TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1 Trabalho Final Da Discíplina De Ètica E Legislação De Relações Públicas.

Artigos Científicos: 1 Trabalho Final Da Discíplina De Ètica E Legislação De Relações Públicas.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 5

1 Trabalho final da discíplina de Ètica e Legislação de Relações Públicas.

2 Estudante do 5º Semestre do Curso de Relações Públicas, email: adrianosbp@feevale.br.

3 Professora ministrante da discíplina de Ética e Legislação de Relações Públicas.

Ética nos Eventos: a postura do profissional de Relações Públicas perante a possibilidade de tráfico de influências1

Adriano Schneider2

Profº Me. Vera Martins3

Universidade Feevale

Resumo:

O ramo de eventos vem cada vez mais empregando mais profissionais de Relações Públicas. Eventos de grande porte que a cada ano arrastam milhares de pessoas ao som de atrações nacionais e internacionais. Mas a postura destes profissionais deve ser ética, não deixando que a emoção, a tietagem e as amizades influenciam, eliminando assim qualquer ação ou resquício de tráfico de influencia da atuação destes profissionais.

Palavras-chave: eventos, corrupção, tráfico de influência, comunicação dirigida

1. INTRODUÇÃO

Não é apenas necessária boa vontade para se organizar e elaborar um evento, são fundamentais também conhecimento e uma boa visão estratégica. Muitas pessoas acreditam que qualquer indivíduo pode se encarregar por uma festinha. O que obviamente está errado. Somente um profissional de Relações Públicas é capaz de realizar e planejar um evento, com a qualificação adequada. Um evento não é apenas uma “festinha”, como muitos costumam defini-lo. É uma ação planejada, é um instrumento estratégico que busca obter resultados esperados para as organizações e ou entidades.

2. OBJETIVO

Apresentar o profissional de Relações Públicas como profissional estratégico e fundamental no desenvolvimento de eventos, destacando a ocorrência do crime de tráfico de influencias de maneira ativa e passiva sob estes profissionais.

3. JUSTIFICATIVA

Os eventos musicais vêm ganhando a cada dia maior espaço na mídia e no dia a dia da população gaúcha. Mas é claro que por trás de um evento há uma vasta área de organização. O profissional deve ter porte de olhar estratégico para saber o que realmente se busca, o que é possível alcançar. É importante estabelecer o público alvo (pois eles são as maiores razões por este acontecimento), definir o tipo de evento, a forma de abordagem, fazer o projeto, contratar serviços terceirizados, planejar o cronograma, pensar na mídia, na sua divulgação, nos convites... enfim, em tudo o que é necessário para que se alcance o sucesso.

Porém com o crescimento demasiado das casas de espetáculos, e dos festivais, muitas práticas vêm se tornando cada vez mais frequente e colocando em risco a imagem ética e moral destes profissionais. Muitas empresas e ou personalidades, tentam fazer uso de seu prestigio ou posição buscando destaque em eventos, assim como muitos profissionais de Relações Públicas utilizam-se de suas ferramentas profissionais para obter alguma vantagem. Caracterizando-se assim como o crime de tráfico de influência, que está previsto no artigo 332 do Código Penal. Ele consiste na conduta de solicitar, exigir, cobrar

2

ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem. Porém, muito pior do que aquilo que esta implícito na lei, é imagem destes profissionais que mancha, respaldando assim também a imagem de toda a classe de profissionais. E isso é prática bastante comum quando relacionamos a posturas éticas praticadas por profissionais de Relações Públicas que atuam na área de eventos.

Posturas deste tipo são completamente reprendidas pelos conselhos de profissionais de RRPP, assim como destacadas no manual de ética da profissão e devem ser abolidas do dia a dia destes profissionais.

4. MÉTODOS UTILIZADOS

Acreditando em uma comunicação estratégica que se dá mediante o trabalho sistemático e integrado das Relações Públicas é que se utilizam os eventos como uma ferramenta estratégica, a fim de alcançar objetivos propostos. Há no dicionário dois sinônimos para o termo evento: acontecimento e sucesso. Levando a palavra para o campo empresarial, pode-se dizer que um evento é um acontecimento programado (inclusive para começar, acontecer e terminar), que foge da rotina e que reúne um grupo de pessoas para alcançar determinados objetivos.

Luiz Carlos Zanella (2003, p. 13) conceitua evento como.

Uma concentração ou reunião formal e solene de pessoas e /ou entidades realizada em data e local especial, com objetivo de celebrar acontecimentos importantes e significativos e estabelecer contatos de natureza comercial, cultural, esportiva,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com