TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FELIPE ALMEIDAA

Por:   •  13/11/2013  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 5

Aula-tema 07: Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma

Qualidade e estratégia são dois assuntos que despertam o interesse dos gestores, porque podem auxiliar as empresas a estabelecerem formas de aumentar a competitividade em mercados tão competitivos. Esses dois temas são amplamente discutidos nas empresas há pelo menos duas décadas.

Com a globalização, as fronteiras no mundo dos negócios não existem mais; então, estar bem posicionado no mercado pode representar um diferencial que define a sobrevivência das empresas. Assim, os níveis de qualidade podem indicar onde as empresas precisam concentrar seus esforços para manter a melhoria contínua.

Nesse sentido, a aula-tema 7 apresenta duas ferramentas de gestão capazes de auxiliar o processo: o Balanced Scorecard (BSC) e o Seis Sigma. Esta aula-tema baseia-se nos Capítulos XII e XIII do livro-texto Tecnologias e ferramentas de gestão[1] (p. 205-233).

O BSC é uma ferramenta de gestão importante para auxiliar a tomada de decisão dos gestores preocupados em conduzir os negócios com vantagens competitivas. O BSC está diretamente ligado à implementação da estratégia organizacional, então deve considerar as declarações de missão, princípios, valores e objetivos organizacionais definidos pelas empresas.

Partindo da ideia de que os indicadores contábeis e financeiros são incapazes de orientar os negócios de modo sistêmico, o Instituto Norton desenvolveu, em 1990, um estudo para identificar quais outros indicadores poderiam representar as contribuições dos ativos intangíveis nas estratégias organizacionais. Surgiu, então, o conceito de BSC, definido como uma ferramenta de gestão que traduz a missão e as estratégias organizacionais na forma de um conjunto de medidas de desempenho, formando, assim, uma estrutura de mensuração estratégica e um sistema de gestão eficiente com indicadores financeiros e não financeiros.

Para as empresas colocarem em prática o BSC, são necessários quatro passos. Veja, na Web Aula 1, quais são esses passos e os indicadores que devem ser formulados com base em diferentes perspectivas: financeiras, do cliente, dos processos internos e dos processos relacionados à aprendizagem e ao crescimento como fatores motivacionais para os funcionários.

A outra ferramenta de gestão que trataremos nesta aula-tema é conhecida como Seis Sigma. Ela também é uma iniciativa capaz de auxiliar no processo de melhoria contínua dos níveis de qualidade. Entendida como uma ferramenta estratégica de gerenciamento de processos e produtos, possibilita combinar melhoria de qualidade e otimização de resultados financeiros. Conheça, na Web Aula 2, um pouco da história desta ferramenta de gestão e como ela revolucionou a gestão de qualidade da Motorola.

A ferramenta de gestão Seis Sigma pode ser definida como uma estratégia gerencial de mudanças com enfoque na avaliação quantitativa de um processo em relação à qualidade, por meio da variação do resultado perceptível pelo consumidor. Assim como o BSC, a ferramenta Seis Sigma também serve ao processo de tomada de decisão organizacional.

O propósito maior é chegar a 3,4 defeitos por 1 milhão de oportunidades, que é representado pelo 6?. Numa escala de 1 a 6, quanto mais próximo de 6, melhor é o desempenho do processo.

São dois os métodos utilizados pelo Seis Sigma. O DMAMC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar), também conhecido como DMAIC, para melhoria de um processo já existente, e o DMEDI (Design, Medir, Explorar, Desenvolver e Implementar), para criação de um novo processo.

A estatística é um instrumento básico para a ferramenta Seis Sigma. Os métodos estatísticos são os mesmos utilizados por programas de qualidade, mas em Seis Sigma são aplicados de modo sistemático e ordenado para cada passo. Por fim, Seis Sigma pode proporcionar o sucesso sustentado, definir metas de desempenho comuns, identificar valor para os clientes, acelerar a melhoria, promover aprendizagem e executar mudanças estratégicas.

Nas Web Aulas desta aula-tema, aprenda mais sobre o contexto em que surgiram BSC e Seis Sigma, assim como sobre os principais conceitos e processos envolvidos nessas ferramentas. Durante os trabalhos da atividade de autodesenvolvimento, você terá oportunidade de resgatar seus conhecimentos sobre Ferramentas de Gestão que apoiam o processo de tomada de decisão, assim como formar a base teórica necessária para compreender e aplicar o conceito de Balanced Scorecard (BSC).

Conceitos Fundamentais

Balanced Scorecard (BSC)

É uma ferramenta de gestão que traduz a missão e as estratégias organizacionais na forma de um conjunto de medidas de desempenho, formando, assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com