias áreas de conhecimento e compreendendo a importância do viver a infância com criatividade.

         Não importa o mundo em que vivam, as crianças agem com o coração em busca de seus sonhos e fantasias e precisam ter e viver a infância para serem adultos melhores e felizes, por isso é muito importante o momento da recreação. É preciso que as crianças usem a arte para fantasiar, criar seus sonhos e terem esperança em um mundo melhor, para que cresçam com visam critica tentando mudar e concertar aquilo que acreditam e não desacreditados como muitos de nós.


Relato sobre lembranças das aulas de Artes.

        Aprendi a ler e escrever em cartilhas Caminho Suave. Havia uma regra na escola de respeito e tínhamos que levantar e saudar quando um professor ou diretor entrava na sala de aula.

        Recordo-me das aulas de artes, era muito boa, eu aprendi vários trabalhos artísticos como caixas, vasos, porta joias com palitos de sorvete e também a bordar telas de papelão e a fazer crochê. As pinturas com lápis de cor, em papel sempre foram minhas preferidas.

        Quando mandavam criar um desenho era sempre uma casinha com arvores com cerca de madeira. Tínhamos até caderno de caligrafia, para letra ficar bem redondinha e bonita.         Fazer mapas e copia-los de Atlas sempre foi fantástico e sempre mostrava para amigas da sala de aula. Artes sempre foi muito importante na minha vida, para me aproximar das amigas e professora com nossos desenhos.

[pic 2]

        A arte é importante na vida da criança, pois colabora para o desenvolvimento de sua criatividade, tornando-se um indivíduo mais sensível, vendo o mundo com outros olhos. É necessário trabalhar a criatividade da criança através da arte nas escolas, porém vemos que existe a desvalorização da matéria, sendo usada apenas como recurso para enfeitar as salas em datas comemorativas. Além disso, ainda temos os professores que intervém no processo de construção do aluno, impondo suas técnicas, impedindo que ele desenvolva seu próprio estilo.

        É necessário que a criança faça seus rabiscos livremente, por mais que o adulto não veja significado algum, para as crianças tem sim e representa algo. Aos poucos, devido as interferências do meio e aos processos que a criança vai assimilando seus desenhos vão se modificando. Cabe aos pais e professores incentivarem a criança, evitando comentários negativos. Pois quando a criança é reprimida pode sentir medo de se arriscar novamente e bloquear seu modo de se expressar.

        Os desenhos das crianças, assim como todas as suas formas de expressões podem ser consideradas um reflexo da sua criatividade, pois é registros dos seus sentimentos, o que proporciona ao professor um modo de compreender melhor seus alunos.

        É através das aulas de arte que o professor irá estimular seu aluno a investigar, inventar e expressar sua criatividade.

Arte na Educação Contemporânea

        O ensino da arte contemporânea deve considerar a visão da arte em uma perspectiva cultural, a valorização da bagagem do educando, o respeito e o interesse por diferentes culturas, a proposta de desenvolver a capacidade de leitura critica e atenta de obras de arte e do mundo no qual esta inserida a ampliação do conceito de criatividade.

        O educando tem um papel fundamental dentro concepção contemporânea de arte- educação. Cabe a ele que consiga despertar a vontade de apreender, interpretar, aperfeiçoar e traduzir saberes em situações didáticas. Para que se tenha êxito é necessário planejar, introduzir e coordenar, tudo isso sendo guiado por um conjunto de valores.

        Na visão contemporânea, ao se analisar uma obra de arte, deve-se considerar as qualidades estéticas e também o conhecimento do seu contexto. Uma obra de arte contemporânea é mais um objeto simbólico do que estético, sendo na interpretação depende em parte do que pode ser visto em si e em parte do contexto cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (264.6 Kb)   docx (523.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com