TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar

Trabalho Escolar: Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 3

4.2. Ética, humanização e relações interpessoais

Hoje em dia, na sociedade em que vivemos, é cada vez mais imprescindível ao profissional a versatilidade no ambiente de trabalho, que saiba fazer de tudo um pouco em sua área, além disso, ele também tem que dominar um ou mais idiomas. Esses pontos podem ser eliminatórios em uma entrevista de emprego ou concurso. Mas as empresas profissionais e verdadeiramente preocupadas com o seu crescimento, apesar de terem como critério para contratações esses pontos já citados, não perdem a visão em no seu valor ético e moral.

A ética, a humanização e relacionamento interpessoal também devem ser metas a serem alcançados tanto pelo profissional interessado na vaga oferecida, quanto ao empregador, já que as empresas tem dado mais destaque a esses detalhes que fazem toda diferença no desenvolvimento da empresa. Em contraponto, também existem muitas empresas, que desenfreadas com o desenvolvimento de novas tecnologias e com interesse em estar em primeiro lugar na indústria cultural, esquecem de que estão lhe dando com seres humanos.

Ter respeito pelo trabalhador, que também é responsável pelo lucro da empresa, enquanto pessoa, lhe concedendo dignidade e reconhecimento de seu trabalho, é humanização. Pensar assim, traz resultados bastante positivos.

“Possuir uma gestão organizacional que garanta a participação em ideias e sugestões de todos os colaboradores e clientes, visando atacar as causas e não permitindo efeito algum. Procurar criar um modelo de administração, independente do mercado, a fim de garantir uma economia paralela interna que objetive crescimento e fortalecimento do elo entre os seus colaboradores e os compromissos com os objetivos da empresa, resultando no atendimento da necessidade do cliente.” (ROMÃO, 2002)

A capacidade de implantar a humanidade em sua empresa resulta também na relação interpessoal, que nada mais é do que saber trabalhar em grupo, ouvir o outro levando em consideração o que se é proposto, por mais que se diferencie do ponto de vista individual. COSTA (2002, p.21) concorda com isso e afirma que “os elementos formais (estrutura administrativa) e informais (relacionamento humano, que emerge das experiências do dia-a-dia) integram-se para produzir o padrão real de relacionamento humano na organização: como o trabalho é verdadeiramente executado e quais as regras comportamentais implícitas que governam os contatos entre as pessoas – esta é a estrutura de contatos e comunicações humanas a partir da qual os problemas de política de pessoal e de tomada de decisões podem ser compreendidos e tratados pelos administradores.”

E quando a preocupação com a satisfação e felicidade coletiva do grupo, independente de cargo ou nível dentro da empresa, se faz presente a ética passa a existir no ambiente profissional. A empresa que não adota o conceito de ética em suas relações tanto dentro da empresa com seus empregados, quanto com os seus clientes, está praticamente assinando o atestado de óbito.

“A empresa que busca somente os resultados ou as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com