TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISITA AO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CRIANÇA FELIZ

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 5

VISITA AO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL – CRIANÇA FELIZ

Em observação a interação dos alunos com a instituição, constatou-se que eles são muito receptivos e tranqüilos a freqüentar a mesma.

As crianças chegam com os pais ou responsáveis ao centro, entre 6:30 e 6:45, horário de entrada no recinto, uns animados outros ainda com sono, bem higienizados com exigência da instituição e com roupas de acordo com o clima do dia. As meninas geralmente encontram-se com os cabelos presos e os meninos com os cabelos bem cortados.

As 8:20 é servido o Café da Manha para o Maternal II e Jardim, as crianças saem em pares (mãos dadas) das salas e voltam também de mãos dadas e durante esse período conversam entre si, riem, fazem brincadeiras umas com as outras, tendo boa relação interpessoal. Durante a observação, a atenção maior foi para a turma do Maternal II.

As 10:30 é o horário do almoço do Maternal II, as crianças se alimentam e depois vão para a higienização, onde escovam os dentes e lavam as mãos. A próxima etapa é a hora do sono que vai do 12:00 as 14:00h, depois é servido o café da tarde, com o mesmo processo observado no café da manhã e almoço, durante esses intervalos as educadoras trabalham atividades pedagógicas com as crianças que se mostram sempre interessadas em realiza-las, as 16:20h é servido o jantar, as crianças mais uma vez saem da sala juntas, algumas saem correndo, mas as educadoras tentam conter a agitação, todos conversam bastante o tempo todo, e se mostram sempre alegres com muitas risadas.

Ao voltar para sala voltam a realizar atividades pedagógicas, e brincadeiras, também tem a hora da leitura, onde as educadoras lêem contos infantis para eles. As 17:00 h as crianças começam a se arrumar para ir embora e ficam brincando dentro da sala outros preferem a sala de vídeo até a hora de seus pais ou responsáveis chegar para buscá-las. Essa hora é a de maior agitação, pois, não vêem a hora de ir para casa e reencontrar seus pais, elas também se mostraram curiosas e questionadoras.

Os alunos estão sempre agitados, conversam bastante, tendo uma boa comunicação com o educador e com os amiguinhos, as meninas são vaidosas e os meninos gostam mais de brincar. Eles gostam dos momentos que passam no Centro, mas desde cedo são muito exigentes e cobram bastante das educadoras, além disso, fazem muitas perguntas, e ao ouvir os contos infantis também tem muitas curiosidades.

A Educação Infantil nos dias de hoje de acordo com Junior apud Baladeli; Rodrigues (2010, p.13):

Pode-se falar em educação infantil em um sentido amplo, envolvendo toda e qualquer forma de educação da criança na família, na comunidade, na sociedade e na cultura em que viva. Mas há outro, significado, mais preciso e limitado, consagrado na Constituição de 1988, que se refere a modalidade específica de instituições educacionais para a criança pequena, de 0 a 6 anos.

No passado as crianças iam para a creche para ter um lugar para ficar enquanto os pais trabalhavam, hoje a criança vai para a instituição para ser cuidada mas também para ser educada, elas recebem alfabetização desde os seus primeiros anos, assim, como passam a ler o mundo em todo o seu contexto desde cedo, em casa com a interferência da família e na Escola ou no Centro de Educação Infantil com o educador e os amigos.

Segundo Veiga-Neto apud Baladeli; Rodrigues (2010, p.15):

Todos os homens nascem em um mundo já tomado pela linguagem, e esta, por sua vez, é constitutiva de seus pensamentos e do contato que tem com esse mundo. A linguagem exprime o querer daquele que fala. Ao nascer, o ser humano é inserido em um local onde os discursos já estão circulando (por meio da língua e do ato da falta), e dessa forma torna-se sujeito proveniente desses discursos.

Quando chega ao Centro de Educação Infantil, esse discurso aumenta e passa a estabelecer novas relações com o educador, o conteúdo aprendido e as outras crianças.

A criança traz o inicio de sua construção social de casa e vai se moldando com as novas relações que está desenvolvendo, algumas vezes, traz informações muito avançada a sua infância e idade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com