TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Matrix

Casos: Trabalho Matrix. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  4.006 Palavras (17 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 17

O significado dos nomes em Matrix

Um detalhe interessante no filme “Matrix” é a respeito dos personagens. Através de pesquisas foi notável perceber que eles não foram escolhidos aleatoriamente.Existe um significado em cada um deles, filosófico, religioso, mitológico.

E não se pode falar a respeito dos nomes dos personagens sem falar sobre esses fatores, pois muitos provém deles.

Neo – Um dos mais fáceis de se notar, seria o nome do hacker Neo, interpretado por Keanu Reeves. Neo vem do Grego e significa novo, renovado, O que nos da uma analogia direta ao filme. Lembramos o fato de que ele precisa “acordar” para verdadeira realidade, ou seja “nascer de novo”

Morfeu – Também vem do grego. Agora falando de Mitologia. Morfeu era o nome do deus no sonho, filho do sono e da noite. Em tal história ele possuía asas e era capaz de voar em absoluto silêncio. Poderia esvoaçar em um ser humano, ou pousar levemente sobre ele, o tocando com uma pupila vermelha. Tinha também o poder de fazer o individuo adormecer e sonhar, além de também poder aparecer em seu sonho tomando forma humana. A analogia ao filme também é bem clara. Logo na primeira cena, onde Morfeu faz seu primeiro contato com Neo, que se encontra dormindo em cima da mesa do seu computador e desperta com o ruído da mensagem de Morfeu nele. Pode-se também fazer mais uma comparação. No, primeiro encontro dos dois, Morfeu oferece à Neo uma pílula azul, onde ele voltaria para a casa e esqueceria todo o ocorrido. Ou a pílula vermelha, onde ele acordaria para a verdadeira realidade ( como a pupila da mitologia).

Trinity – Trinity em português quer dizer trindade, e dá a idéia de ( pai, filho, espírito santo), ou seja, a santíssima trindade. Mas possui um significado mais profundo do que a essência da própria palavra. Indo direto as comparações no filme. No primeiro encontro entre Trinity e Neo, no dialogo dos dois ele diz: “você é a Trinity, Jesus... é que eu achei que fosse um homem”. Ela responde: “a maioria dos homens pensa assim”. E realmente há uma lógica no raciocínio de Neo, já que a trindade é essencialmente masculina. No caso de Matrix poderíamos dizer: ( mãe, filha e espírito santo)

Thomas Anderson – Esse é o nome original de Neo, seu nome de batismo. Usando dessa vez o Gnotisismo para explicar a essência do nome. Thomas Anderson. Ander (homem) e son que significa filho. Ou seja, filho do homem. E Thomas ou Tomás é o autor do evangélio do Gnosticismo.

Cypher – Quem viu o filme também percebe a analogia que é feita a respeito do personagem Cypher, interpretado por ( Joé Pantoliano) Cujos suas atitudes no filme espelham-se diretamente com Judas na história de Jesus Cristo. O ato de traição, de mesmo sabendo da verdade sobre a matrix preferir a ignorância. Como seu dialogo com o agente smith onde ele diz “ a ignorância é uma dádiva”. Também significa decodificador, o que também tem sua ligação com o personagem, ou seja, alguém que não pode ser decodificado.

Oráculo – O oráculo assim como Neo e Morfeu também vem do grego. Uma pessoa especial que recebe um dom especial, o dom de decifrar mensagens misteriosas enviadas por um deus, e enviá-la a quem a questionou, para que o indivíduo decifre a mensagem. Essa pessoa especial costumava ser uma mulher e era chamada de Sibila.

Nabucodonosor – Essa é uma analogia bem interessante pois Nabucodonosor como sabemos é a nave onde vive Morfeu e sua tripulação. E foi também o nome do rei da Babilônia. Como muitos antigos, Nabucodonosor acreditava que os deuses expunham suas vontades aos homens através dos sonhos. Segundo a bíblia ( Daniel cap 02) Deus decidiu revelar a verdade para Nabucodonosor através de uma profecia, a respeito da história da babilônia e de toda a humanidade. Mas ao acordar não se lembrou do sonho e convocou os mais sábios do seu reino para fazê-lo lembrar e interpretá-lo. Seus sonho foi interpretado por um jovem chamado Daniel, pois Deus lhe mostrou o mesmo sonho e Daniel foi capaz até de dizer o que Nabucodonosor estava pensando à noite. Também percebemos a analogia ao filme se tratando de tal sonho, onde deus lhe “mostraria o futuro”. Com podemos perceber Neo também tem seus sonhos e pensamentos, mas onde apenas ele é capaz de decifrar e entender. Além disso, Nabucodonosor destruiu o povo de Jerusalém com objetivo de recolocá- los no caminho de Deus.

Zion- Em Matrix, Zion se localiza no centro da terra, em seu núcleo. Zion em português é Siaõ e Sião foi a terra prometida aos judeus, um lugar onde podemos ser o que somos. A idéia da terra prometida é associada à Zion porquê em “The Matrix” acreditamos que Zion é um foco de resistências as máquinas, onde se localizam os últimos serem humanos “ os heróis da resistência”. Lembrando que os Judeus ainda aguardam o Messias, assim como o povo de Zion aguarda o escolhido. Também é interessante saber que Zion é uma referencia ao código binário pela qual as máquinas operam.

Apoc- Apoc é a abreviação de apocalipse, que significa “ revelar ou descobrir" segundo a bíblia. O apocalipse é um terrível conflito de gerações gigantescas, onde existe um vilão e um herói, onde Jesus Cristo é o personagem principal e cada parte do apocalipse aponta para o retorno dele, o grande conflito entre o bem e o mal. Podemos fazer a simples analogia na batalha entre Neo e o Agente Smith. E também o fato do “ acordar ou o não acordar para a Matrix”

Matrix - O dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001) define esta palavra de origem latina (matrix) como útero, local onde algo é criado, fonte, origem. No longa-metragem a definição apresentada por Morpheus, o líder da resistência humana, é a seguinte: “A Matrix está em todo o lugar [...]. É o mundo que foi colocado diante dos seus olhos para que você não visse a verdade [...] que você é um escravo. [...] O que é a Matrix? Controle”. A junção destas duas explicações possibilita a caracterização da Matrix como a representação do sistema sócio-político-econômico-cultural de regras que regem a vida das pessoas, ou seja, o conjunto de metanarrativas e dispositivos de autoridade e vigilância utilizados para moldá-las e torná-las obedientes sem objeções ou questionamentos.

Matrix e filosofia

( Sócrates)

Talvez muitos que viram o filme “ The Matrix” não tenham entendido o seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com