TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho - processing

Por:   •  9/5/2015  •  Artigo  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

Software Arte

        É um termo que faz referência a criação de softwares que auxiliam na criação de trabalhos artísticos. Estes são utilizados mais na criação de jogos, porém podem ser utilizados para criar telas interativas ou até mesmo páginas da Web. De uma maneira geral o software arte consiste em montar um espetáculo e também a não se criar um objeto, mas fornecer um serviço.

        O Software Arte teve uma atenção maior no final dos anos 90, pois o computador e a Internet se tornavam cada vez mais famosos e utilizados, permitindo que os usuários pudessem criar trabalhos e divulgá-los e trocar informações sobre os novos softwares que surgiam na época.

        Nos anos 2000, esta passou a ser considerada um gênero artístico e a ser analisado pelas escolas de arte, chegando a ser categorizado por escolas de arte, chegando a ter exposições somente destes trabalhos. As exposições de maior destaque no Brasil são a FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), um dos festivais de arte que possui relação com novas mídias no Brasil, este ocorre anualmente desde 2000, neste o público pode interagir com os trabalhos, discutir sobre novas tecnologias para criação de projetos e premiações. Outro seria o FAD (Festival de Arte Digital), que se iniciou como um projeto sobre a exploração de novas tecnologias no campo da arte e da comunicação. Internacionalmente existem outras como a Transmediale, que é um festival de artes e mídias digitais, cuja finalidade é discutir como utilizar como a arte, a tecnologia e a cultura podem se relacionar; outro festival de arte é a Prix Ars Electronica (Premio de Artes Eletrônicas), no qual elege os melhores em diversas categorias como arte interativa, eletrônica, e culturas digitais.

Criação de Software

        A criação de novos softwares se dá basicamente em facilitar a vida do usuário, de modo que este consiga realizar determinadas funções que eram difíceis de serem feitas com outros programas ou que estes não conseguiam empenhar funções.

Neste caso o desenvolvedor deve pensar que o programa deve ser de fácil uso para atingir um público maior do que somente aqueles que tem um conhecimento maior do que o usuário mais experiente.

 A interface do programa também deve ser levado em conta, pois muitas ferramentas e menus podem na tela pode intimidar o usuário novato.


Exemplos de Softwares para criação de Arte

        

        Processing – o Processing á uma linguagem de programação utilizado para a criação de objetos visuais, com determinados comandos é possível criar e manipular desenhos, figuras, imagens, etc.

[pic 1]

        https://processing.org/reference/environment/images/ide.gif        

Adobe Photoshop – Desenvolvido pela Adobe Systems em 1990, é um dos mais famosos softwares de manipulação e criação de imagens, pois contém diversas ferramentas que auxiliam o usuário a realizar determinada tarefa. (No início a edição de imagens era feita a partir de imagens fotografadas, pois eram pouquíssimas empresas que possuíam recursos para a digitalização de imagens).

[pic 2]

http://1.bp.blogspot.com/-9hw9gwSnRSA/UmK1j_18a4I/AAAAAAAAE3I/BJAk_y9OxJU/s1600/3.png

        Adobe Illustrator – Desenvolvido pela Adobe Systems em 1995 para sistemas Mac OS e posteriormente para Windows, é um software que se difere do Photoshop pois a produção de imagens se dá a partir do uso de vetores.

[pic 3]

http://aub.ac.uk/wp-content/uploads/Shortcourses-Illustrator-Example-of-Work-1024x640.jpg

        

CorelDraw -  É um software criada pela empresa Core em 1989, com ele é possível fazer imagens a partir de vetores, diferentemente do Illustrator este é mais utilizado por empresas na criação de capas de revistas, livros, cds, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (511.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com