TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Artes Cênicas e Visuais

Por:   •  4/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Produção Cultural IV: Artes Cênicas e Visuais – Manoel Friques

Guilherme Duarte

Resenha 1

        Nesse primeiro trabalho, realizei a análise de três espetáculos assistidos durante as atividades acadêmicas. Tendo em um primeiro momento o foco individual em cada um, e em um segundo momento realizo comparações entre eles. Destacando semelhanças e diferenças. As peças são: Medeia Negra, As Mariposas e Macbeth 2020 Tragicômico. Por se tratar do período de limitações, devido a pandemia, todo o processo foi conduzido em plataformas online, como o Zoom.

        O espetáculo Medeia Negra faz alusão a tragédia original, de Eurípides, porém com uma abordagem contemporânea. É um monólogo, apresentado pela baiana Márcia Limma.  A contextualização com dias atuais se dá pelo fato de o mito ser representado por uma mulher negra, que expõe problemas sociais como padronização do corpo, opressão racial, machismo, marginalização entre outros. Um ponto bem interessante e relevante a ser destacado, é que toda a mensagem não é passada de forma cronológica, seguindo uma ordem clara e linear pré-definida.  Mas é transmitida de em uma espécie de combinação contínua de diversas “vozes” que ajudaram a construir o espetáculo.  Em alguns momentos da peça, a voz Márcia, se torna quase que um grito, de algo que esteve a muito tempo preso e agora estoura em uma performance muito energética, denunciando todos os males que recaíram em cima do corpo negro por séculos.

        Ao falar do corpo negro, é relevante destacar que em diversos momentos no espetáculo ele é, propositalmente, exposto, embriagado, em estado de profundo sofrimento e desorientado. Há uma clara a alusão que esse seria o resultado de anos de exclusão e violência. Mas ao mesmo tempo, como uma antítese, ele possui uma forte voz, e talentosa. Fazendo uma alusão as lutas por direitos e mudança de realidade que é histórica. Bem como, para chamar atenção que não há possibilidade de retroagir aos espaços anteriores, não cabe mais.

        Quanto a música, ela é fundamental em todo momento do espetáculo.  A ideia da peça é impactar, chamar atenção. Logo foi necessário que a música ajudasse a criar esse sentimento nos espectadores. Se utilizando de uma cadência de pontos altos e baixos. EM momentos que Limma “explode com a voz”, a música acompanha, aprimorando a forma que podemos sentir a mensagem. Ao falar do sentimento, vale falar da relação com a plateia. Durante o espetáculo, houve muita empatia entre a entre a atriz e as mulheres que assistiam. A todo momento, pequenos encontros de olho no olho, sugerindo uma colaboração entre elas. O público, a todo momento se mantinha completamente atento em cada detalhe, estava de certa forma focado na peça e absorto em pensamentos. Ligando o que via a experiencias vividas ou vistas.

        Todo o espetáculo se passou em um ambiente de fundo preto, com poucas luzes. Em alguns momentos a iluminação era focada na atriz. E como mencionado, com um fundo musical constante. Alguns objetos foram utilizados, como um pano vermelho.

        No espetáculo As Mariposas, o trabalho são realizado pela Cia de Teatro Satyros, envolvendo 13 atores e atrizes. Representa um mundo diatópico, onde o planeta é tomado por máquinas, tecnologias e há um distanciamento geral entre as pessoas. Os sentimentos passam a ser rechaçados, de forma que até mesmo a reprodução das pessoas é de forma artificial. Não existe mais fauna ou flora e os recursos naturais são escassos. Além disso, o governo desse novo mundo está nas mãos de um ditador.

        Alguns pontos são muito importantes de se destacar na peça. A maquiagem utilizada pelos atores é muito forte. A montagem do material é uma mistura de teatro com recursos de gravação. EM algumas cenas é possível observar a utilização de efeitos visuais. A música por sua vez tem um papel fundamental, fornecendo um ar um tanto Psicodélico. A peça é exposta muitas vezes em um conjunto de telas, onde em cada uma delas está um ator. Ou seja, eles contracenam mesmo não estando no mesmo ambiente. As personagens possuem perfis diversos. Tanto no temperamento, alguns tímidos e inseguras, até outros que demonstram força. Alguns demonstram bondade e um especificamente, muita maldade.

        O espetáculo toca em temas bastante sensíveis e pertinentes da atualidade. Apresenta uma personagem drag queen, que em alguns momentos exerce diferentes identidades, como Rodolfo ou Islândia. Bem como a existência do casal Bela e Amiel, que lutam por liberdade de expressão e contra o regime ditatorial. Ao mesmo tempo, em um dos pontos altos, ambos debatem problemas familiares que envolvem tomada de decisão. O embate está em obedecer ao sistema e realizar uma reprodução assistida ou usar a forma tradicional e colocar no mundo uma criança que provavelmente terá problemas devido a realidade vivida pela humanidade, mas manterá sua individualidade e contribuirá com sua individualidade. Falando de temas sensíveis não é possível deixar de mencionar a relação de Amador e Penitência. Onde é exposto uma grande carga de machismo e violência contra a mulher (Penitência). Há diversos sentimentos envolvidos nessa relação, como a inferiorização da figura da mulher, o descarte e troca por outra mais jovem e “apta” a satisfazer o homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com