TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

6º Semestre UNOPAR

Artigos Científicos: 6º Semestre UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 7

No que se diz respeito a planejamento estratégico na organização, podemos dizer que o mesmo e a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis do qual uma organização esteja desfrutando, logo, determinando e visando os seus objetivos. Dessa forma, tentaremos abranger e analisar racionalmente as oportunidades oferecidas pela Quintessência, expondo aspectos positivos e negativos dentro da organização, tendo assim, um método ajustado e uma tentativa que possa melhor atender os objetivos da empresa.

Começaremos falando um pouco sobre a primeira farmácia homeopática, que foi criada em 29 de novembro de 1986, em Bonsucesso. O nome Quintessência e uma alusão a Aristóteles e posteriormente aos alquimistas, que consideravam que o universo era composto de quatro elementos principais - terra, água, ar, fogo e mais um quinto elemento.

A missão da Quintessência esta passando por alguns problemas no que si diz respeito à qualidade e satisfação dos seus colaboradores, devido ao desnível proposto pela organização. Logo, teríamos que planejar uma nova seleção ou métodos coesos de analise, para então fazermos por onde o slogan que a mesma transmite para seus colaboradores sobre a missão.

Os serviços oferecidos pela Quintessência são oferecidos na sua grande maioria visando gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável através de projetos sócio-ambientais e desenvolvendo produtos com ética e responsabilidade. Logo, a missão da organização teria que esta em perfeita sintonia com os produtos e serviços servidos e posteriormente adentrar um treinamento satisfatório para os stakeholders sobre a razão de eles estarem oferecendo esses serviços e produtos para os clientes da Quintessência.

Tentaremos então exemplificar teoricamente o que foi dito ate o momento, a Quintessência esta implantando uma gestão de competências aonde foi realizada por meio do mapeamento e da identificação dos processos e cargos-chave. Dessa forma, as competências foram trabalhadas em varias dimensões, colocando em ênfase o bom atendimento e a ética nos relacionamentos. Logo, para suportar um crescimento organizacional do qual a mesma pretende, será preciso levar em consideração as políticas e praticas que estão deixando a desejar no âmbito comunicação e desempenho dos stakeholders. Caso queira realmente ser líder no mercado de manipulação de medicamentos dentro da cidade, a Quintessência terá que tratar o setor de RH um importante aliado no crescimento da gestão de pessoas. Outrora, a organização tem sua opinião bastante pautada em respeito e dignidade, aonde, a mesma possui essas premissas quanto às atitudes, seja com clientes internos ou com os externos, e acreditando que essa união pode ser duradoura caso haja ética.

1. Avaliar o plano e Gestão de Pessoas que está sendo elaborado pela empresa (verificar se as ações propostas correspondem com a Gestão de Pessoas estratégica); refletir sobre a implantação do processo de Gestão por Competências na empresa e relacionar as atribuições/ funções dos colaboradores com o desenvolvimento de competências.

Como citamos anteriormente, a Quintessência esta implantando um plano de gestão de competências aonde, foi constatado que o existia uma necessidade no atendimento e na satisfação dos clientes que por sua vez deixavam sua reclamação no pós venda da empresa. Visto que, a gestão de pessoas tem características contingenciais e situacionais e varia muito desde o clima e cultura apresentados pela organização em estudo. Logo, podemos dizer que a gestão de pessoas ou também chamada de ARH (Administração de Recursos Humanos), é o conjunto de práticas necessárias para da um suporte imediato ao desempenho organizacional, podendo ser caracterizado como: recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.

Então qual seria a real importância da gestão de pessoas na Quintessência? Haja vista, que todo processo administrativo estaria pautado em: planejar, organizar, dirigir e controlar, o relacionamento com os colaboradores também estaria diretamente voltado para as obrigações com a gerência da organização. Logo podemos dizer que gestão de competências significa teoricamente uma competência, que implica em um ato de mobilizar, integrar e transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que abrangem valor a organização e valor social ao individuo.

Então, podemos observar que as atribuições dadas aos colaboradores da Quintessência estão de acordo com a realidade da empresa. O colaborador precisa dominar um dicionário de competências para realizar o seu trabalho de forma transparente e versátil. Logo, o mesmo precisa ter foco no cliente, conhecimento sobre o negocio, senso de urgência e equilíbrio emocional entre outras para que sua participação dentro da mesma seja satisfatória.

2. Verificar a descrição das competências apresentadas e se elas condizem com as necessidades estratégicas da organização.

Dessa forma, entramos em outro patamar que é o de analise das competências da Quintessência. A empresa possui um dicionário de competências que consiste em três partes, das quais os colaboradores precisam saber das mesmas, para realização exata e precisa dos seus deveres.

Foi possível observar que na segunda parte desse dicionário a descrição que trás: Análise de Viabilidade Técnica de Marketing e Análise e Montagem de Cenários de Marketings não estão de acordo com os deveres com o nível técnico proposto pela empresa, ou seja, o mesmo colaborador que teria o conhecimento de agir na venda da loja seria o mesmo que teria que ter um conhecimento de montagem de cenários de marketing para exposição de produtos? Acho que houve um equivoco ai.

Logo, podemos destacar esse erro durante o estudo feito na Quintessência, erro esse que é passivo de acerto durante a implantação da gestão de pessoas na empresa, substituindo a de gestão de competências que existe na organização atualmente.

3. Descrever qual seria o melhor método para recrutar e selecionar pessoas para o cargo de gerente da Quintessência.

De forma geral, o recrutamento seria um processo de convocar pessoas para uma determinada vaga em aberto dentro de uma organização, levando em consideração o perfil desejado pela mesma no que se diz respeito a competências em determinadas áreas. Foi observado via mapeamento chave, que a função de Gerente e ocupada pelo colaborador S, do qual o mesmo possui MBA em Marketing, e que o colaborador T que também e gerente, possui curso Superior em Farmácia, com especialização em Homeopatia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com