TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de tintas e pintura

Relatório de pesquisa: Trabalho de tintas e pintura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  4.956 Palavras (20 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E ARQUITETURA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I EC

PROFESSOR: ALMIR PIMENTEL

TRABALHO DE TINTAS E PINTURA

ALUNO: Victor Diego Oliveira Araujo

Teresina, Julho de 2011

01 – TINTAS

1.1 –CONCEITO:

Tinta é a dispersão de um ou mais pigmentos em um veículo (resina) que quando aplicada em uma camada adequada forma um filme opaco e aderente no substrato. Revestimento usado para proteger, colorir e embelezar vários tipos de superfícies, inclusive pisos e paredes, contra a ação do sol, chuva, maresia e outros agentes.

1.2 –COMPOSIÇÃO:

As tintas são compostas por uma suspensão homogênea de resina (polímero) chamada de veículo não volátil e pigmento. Solvente, veículo volátil, geralmente é necessário e outras substâncias chamadas de aditivos podem ou não serem utilizadas na formulação das tintas, como: plastificantes, secantes, anti-mofo, anti-espumante, que na maioria das vezes são necessários.

Veículos – Sob denominação de veículo encontramos agrupados: resinas, emulsões e óleo secativos. Os veículos formam a película protetora na qual se converte a tinta depois de seca, sendo os responsáveis pelo tempo de secagem, aderência, retenção de cor e brilho, resistência as intempéries, etc.

Pigmentos – Os pigmentos são partículas sólidas, totalmente insolúveis no veiculo no qual permanecem em suspensão. Existem dois tipos de pigmentos: os ativos ou opacos ou simplesmente pigmentos, e os inertes ou cargas.

• Ativos - Conferem cor, tingimento e poder de cobertura. Podem ser orgânicos ou inorgânicos de origem natural, sintética ou metálica.

• Inertes - Promovem outras propriedades, tais como maior consistência, melhor lixabilidade, dureza, etc. São compostos inorgânicos de origem natural ou sintética.

Solventes – os solventes são líquidos orgânicos voláteis, cujas principais funções são: facilitar a formulação, conferir viscosidade adequada para aplicação da tinta e contribuir para o seu nivelamento e secagem.

Aditivos – os aditivos compreendem uma variada gama de substâncias que atuam como importantes auxiliares, facilitando a formação da tinta e melhorando as propriedades gerais. Dentre eles podemos destacar os anti-espumantes, anti-peles, secantes, anti-sedimentantes e plastificantes.

1.3 – FABRICAÇÃO:

A fabricação refere-se a uma série de etapas seqüenciadas onde a formulação adequada terá de ser rigidamente observada e obedecida.

1. Controle de qualidade da matéria-prima;

2. Pesagem das matérias primas com a formulação;

3. Pré-mistura - junção dos pigmentos, aditivos e resinas em dispersores de alta rotação;

4. Moagem - a pasta obtida na pré-mistura passa pelo equipamento - moinho - para ser dispersa, uniformemente, em películas finamente divididas. Existem vários tipos de moinho, o uso de cada um é específico pela característica do produto em fabricação;

5. Complementação - o produto obtido na moagem, ainda com alto grau de concentração, é levado para tanques providos de agitadores onde se completa a formulação, através da adição de solventes, resinas e demais matérias-primas decorrentes da formulação;

6. Tingimento - é a etapa onde se acerta a cor da tinta para o padrão estabelecido;

7. Controle de Qualidade - nesta etapa os produtos são submetidos a rigorosas análises para observação a cerca de: viscosidade, brilho, cobertura, cor e secagem. Após aprovação, é liberado para enlatamento;

8. Enlatamento - os produtos são colocados nas várias embalagens e enviados à expedição.

1.4 –TIPOS DE TINTAS:

Devido à forma de processamento e a reação de fixação das tintas, podemos classificá-las por evaporação do solvente, aquelas que secam por oxidação, por polimerização na temperatura ambiente e a quente. Também podem ser classificadas pelo brilho da superfície pintada, as tintas podem ser foscas, semi-foscas ou brilhantes.

Tintas Foscas:

Rendimento médio: 35 a 40m2

Solvente: 25 %

Não voláteis: 25 %

Pigmentos: 50 % Tintas Semi-foscas:

Rendimento médio: 35 a 65m2

Solvente: 10 a 25 %

Não voláteis: 25 a 65 %

Pigmentos: 25 a 50 % Tintas Brilhantes:

Rendimento médio: 55 a 65 m2

Solvente: 10 %

Não voláteis: 65 %

Pigmentos: 25 %

As tintas brilhantes têm sobre os pigmentos e fillers uma camada de verniz, que tendo uma elevada capacidade de refletir a luz (refringência), conferindo brilho a estas. Nas tintas Foscas a parte não volátil do veículo serve apenas para aglutinar os pigmentos e fillers.

02 – PINTURA

A pintura e um serviço de obra tão importante como qualquer outro, e è um grave erro não lhe dar uma atenção condizente, ela deve ser projetada e executada segundo técnica adequada, não devendo ficar ao critério de pessoa não conhecedora, deve-se cuidar para que todos os materiais e toda mão-de-obra sejam da melhor qualidade.

2.1 – OBJETIVO DA PINTURA:

A pintura tem, normalmente, duas finalidades: Proteger e Embelezar. Assim sendo, seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com