TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VI UNIP

Por:   •  7/6/2014  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  2.111 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 SUMÁRIO EXECUTIVO .......................................................................................... 4

2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA ................................................................................... 5

3 PRODUTOS E SERVIÇOS ..................................................................................... 7

4 ANÁLISE DA ESTRATÉGIA .................................................................................... 8

5 PLANO DE MARKETING......................................................................................... 9

5.1 Produto ................................................................................................................. 9

5.2 Preço ................................................................................................................... 9

5.3 Praça ................................................................................................................. 10

5.4 Promoção ........................................................................................................... 10

6 PLANO DE RECURSOS HUMANOS .................................................................... 11

7 ANÁLISE DE MERCADO ..................................................................................... 12

8 PLANO FINANCEIRO ........................................................................................... 14

9 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 16

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 17

ANEXOS ................................................................................................................... 18

Anexo 1 – Contrato Social, páginas 1, 2 e 3

Anexo 2 – Alteração Contratual, páginas 1 e 2

Anexo 3 – Folder

Anexo 4 – Cartão de Visita

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

No presente trabalho serão abordadas as disciplinas Plano de Negócios, Sistema de Importação e Exportação e Ética e Legislação Trabalhista e Empresarial. Para elaboração do Plano de Negócios, foram coletadas informações concretas com instituição conhecida e respeitada nacionalmente, o SEBRAE, que auxilia os futuros empresários a iniciarem e gerirem suas empresas de forma planejada.

O principal objetivo deste plano de negócios é traçar a viabilidade do projeto, bem como seus riscos e fatores de sucesso diante do mercado que pretendemos atuar. Ao longo do desenvolvimento deste projeto, percebem-se algumas dificuldades, assim como qual melhor caminho a ser seguido e decisão a ser tomada. O propósito principal na projeção do plano é a ampliação da empresa Ortholar, atualmente uma pequena loja de produtos médico hospitalares da cidade de Muriaé – MG, tornando-a uma distribuidora regional em seu ramo de atuação.

A empresa já possui capital próprio disponível para iniciar suas atividades, considerando um período de 6 meses para ampliação de seus serviços, contados a partir da contratação de alguns profissionais específicos e softwares de telemarketing e e-commerce.

Neste período, os demais funcionários se empenharão na conquista de novos parceiros e fornecedores, fidelização de seus atuais clientes e no marketing de divulgação dessa ampliação, além de executarem um inventário preciso para adequação e reposições de estoque.

Todo investimento corresponde à certos riscos. Além do planejamento e análises financeiras, sabe-se que para diminuir os mesmos, precisa-se sempre calculá-los de forma a alcançar a visão da empresa. Neste caso, o que vai garantir a fidelização dos clientes será cumprimento prazos de entrega e preços competitivos, transparência com os resultados e um atendimento de qualidade.

2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Fundada em 2006, a Mello Neves Ortopédico e Hospitalar Ltda – ME, cujo nome fantasia é Ortholar foi idealizada inicialmente por suas sócias como uma pequena loja de produtos médicos hospitalares, já que a cidade de Muriaé contava apenas com uma loja deste tipo.

Sua Missão é ser referência na comercialização de produtos médicos hospitalares de Muriaé e região, com qualidade e competitividade.

A localização e layout da empresa implicaram de forma relevante ao alcance de novos clientes. Para tal, fez-se necessária a adequação da loja para maior acessibilidade aos portadores de deficiência física, com instalação de rampas, pisos táteis e barras de apoio, oferecendo assim conforto e segurança para parte do público alvo da empresa. Outra característica estratégica é estar localizada em frente à Casa de Saúde Santa Lúcia, que presta assistência, entre outras, às clínicas de ortopedia, pediatria, geriatria e ginecologia/obstetrícia, e ao lado de uma clínica de fisioterapia. Tais estabelecimentos de saúde são parceiros da Ortholar Muriaé e acabam indicando os produtos da loja a seus pacientes.

Optante pelo Simples Nacional, abrange os seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica.

Sua estrutura organizacional pode ser representada da seguinte forma, conforme organograma abaixo:

Como já descrito no organograma acima, o serviço de contabilidade é terceirizado. As proprietárias optaram por contratar um escritório de contabilidade para a execução dos serviços.

Por se tratar de uma loja de produtos médicos hospitalares, o estabelecimento é certificado pela Vigilância Sanitária para a comercialização de produtos químicos, seguindo todas as exigência necessárias.

3 PRODUTOS E SERVIÇOS

A Ortholar não fabrica nenhum produto, apenas comercializa uma variada linha de produtos de saúde.

Como a validade de produtos químicos e materiais hospitalares descartáveis é curta, necessita-se um controle rigoroso de estoque, além de uma logística específica para este tipo de comércio. A empresa possui Procedimentos Operacionais Padrão (POP) regulamentados pela RDC 59 da Anvisa, que determina os requisitos necessários para armazenamento e distribuição de produtos de saúde.

