TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASOS CONCRETOS DE FUNDAMENTO DAS CIENCIAS SOCIAIS

Artigos Científicos: CASOS CONCRETOS DE FUNDAMENTO DAS CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  7.331 Palavras (30 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 30

CASO CONCRETO 1

Questão discursiva:

Leia o parágrafo abaixo e responda as questões apresentadas.

A sociedade coloca a metade das crianças em saias, mas as adverte que não podem se mover de certas maneiras para não revelar o que está em baixo, enquanto que a outra metade usa jeans e macacões e são encorajados a subir em árvores e a jogar bola ou a outras atividades externas; se mais tarde durante a adolescência a metade que usa calças é exortada para comer como um rapaz crescido, enquanto que a metade das saias é avisada para se preocupar com o seu peso e não se tornar gorda. Se a metade dos de jeans caminha de tênis ou botas, enquanto que a outra metade está de salto alto, então estes dois grupos de pessoas serão biologicamente e também socialmente diferentes. Seus músculos serão diferentes, como os seus reflexos, postura, braços, pernas, pés, coordenação entre olho e mãos, percepção espacial, entre outros. Eles também serão biologicamente diferentes se, como adultos, eles gastarem oito horas por dia sentados em frente de um mostrador visual ou trabalhar na construção ou em uma mina.

Fonte: Hubbard, R. Algumas ideias sobre a masculinidade das ciências naturais. Mccanney Gergen, M. O pensamento feminista e a estrutura do conhecimento. Rio de Janeiro, Ed. Rosa dos Tempos, 1993. (p.94)

1-Interprete o texto acima destacando a importância da sociedade para a formação do indivíduo.

RESPOSTA: A SOCIEDADE TEM GRANDE INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DITANDO REGRAS E COMPORTAMENTOS.

2- Qual seria a perspectiva das Ciências Sociais para explicar as diferenças comportamentais e físicas entre os sexos?

RESPOSTA:

Questão de múltipla escolha: As várias perspectivas das Ciências Sociais destacam aspectos diferentes da realidade social. É inteiramente correto dizer, de acordo com a visão de E. Durkheim que a sociedade é um fato objetivo que nos coage e até nos cria?. No entanto, também é correto dizer que:

A) A sociedade é apenas definida pelas tradições, visto que o indivíduo é subordinado inteiramente ao social.

B) A sociedade nos define, mas é por sua vez definida por nós.

C) A sociedade vive por conta própria e não depende do reconhecimento do indivíduo.

D) O homem por ser social, não depende de uma individualidade para viver, visto que o ser coletivo anula totalmente o ser indivíduo.

E) A sociedade não apresenta grande função na existência humana, visto que o homem é muito mais um projeto biológico, do que social.

CASO CONCRETO 2

1 Quais seriam os diferentes tratamentos das Ciências Sociais e das Ciências Naturais em relação à questão da seca do sertão nordestino?

RESPOSTA: PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS,

2 - Elabore um quadro comparativo que mostre a diferença entre Ciências Sociais e Ciências Naturais no que tange aos seus objetos.

RESPOSTA:

Questão de múltipla escolha:

Leia as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta:

I - O amor romântico é uma parte natural da experiência e é, portanto encontrado em todas as sociedades em estreita relação com o casamento.

II - O tempo de vida da pessoa depende somente do seu aspecto biológico e não pode ser fortemente influenciado por diferenças sociais.

III - Em tempos antigos a família era uma unidade estável, mas hoje em dia existe um grande aumento na proporção de lares desfeitos.

IV - Em qualquer lugar do mundo a maioria das pessoas dá mais valor às riquezas materiais e tentarão prosperar se tiver oportunidade.

A) Apenas a I é verdadeira

B) Apenas a III é verdadeira

C)As alternativas I e III são verdadeiras

D) Apenas a alternativa IV é falsa

E) Todas as alternativas são falsas.

CASO CONCRETO 3

Leia o trecho abaixo e responda as questões propostas.

O Dia de Finados no México é festejado de uma maneira muito interessante e peculiar. Apesar de cada um possuir suas características bastante distintas, católicos, espiritualistas, indígenas e outros grupos se unem com o mesmo objetivo: participar da festa na qual se crê que os mortos vêm a terra para celebrar, comer, beber e cantar com seus amigos e familiares, os quais os contemplam com oferendas de alimentos e bebidas, comumente consumidos pelos mortos enquanto vivos. A festa acontece normalmente no cemitério e as caveiras ocupam uma parte importante. É possível vê-las adornando lojas, ruas, estabelecimentos públicos e privados. Umas são delicadas, outras brincalhonas; umas andam de bicicleta e outras ainda são o retrato do típico mexicano: os longos bigodes, e a famosa tequila nos braços. Mas o que intriga e impressiona, é que todas têm em comum o mesmo semblante engraçado e feliz, a essência da morte é vista por eles como uma brincadeira.? (Texto adaptado do site: http://www.pime.org.br/mundoemissao/culturaculfinados.htm)

1 - Compare a experiência Mexicana do Dia de Finados com os nossos costumes.

RESPOSTA: NO MÉXICO, AS PESSOAS FAZEM FESTA, É UM DIA ALEGRE E FELIZ. ENQUANTO NO BRASIL, NORMALMENTE, AS PESSOAS FICAM TRISTES E INCONSOLADAS.

2- A partir da nossa cultura, como se expressaria uma postura etnocêntrica com relação ao dia de finados no México?

RESPOSTA: OS BRASILEIROS ACHARIAM UMA FALTA DE RESPEITO COM OS MORTOS.

3- Interprete o significado do Dia de finados no Brasil e no México e relativize a postura etnocêntrica apresentada na questão 2.

APESAR DE TODAS AS DIFERENÇAS, A FINALIDADE É A MESMA: LEMBRAR DOS FAMILIARES E AMIGOS E PRESTAR UMA HOMENAGEM.

Questão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com