TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2º Seminário De Práticas Educativas

Trabalho Escolar: 2º Seminário De Práticas Educativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  1.627 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

Disciplina: 2º Seminário de Práticas Educativas

Aluna: Micheli Oliveira da Silva

Polo: Nova Friburgo

RELATÓRIO

O encontro foi dividido em 6 etapas, em cada uma das etapas foram realizadas algumas dinâmicas.

Primeira etapa: Conhecimento e integração

Este foi um momento de apresentação e conhecimento do grupo.

Responder a algumas perguntas (nome; cor preferida e por que; o que eu gosto e o que eu não gosto; um sonho; uma experiência com a arte). Esse exercício foi muito importante, pois através dele podemos nos conhecer melhor. Esse tipo de exercício pode ser proposto para qualquer idade ou situação na prática escolar.

Círculo de olhares. Um de cada vez teve que andar no meio do círculo, formado pelos outros colegas, olhando um por um nos olhos. Esse exercício tem como objetivo o contato visual, algo que temos deixado de lado nessa vida corrida e impessoal.

Segunda etapa: Sensibilização

De olhos fechados e em duplas. Cada um deve tatear seu companheiro a fim de identificar suas características, para depois encontrá-lo em meio a outros colegas. Essa dinâmica aparentemente fácil se torna um grande exercício de concentração em um dos sentidos que pouco usamos para reconhecer as pessoas, o tato!

Jogo dos cinco erros. Esse exercício treina nossos sentidos, mas também precede o próximo momento. Essa dinâmica consiste em escolher um aluno para ser o observador que deverá prestar bastante atenção em todos os detalhes da sala e dos colegas. Depois de observar esse aluno sai e quando volta precisa identificar quais foram às cinco mudanças ocorridas.

Terceira etapa: Observação e concentração

Argumentação. Esse exercício consiste no fato de que cada um da dupla deveria defender seu ponto de vista sem se importar com o falatório, concentrando-se em sua argumentação , afim de convencer seu companheiro sobre o que foi proposto pelo tutor . Muito interessante essa dinâmica, pois treina nossa concentração.

Quarta etapa: Liberação do movimento

Máquina humana com e sem som. Cada participante deveria juntar-se ao outro fazendo um movimento diferente e formando uma máquina humana. Depois esse mesmo exercício foi feito só que cada “engrenagem” da máquina faria um som diferente.

Quinta etapa: Linguagem gestual

A cadeira. Nessa dinâmica deveríamos inventar outra utilidade para uma simples cadeira. Nesse exercício foi treinada nossa imaginação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com