Com parcerias estratégicas de exclusividade de revenda de alguns fabricantes nacionais e internacionais, a Ortholar garante excelência no padrão de qualidade dos produtos comercializados, alcançando altos níveis de satisfação de seus clientes. Este padrão de qualidade foi fundamental para que a Ortholar se tornasse o maior fornecedor de materiais médicos dos consultórios médicos, odontológicos e clínicas veterinárias de Muriaé.

A Ortholar não faz importação ou exportação de produtos. Porém, por se tratar de revenda de fábricas de patente internacionais, acaba por comercializar produtos importados vindos das fábricas nacionais de revenda exclusiva da Ortholar. São produtos diferenciados no ramo ortopédico, de padrões de qualidade internacional que garantem a satisfação dos clientes, a preços competitivos.

A atual pretensão de seu Administrador é tornar a empresa referência não só na cidade de Muriaé, mas também em toda região. Para tal, estuda-se o investimento em um serviço de televendas, além de uma loja virtual com entrega para os estados de MG, RJ e ES.

4 ANÁLISE DA ESTRATÉGIA

O presente estudo ajudará a estruturar as principais concepções e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio, proporcioando uma avaliação ecoômico-financeira antes de comolar em prática a nova idéia, reduzindo, assim, as possibilidades de se desperdiçarem recursos e esforços em um negócio inviável.

Portanto, faz-se necessário saber quais são as oportunidades que podem ser percebidas neste novo empreendimento; as principais ameaças ao negócio em questão; analisar o mercado em potencial; identificar os concorrentes; verificar seus pontos fortes e fracos; custos e preços de venda praticados; políticas de crédito e formas de divulgação; dimensionar a equipe de trabalho; relacionar produtos/serviços que serão oferecidos, preços e como serão obtidos para a comercialização; definir uma estratégia competitiva, divulgação, entre outros.

A partir das questões anteriores, pode-se perceber a relevância da confecção de um plano de negócios para a execução da ampliação. Há uma variedade de questões que devem ser apuradas, que permitam avaliar riscos e vantagens, quando da decisão de se investir em uma determinada atividade.

5 PLANO DE MARKETING

O plano de marketing constitui uma importante tarefa de alocação de recursos e formulação de estratégias em função dos objetivos empresariais e de marketing. O plano é uma organização sistêmica e ações programadas para atingir os objetivos da empresa no tempo e no espeço através do processo de análise, avaliação e seleção das melhores oportunidades de mercado.

O plano de marketing é uma importante ferramenta de vendas, ou seja, é responsável pela venda de ideias do departamento de marketing destinado a pessoas com recursos que podem auxiliar a atingir os objetivos corporativos

5.1 Produto

Posicionar o produto no mercado é direcionar o produto para atender às necessidades e expectativas do cliente. Dessa forma, a empresa busca estabelecer uma imagem do produto para os clientes, buscando torná-lo melhor e mais bem aceitável do que o da concorrência.

5.2 Preço

O preço é considerado hoje como uma das variáveis que compõem o binômio do sucesso de qualquer empresa. Assim, preço baixo e alta qualidade são passos para uma boa política de marketing.

Na formação do preço, é necessário considerar o preço que o cliente estaria disposto a pagar, bem como o preço da concorrência e dos revendedores.

O preço talvez seja a maneira mais tangível de se agir no mercado, pois pela política de preços a empresa pode criar demanda para o produto, segmentar mercado, definir a lucratividade da empresa, mudar a penetração do produto no mercado, sempre tendo como referência o valor q o consumidor vê no produto e não o preço que a empresa acha que deva dar.

Para a formação do preço de venda foram utilizados os seguintes parâmetros:

- Preços praticados pelos concorrentes de Muriaé e região;

- Porcentagem de lucro bruto sobre os produtos;

- Custos dos fornecedores

5.3 Praça

A localização da empresa, conforme já dito anteriormente, é um fator determinante para a sua capacidade de atrair os clientes.

5.4 Promoção

A promoção é responsável por influenciar o cliente na sua decisão de compra, sendo de extrema importância para as empresas nos mercados de grande concorrência.

Têm por finalidade estimular a venda do produto. Devem constituir relacionamentos duradouros com os clientes.

Em pesquisas realizadas com os concorrentes, os meios mais utilizados seriam internet, flyers e outdoors.

As promoções serão feitas mensalmente, através de endereços eletrônicos disponibilizados pelos clientes cadastrados, além no site da empresa.

6 PLANO DE RECURSOS HUMANOS

A Ortholar conta atualmente com um administrador, um gerente e a equipe de vendas.

