TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analises Investimento

Por:   •  9/4/2013  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  1.167 Visualizações

Página 1 de 6

Decisão de investimento, o que usar: TIR, payback ou VPL?

Quando se pensa em fazer um investimento, desejamos compará-lo com outras alternativas para se ter certeza da melhor opção. Pode-se saber, por exemplo, quem traz mais retorno: se uma padaria, um restaurante ou um posto de gasolina.

Quando decidimos fazer um investimento, na maior parte das vezes desejamos compará-lo com outras alternativas para se ter certeza de escolher a melhor opção. Pequenas empresas, por exemplo, poderão decidir entre abrir uma franquia ou manter o dinheiro aplicado em um fundo de investimento ou, ainda, entre comprar um balcão refrigerado de uma marca mais cara ou de outra mais barata.

Na comparação entre alternativas de investimento, existem alguns métodos que podem ser utilizados. Analisaremos os três principais neste artigo: TIR (Taxa Interna de Retorno), payback (tempo de retorno) e VPL (Valor Presente Líquido).

Fluxo de Caixa

Antes de analisarmos os métodos de avaliação de investimentos, é importante definirmos o conceito de fluxo de caixa.

Segundo Angelo, Silveira e Fávero em seu livro “Finanças no Varejo – Gestão Operacional”, “o fluxo de caixa é um conjunto de entradas (+) e saídas (–) de dinheiro do caixa, ao longo do tempo”.

A representação gráfica do fluxo de caixa é feita da seguinte forma:

Tanto as receitas quanto as despesas serão chamadas de “PMT”, “n” será a quantidade de períodos de tempo (meses, anos, dias etc.) e “i” será a taxa de juros. É importante notar que o Valor Presente (VP) e o investimento inicial são negativos e o Valor Final (VF) é positivo. Esta convenção é fundamental para que os cálculos sejam feitos de forma correta em calculadoras e no Excel.

VP (Valor Presente) e VPL (Valor Presente Líquido)

O método do VP consiste em trazer a valor presente todos os valores do fluxo de caixa durante o período de tempo analisado e considerando-se uma determinada taxa de juros (i). Desta forma, é possível comparar diversas alternativas de investimento.

Como exemplo, vamos imaginar que uma padaria queira comparar o retorno que ela terá com a compra de um forno de alta temperatura. Digamos que existam duas opções no mercado:

A Marca A faz 1.200 pães por mês, com um período de vida útil do forno de 50 meses. Por outro lado, a Marca B faz 1.800 pães por mês, mas com um período de vida útil menor, de 30 meses. Qual é o melhor investimento, considerando-se uma taxa de juros de 1% e o preço do pão a R$ 1,00?

Importante: antes de fazer os cálculos, certifique qual o modo que está sendo utilizado. Existem dois: modo início (BEGIN) e modo fim (END). A diferença é que no primeiro, considera-se que a primeira entrada ou saída é feita no ato (à vista) e não no primeiro período.

Para resolver este problema, deve-se utilizar uma calculadora financeira ou um software de planilha eletrônica, como o Excel. Basta colocar as variáveis PMT, n e i para se obter o valor presente (VP):

Variável Marca A Marca B

PMT 1.200 1.800

n 50 30

i 1% 1%

VP -47.035,34 -46.453,87

Observação: note que o resultado de VP é negativo, como explicamos anteriormente.

Como pode se observar na tabela acima, o VP da Marca A é maior do que o da Marca B, apesar de sua receita mensal ser R$ 600,00 menor. Portanto, a melhor opção de investimento seria a Marca A.

Vamos analisar agora outro exemplo. Digamos que este mesmo investidor decidisse comparar diversas opções de franquia (no quadro abaixo), mas com aporte inicial e faturamento diferentes, qual seria a melhor opção?

Franquia Investimento Inicial Faturamento Anual

Restaurante 200.000 133.000

Loja de Roupas 100.000 68.000

Posto de Gasolina 500.000 325.000

Neste caso, vamos calcular o VPL, que é dado pela fórmula:

VPL = VP – investimento inicial

Qual será o VPL de cada franquia considerando-se uma taxa anual de 14% e um período de tempo de cinco anos?

Variável Restaurante Loja de Roupas Posto de Gasolina

PMT 133.000 68.000 325.000

i 14,0% 14,0% 14,0%

n 5 5 5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com