TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Sobre Serviço Social

Por:   •  13/10/2012  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 2

APRESENTAÇÃO

A revolução industrial pode ser considerada o apogeu do serviço social. As mudanças provocadas por esta revolução deu não só dá uma nova cara ao mundo, como também fez aflora problemas de caráter social, problemas estes ate então camuflados pelo sistema feudal.

O surgimento de uma forma de organização social ocasionado devido ao processo de industrialização, que deixa de ser feudal e passa a ser capitalista ou seja as classes mas baixas deixam exploradas pelos nos compôs e passam a trabalhar nas cidades, sendo empregados pelos industrias têxtil, provocou uma grande mudanças nos patamares da sociedade burguesa da época

O processo de industrialização incentivou a migração dos camponeses para as grandes cidades onde ficavam localizadas as fabricas. As cidades passam a superlotar, e sem estrutura física e econômica começam a padecer com a pobreza. E agora com o sistema capitalista, as diferenças social começam a se mostra de maneira cruel, poucos passam a ter muito e a grande maioria da população passam a padecer com a pobreza faz com que haja uma mudança na forma de trabalho que deixa de ser rural e passa a ser urbana. A face e estrutura européia se modificaram, e, a economia que antes era basicamente rural passa a ser em sua maior porcentagem urbana.

Em meio a essa mudança de sistema, os problemas sociais se multiplicaram de maneira avassaladora. Antes problemas que eram decorrentes de perdas de colheitas e catástrofes naturais, passam a ser de infra-estrutura urbana, desemprego, más condições de trabalho, condições de habitação que se agravam com o surgimento de novos problemas, tais como contaminações causadas da água e do ar e acúmulo sem igual de detritos humanos e industriais. Alem de todos os problemas supracitados a exploração do tanto do trabalho infantil como do homem, passa a ser de caráter estratégico para os donos das fabricas, pois alem da jornada de trabalho de ser exorbitante, mulheres e crianças eram empregados com salários menores e com carga horária de trabalho absurdas, e conseqüentemente a produção e o lucro aumentavam. Esse processo de urbanização fez com que vários problemas de níveis sociais se acumulasse ao mesmo tempo: prostituição, alcoolismo, violência doenças etc... E, a igreja que realizava um papel assistencialista mas em menores proporções, exerce um papel fundamento para o surgimento do serviço social.

O estabelecimento do capitalismo como economia vigente, faz com o governo comece a pensar nas questões sociais, objetivando conter as revoltas dentre as classes trabalhadoras, garantindo a elas alguns direitos e serviços sociais, aparentemente dando ao povo o direito a cidadania, mas na verdade era só mas tentativa de camuflar os problemas causados pela desigualdade social.

Seguindo esta lógica o serviço social foi criado para supri

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com