- Gustavo Ferreira Neves – Administrador

Cursando Administração de empresas na FAMINAS. Já atuou como gerente da COT (Clínica de Ortopedia e Traumatologia) que pertence ao seu pai.

- Mayco Rezende da Silva – Gerente

Cursando Administração de Empresas na FAMINAS. Já atuou como Gerente de Produção e como Gerente de Compras da confecção Veggi.

Os demais funcionários apresentados no organograma acima possuem apenas cursos técnicos de vendas e auxiliar de escritório, todos através do SEBRAE.

Novos funcionários serão contratados para as funções de televendas e suporte de vendas pela internet.

Todos os funcionários, sem exceção, trabalham com a ética na comercialização de produtos que garantam segurança a seus clientes.

7 ANÁLISE DE MERCADO

De acordo com pesquisas realizadas através de entrevistas com empresas do mesmo ramo, a média de faturamento líquido mensal de lojas no segmento da Ortholar é de R$ 8.000,00.

A pesquisa com potenciais clientes evidenciam que a frequência das compras de produtos hospitalares é a seguinte: 65% compram mensalmente, 19% semanalmente e 8% quinzenalmente. Os 8% restantes compram apenas quando surge alguma necessidade urgente.

Os gastos a cada compra são caracterizados da seguinte maneira: 64% gastam entre R$ 100,00 à R$ 400,00, 18% consomem acima de R$ 500,00 reais e 14% entre R$ 50,00 a R$ 100,00.

A composição das vendas é de 67% à vista, 22% com prazo de 30 dias e 11% à prazo.

Os pontos fortes da Ortholar com esta ampliação são:

- Vendas pela internet e televendas;

- Entregas sem custo de frete;

- Ampla variedade de produtos e marcas;

- Localização estratégica.

Os pontos fracos são:

- O único concorrente na cidade possui a tradição de mais de 20 anos no mercado;

- Pouco poder de barganha com fornecedores;

- Estrutura hierárquica centralizada.

Em relação à análise externa, pode-se destacar:

Ameaças:

- Taxa de juros elevadas;

- Tributação;

Oportunidades:

- Estabilidade econômica;

- Apoios governamentais;

- Incentivo a novas empresas.

8 PLANO FINANCEIRO

O capital necessário para a ampliação do negócio virá dos sócios, onde cada um investirá proporcionalmente às ações (95% / 5%), num total de R$ 26.484,71. Não será necessário abrir qualquer empréstimo ou financiamento.

O principal objetivo a curto prazo é conquistar 15% do mercado de Muriaé e região. Para que se alcance esse resultado entraremos no mercado com preços competitivos, baixando nossa margem de lucro.

Em médio prazo, pretende-se consolidar-se no mercado, atuando como referência em vendas de suprimentos médicos para consultórios, clínicas médicas, veterinárias e odontológicas, além de clientes eventuais.

Em longo prazo expandir o negócio para os estados de MG, RJ e ES.

Os investimentos iniciais serão realizados para a contratação e treinamento de novos funcionários, além da compra de equipamentos e software de televendas e vendas virtuais e móveis de escritório.

Para o estudo de viabilidade do projeto, visto que o montante inicial para o investimento é no valor de R$ 26.484,71, foram utilizados os como indicadores de análise de investimento o VPL e TIR para a projeção de curto e longo prazo e payback para verificar o tempo necessário para o retorno do investimento, conforme tabela abaixo:

Ao analisar os índices da tabela, contata-se a viabilidade do projeto. Com a TIR (23,62%) sendo superior a TMA que é de 11,25%, o que reserva ao payback o período de 4 anos para recuperação do investimento.

9 CONCLUSÃO

Um Plano de Negócios é a formalização de todo o conjunto de dados e informações sobre o empreendimento, definindo suas características e condições, possibilitando a análise de sua viabilidade e seus riscos, bem como facilitando sua implantação.

O sucesso de qualquer negócio depende de várias decisões que o empreendedor deve tomar antes de iniciar seu empreendimento.

O projeto de viabilidade econômica e financeira de negócio é necessário para saber a partir de que volume de atividade econômica a empresa se torna viável e lucrativa. O plano de negócios se destina a organizar as ideias e a analisar o potencial e viabilidade do novo empreendimento.

Os aspectos mercadológicos foram delineados primeiramente através da pesquisa com clientes, concorrentes e do mercado, que possibilitou a traçar o perfil dos mesmos. As pesquisas realizadas possibilitam verificar que os clientes corporativos buscam produtos com a melhor qualidade e preço.

REFERÊNCIAS

BANGS JR, David H. Guia Prático: planejamento de negócios. São Paulo: Studio Nobel, 2002.

BIAGIO, Luiz Arnaldo; BARTOCCHIO, Antônio. Plano de negócios: estratégias para micro e pequenas. Barueri: Manole, 2005.

...

Baixar como  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »