TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Técnica orientada no centro de Arte Contemporânea Inhotim

Artigo: Visita Técnica orientada no centro de Arte Contemporânea Inhotim. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  Artigo  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

Designer Gráfico

UNI - BH

Nome: Wesley Keller

Turma :308

Turno: Noite

Visita Técnica orientada no centro de Arte Contemporânea Inhotim. Faz parte do projeto pedagógico da UniBh e do projeto do curso de Design Gráfico. A atividade consiste em aulas laboratoriais externas a salas de aulas. Dentro do projeto sala de aula ampliada atendendo as exigências do Mac.

Ao chegar em Inhotim você parece passar por um rito de passagem para uma entrada em um exposição. Ate as primeiras exposições passamos por um longo percurso simpático e arborizado, onde vamos acostumando pouco a pouco nossos olhos a uma nova realidade.

Chegando a exposição de Cildo Meireles "Desvio para o vermelho" temos a sensação de estar em um lugar reprimido, oprimente, digno de lembranças dos tempos de Ditadura, onde o vermelho significava libertação,fúria e renovação. O quarto parece estar gritando por socorro.

A instalação é formada por 3 ambientes, primeira parte é chamada de impregnação.

Já a segunda parte se chama "entorno" no qual deparamos com um frasco caído no chão cujo o líquido derramado parece ser bem maior do que seu recipiente, essa parte podemos fazer analogia a varias mortes que aconteceram na ditadura por motivos bem pequenos.

Ao irmos a Terceira parte chamada de "desvio", temos a sensação de medo, vamos andando a passos vagarosos, vendo no fundo desse quarto uma pia torta na parede onde sua torneira jorra uma água vermelha com se fosse sangue, como se nesse quarto estivesse acontecido lutas, lembrando os quartos da ditadura onde as pessoas eram presas e as vezes espancadas até a morte.

Passamos por mais uma Obra de Cildo Meireles chamada de "Através" essa obra é bem curiosa pois nelas podemos ver varias barreiras, mas todas essas barreiras nos permite ver do outro lado ou seja "Através" , essas barreiras formam um labirinto até chegarmos ao centro da obra, no percurso desse labirinto o chão e formado por pequenos cacos de vidro, o que nos passa meio que uma insegurança, começamos a andar em curtos passos, como alguém que tem medo do que vem depois.

Nossa próxima obra visitada foi ao pavilhão de Adriana Varejão, fiquei encantado com a arquitetura do local, logo na entrada temos um espelho d'água que em dias ensolarados conseguimos ver o céu, que remete ao barroco entre o céu e o inferno.

Na entrada a também uma mosaico de azulejos, com ilustrações de plantas alucinógenas, que também serve de banco para podermos admiramos a paisagem.

No primeiro piso do pavilhão vimos uma parede de azulejos onde matéria de construção se associa a carne, a obra chega a ser tão realista que da pra sentir o cheiro de carne.

Mais a frente temos a obra chamada de "O colecionador" essa obra é uma pintura na parede em perspectiva e ela parece dar continuidade no pavimento.

No segundo andar temos a obra "Celacanto Provoca Maremoto" é formada por pinturas de azulejos, mais uma característica Barroca, o lugar chegar a ser refrescante,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com