TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

Ensaios: A ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 7

ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

Frederick Winslow Taylor (1856-1915) é considerado o fundador da Administração Cientifica, veio de uma família de princípios rígidos foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina e devoção ao trabalho.

Naquela época, era muito utilizado o sistema de pagamento por peça ou por tarefa. O que levou Taylor a estudar o problema de produção nos mínimos detalhes, pois não podia decepcionar os seus patrões, e nem decepcionar seus colegas de trabalho.

Primeiro Período de Taylor: O primeiro período de Taylor se refere à época da publicação do seu livro “Shop Maagement” (Administração de Oficinas), aonde o autor se preocupa exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho operário, através do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-time Study).

Desenvolveu o estudo cronometrado dos tempos e movimentos, a fim de obter o maior rendimento com o menor esforço e com a maior remuneração. Taylor, todavia, exagerou nas suas conclusões, chegando mesmo a tornar mecânico e repetitivo o trabalho do operário, eliminando dele toda e qualquer parcela de tempo e de movimento inútil.

O estudo de tempos e movimentos e a cronometragem constituem para Taylor o fundamento da racionalização do trabalho.

Segundo Período de Taylor: corresponde à época da publicação do seu livro “Princípios da Administração Cientifica”, quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios. Nesse segundo período, desenvolveu os seus estudos sobre a administração geral a qual denominou Administração Cientifica.

Fundamentos da Administração Cientifica: para Taylor os fundamentos da Administração Cientifica são, assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo o máximo de prosperidade ao empregado; a prosperidade do empregador não pode existir por muito tempo, se não for acompanhada da prosperidade do empregado, e vice-versa; evidentemente, ninguém atingirá maior prosperidade sem que tenha atingido o mais alto grau de eficiência e produtividade, mostrando os lucros que as empresas obtêm com a substituição de métodos empíricos por métodos científicos; o trabalho pode ser executado melhor e mais economicamente através da subdivisão das funções; dividir o trabalho de maneira que cada homem, desde assistente até o superintendente, tenha que executar a menor variedade possível de funções, sempre que possível, o trabalho de cada homem devera limitar-se a uma única função.

Organização Racional do Trabalho de Gantt e Gilbreth

Hery Lawrence Gantt (1861-1919), trabalhou sob a supervisão de Taylor entre 1887 e 1902, quando então montou o primeiro escritório de racionalização aplicada. Entretanto enquanto Taylor dava ênfase à análise e organização do trabalho em si, Gantt dava maior atenção ao homem que executava o trabalho. Enquanto um se preocupava com o aspecto tecnológico e metodológico, o outro se voltava para o aspecto psicológico e humanístico, insistindo na importância do elemento humano na produtividade.

As principais contribuições de Gantt para a Administração são quatro:

1.Sistema de salário, que apresenta a vantagem de um salário mínimo diário acrescido de uma gratificação ou prêmio que depende de uma produção a ser atingida pelo funcionário.

2. Um mapa linear que retrata e mede uma atividade pela soma de tempo necessário para seu desempenho, permitindo a comparação entre o desempenho real e o desempenho planejado.

3. Gantt desenvolveu uma política de instrução e treinamento para os trabalhadores ao invés de sua condução simplesmente, partindo da idéia de que a administração tem uma responsabilidade na educação e adestramento dos operários.

4. Colocava mais ênfase no serviço do que nos lucros. Sua preocupação era introduzir o conceito de responsabilidade industrial pouco considerada na época.

Frank Bunker Gilberth (1868-1924), acompanhou Taylor no seu interesse pelo esforço humano, como meio de aumentar a produtividade. Gilberth partiu do principio de que a Administração Cientifica deve ser baseada em medições reais e não em opiniões pessoais, o que era comum na época. Iniciando-se no negócio da construção civil, Gilberth passou a estudar os movimentos e as ferramentas usadas e a desenvolver métodos procurando a melhor maneira de trabalhar. Realizou estudos sobre os micromovimentos. Gilberth deu a esses movimentos elementares o nome de “therblig”. O “therblig” constitui o elemento ultimo da “Gerencia Cientifica” e a unidade fundamental de trabalho com que pode ser construída uma Organização.

Para Gilberth, o estudo dos movimentos é realizado quase exclusivamente na racionalização aplicada e com uma tríplice finalidade: a) evitar os movimentos inúteis;

b) executar mais economicamente possível os movimentos úteis; c) dar a esses movimentos selecionados uma seriação apropriada. Gilberth também efetuou estudos a respeito da fadiga.

Frank e sua esposa Lílian Gilberth dedicaram-se intensamente ao estudo da economia de movimentos, influenciando os autores que os sucederam dentro da Teoria Clássica, principalmente aqueles que se dedicaram ao estudo de tempos e movimentos.

Princípios de Eficiência de Emerson

Harrington Emerson (1853-1931), foi um dos principais auxiliares de Taylor. Foi o homem que popularizou a Administração Cientifica e desenvolveu os primeiros trabalhos sobre seleção e treinamento de empregados.

Princípios de Ford

Henry Ford, inciou sua vida como simples mecânico, chegando posteriormente a engenheiro-chefe de uma fabrica. Fez uma das maiores fortunas que um homem poderia conseguir, graças ao constante aperfeiçoamento de seus métodos, processos e produtos. Utilizou um sistema de concentração vertical e horizontal, produzindo desde a matéria-prima inicial ao produto final acabado além de uma cadeia de distribuição comercial.

Ford adotou três princípios básicos a saber, o principio de intensificação, o principio da economicidade e o principio da produtividade.

Principais Características da Administração Cientifica

Administração como ciência: a administração e a organização devem ser estudadas cientificamente e não epirimicamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com