TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISITA CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTENCIA SOCIAL-CREAS

Por:   •  4/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  1.673 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE INTERATIVA PAULISTA UNIP

3° PERÍODO DE SERVIÇO SOCIAL

MARIA VERÔNICA MARQUES DE FIGUEIRÊDO

RELATÓRIO VISITA INSTITUCIONAL

CARUARU-PE 2015

MARIA VERÔNICA MARQUES  DE FIQUEIRÊDO

VISITA CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTENCIA SOCIAL-CREAS

Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Observação Orientada, no Curso de Serviço Social na Universidade Interativa Paulista de Caruaru-PE.

Professora: Anabel Brandão

CARUARU-PE 2015

SUMÁRIO

1 IDENTIFICAÇÃO........................................................................................04

2 INTRODUÇÃO ...............................................................................................05

3 DESENVOLVIMENTO..................................................................................06

3.1 CARACTERIZAÇÕES DO SERVIÇO......................................................07

3.2 DESCRIÇÕES DAS ATIVIDADES............................................................08

4 RECURSOS RECEBIDOS PELA ENTIDADE...........................................09

       5 SITUAÇÃO SOCIOECONOMICO DOS USUÁRIOS................................10

6 PERÍODO DE FUNCIONAMENTO.............................................................11

7 RECURSOS HUMANOS DA INSTITUIÇÃO..............................................12

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................13

1- IDENTIFICAÇÃO

Nome: Maria Verônica Marques de Figueirêdo

Curso: Serviço Social

Período:

Turma: 103

N° da matricula: CR1420092

Professor: Anabel Brandão

Nome/Endereço da Instituição: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS Municipal) / Rua. Felipe Camarão n° 61. Bairro: Nossa Senhora das Dores- Caruaru/PE

Telefone/E-mail: (81) 3721-5081/ creascaruaru@hotmail.com

Nome do Representante Legal: Gisele Dias do Nascimento

Data da Visita: 10 de novembro de 2015

Hora da Visita: 13:00 Horas

2- INTRODUÇÃO

O presente relatório descreve a atividade desenvolvida na visita institucional, na instituição CREAS MUNICÍPAL (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) localizado em Caruaru-PE, durante uma hora, na data 10 de novembro de 2015. A visita foi realizada por uma equipe de oito estudantes do curso de Serviço Social da UNIP- Universidade Paulista, com a finalidade de obter informação do funcionamento do equipamento e atuação do Assistente Social para elaboração desse relatório.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social localiza-se na Rua Felipe Camarão, 61, no bairro Nossa Senhora das Dores, no centro da cidade de Caruaru-Pe. A história do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) está ligado a um programa criado no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) chamado de Proteção Especial, e esse programa está destinado a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal  e social ,por caso de abandono, maus tratos físicos e/ou psicológicos, abuso sexual, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, entre outras situações de violação dos direitos. Na proteção social especial há dois níveis de complexidade, media e alta.

O CREAS MUNICÍPAL em caruaru foi inaugurado no dia 08 de junho 2010, e tem como objetivo principal é o resgate da família, desenvolvendo sua capacidade de proteção aos seus membros. O centro especializado de assistência social deve pelo menos conter, profissionais, tais como, psicólogo, assistente social, pedagogo e educador social. O público alvo do CREAS são crianças, adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, idosos, mulheres e qualquer pessoa que tenha tido seu direito violado como citado no parágrafo a cima. Essas demandas chegam através das denuncias ou encaminhamentos da justiça, Ministério Público ou da sociedade. Os serviços ofertados  devem ser desdobrados de modo a ser planejado junto com a rede de serviços da assistência social, órgão de defesa de direitos e das demais políticas públicas. O planejamento no território é primordial para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para reconstrução de vida mais digna.

3.1- Trabalho da equipe de profissionais da instituição:

 Em relação à composição dos funcionários elas nos informaram que a equipe é formada por quatro Assistentes Sociais, duas Psicólogas, uma Diretora (Coordenação) e que são divididos duas equipes, sendo uma de abordagem  composta por sete profissionais e que fazem o trabalho de rua e outra é a de projeto que é composta por quatro componentes.  Acrescentaram também uma recepcionista, duas funcionárias de serviços gerais, dois motoristas e um porteiro. Informaram também que não sabem como vão ser recebidas na visita que não existe regra geral, pois dependerá da demanda observada,  investigada e que isso vem ao conhecer e constatar o histórico de cada ‘família’ e se houver o reconhecimento devido a situação em que aquele(a) usuário(a) esteja sendo submetido(a), segue o acompanhamento. A forma para abordar a família deve ser bastante cautelosa, e ao se deparar com situação de falta de higiene, nunca demonstrar enojamento e sugerir que a higienização seja feita e nunca impor como fazer. Então, em uma visita pode ver se a denúncia recebida tem fundamento ou não. A profissional de serviço social relatou um caso de uma adolescente onde a mãe só passou o endereço do trabalho da mesma, sendo intimada a ir até o CREAS para esclarecer as informações da denuncia recebida.

3.2- Estrutura física:

Em relação ao espaço físico, no imóvel foi constatado placa externa indicativa da instituição, ambiente de espera antes da recepção. Na recepção consta uma placa de aço indicando o ano em que a instituição foi inaugurada no município. Nas escadas existem fotos representativas do público alvo. Dispõem de uma copa, duas salas para atendimentos nomeadas de sala de atendimento onde é efetuado os atendimentos e a sala em atendimento que contém brinquedos onde ficam as crianças vítimas de algum tipo de abuso enquanto de forma sutil tenta-se tirar informações do tipo de abuso sofrido e do autor do mesmo, sala de reunião bem organizada, ampla e ventilada. A sala da equipe técnica também funciona como sala das assistentes sociais, que é pequena, com pouca ventilação e muitos móveis próximos uns dos outros. Existem três banheiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com