TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5 Etapas Do Desenvolvimento

Monografias: 5 Etapas Do Desenvolvimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 3

As cinco etapas do desenvolvimento.

Rostow enuncia cinco etapas que, a exemplo dos países industrializados, os países subdesenvolvidos deveriam necessariamente seguir: A sociedade tradicional, ou seja, uma sociedade agrícola, estacionária, onde a terra é a única fonte de riqueza e na qual as ciências e as técnicas têm pouco impacto; As condições prévias da mudança, nas quais as ideias e os comportamentos começam a evoluir e os valores favoráveis ao progresso se difundem a pouco e pouco; A descolagem período durante o qual os antigos bloqueios “são vencidos”, a taxa de investimento duplica, surgem indústrias, o Estado desempenha um papel já significativo e o crescimento se auto alimenta; A marcha para a maturidades que tem a sua tradução numa tecnologia moderna favorável às atividades económicas enquanto a produção se diversifica; A era do consumo de massa, na qual as necessidades básicas são satisfeitas para toda a população, ao mesmo tempo que uma classe média numerosa acede ao consumo de bens duráveis e a um nível de vida elevado.

Rostow foi muito criticado a mais conhecida foi “simplista”. Detalhes das cinco etapas.

Sociedade Tradicional é aquela em que o nível de produção per capita é limitado. Essa limitação ocorre graças à baixa produtividade oriunda da falta de tecnologia. Por não haver manipulação produtiva sistemática. Tal sociedade dedica, normalmente, a maior parte de seus esforços na produção agrícola.

Segunda etapa do desenvolvimento. Aplicação da ciência moderna na produção agrícola e industrial, num ambiente de expansão internacional. É importante levar em consideração que alguns países mais favorecidos foram precursores nessa fase de desenvolvimento e logo "injetaram" seu novo modo de vida em outras nações. Grandes empreendedores visando grandes lucros e correndo riscos, nascem os grandes bancos, crescem os investimentos em transportes e comunicação e amplia-se o comércio exterior. Essas transformações ocorrem ainda num ritmo limitado devido à persistência de métodos antigos de produção, de antigos valores e estruturas sociais. Embora os valores e a sociedade experimentem grandes transformações nessa fase, é necessária uma perfeita formação de um Estado nacional centralizado em detrimento aos interesses regionais.

A terceira fase representa o rompimento de todas as resistências ao desenvolvimento e à difusão do progresso tecnológico por toda a sociedade. É comum ocorrer uma considerável elevação na taxa real de investimentos e poupança. Surgem novas técnicas agrícolas e industriais. A agricultura sofre um profundo processo de mudança transformando o antigo fazendeiro em empresário agrícola.

A marcha para a maturidade representa a fase em que o crescimento da produção já supera o crescimento demográfico, a economia experimentou o surgimento de inúmeras novas indústrias e inédita expansão do comércio internacional. É a etapa em que os antigos valores foram suplantados e o país possui condições de produzir aquilo que achar necessário. Inexiste a carência tecnológica em qualquer área produtiva.

A era do consumo em massa é a fase em que a renda per capita já garante a uma grande maioria dos consumidores elevado padrão de vida e a população é predominantemente urbana. O consumo é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com