TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL COM MORADORES DE RUA

Casos: A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL COM MORADORES DE RUA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  11.118 Visualizações

Página 1 de 7

1. Introdução

Atualmente, na situação em que o Brasil se encontra é quase impossível não notar ao menos uma vez ao dia, a quantidade de indivíduos que fazem da rua seu ambiente de trabalho ou moradia. Milhares de vezes são crianças, adolescentes e adultos que abandonados á própria sorte tentam sobreviver na rua e da rua.

Conceitua-se como população em situação de rua aquela que não vive em nenhuma habitação.

Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE é o segmento de baixíssima renda que por contingências temporárias ou de modo permanente, pernoita nos logradouros das cidades, como praças, calçadas, marquises, jardins, baixos de viadutos, imóveis abandonados, terrenos baldios, mocós, cemitérios e carcaças de veículos. Também são assim consideradas as pessoas recolhidas em pernoite em albergues públicos ou entidades sociais.

A questão dos moradores de rua está relacionada ao capitalismo excludente, concomitantemente o morador de rua, passa por uma situação de extrema vulnerabilidade social, no limite da exclusão social, da desfiliação social e da pobreza, sem ter a garantia do mínimo para sua subsistência, além de uma série de outras questões sociais, políticas e econômicas a que estão sujeitas.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a atuação do serviço social com moradores de rua, dessa maneira, o Serviço Social se esforça para orientar e programar condições humanas no exercício de sua profissão. Desde seus primórdios aos dias atuais, a profissão tem se redefinido considerando sua inserção na realidade social do Brasil, entendendo que seu significado social se expressa pela demanda de atuar nas sequelas da questão social brasileira que em outros termos, revela-se nas desigualdades sociais e econômicas, objeto da atuação profissional.

2. Delimitação e formulação do problema

A atuação do Serviço Social com moradores de rua.

3. Objetivos:

Geral:

Enfatizar as contribuições do Serviço Social que favoreçam a inclusão social dos moradores de rua.

Específicos:

Analisar a atuação do assistente social na perspectiva dos direitos sociais dos moradores de rua;

Ressaltar a importância do projeto ético-político profissional como instrumento mediador da relação sujeito-objeto.

4. Justificativa

Este projeto de pesquisa tem com o objetivo analisar a atuação do Serviço Social com os moradores de rua. Nesta análise é necessário relacionar este assunto levando em conta a conjuntura social, econômica, política e cultural em que o Brasil vive, pois a realidade do morador de rua é o retrato fiel da questão social numa sociedade desigual e de excluídos socialmente.

Sendo vistos, não como portadores de direitos, e sim, como indivíduos que promovem a desordem na sociedade, estando à margem de toda exclusão. São geralmente perseguidos e mal tratados pela polícia, e vistos com discriminação e preconceito pela população em geral.

De acordo com Sposati (1998): “precisamos todos, nos empenhar insensatamente para que o Brasil adote políticas públicas com padrões básicos de dignidade para todos os setores carentes. É esse o caminho ou, a exemplo, da banalização da violência que só nos preocupa quando ela bate a nossa porta”.

Em nosso país a atenção do Poder Público com esse segmento populacional é recente e consequência de lutas sociais ocorridas nos últimos anos. O desinteresse do Estado pelas pessoas em situação de rua reflete á contradição com o que a sociedade e a opinião pública tratam o tema: ora com compaixão, preocupação e assistencialismo, ora com repressão, preconceito e indiferença.

A ONU estima a população mundial de rua em cerca de 100 milhões de pessoas. Também constata que quase sempre as políticas governamentais para esse segmento não são eficazes, principalmente por falta de compreensão da realidade da população de rua pelos agentes públicos.

Dentro desta perspectiva o Serviço Social, como profissão de caráter sócio político, crítico e interventivo, que utiliza para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto das desigualdades sociais, que provoca a necessidade da ação profissional junto aos moradores de rua.

O que remete nesta pesquisa é discutir a contribuição do Serviço Social na perspectiva de efetivação dos direitos sociais dos moradores de rua. Lutar por direitos sociais é, portanto, um processo de construção coletiva e, o Serviço Social constitui-se em um campo de resgate do protagonismo, transformando os usuários em sujeitos potencialmente revolucionários, onde suas ações devem ser pensadas no conjunto da sociedade, de forma totalizante, na perspectiva de progredir na construção da cidadania social e na transposição da subalternidade, enquanto direção social da profissão.

Sendo assim, é compromisso ético-político, técnico-operativo e teórico-metodológico do Serviço Social criar condições para que, a população, como um todo, caminhe na direção de sua constituição, como sujeitos, o que exige de tal profissional, a capacidade de decifrar a gênese dos processos sociais, a partir de uma interpretação crítica do contexto social, o que irá embasar o estabelecimento de estratégias de ação e, consequentemente respostas profissionais sustentáveis.

O Projeto Ético-Político afirma a defesa intransigente dos direitos humanos e a recusa do arbítrio e de preconceitos, contemplando positivamente o pluralismo, tanto na sociedade como na profissão. Se posicionar em favor da equidade e da justiça social, respeitando as diferenças, é compromisso e dever do profissional de Serviço Social.

5. Metodologia

O percurso metodológico para o alcance dos objetivos propostos na pesquisa em questão, foi a partir de levantamento bibliográfico referente ao tema. . A pesquisa foi desenvolvida através de livros, jornais e artigos científicos que proporcionou maior compreensão e entendimento do tema pesquisado.A partir de informações teóricas, ou seja, de conhecimentos produzidos a partir da pesquisa tem-se verificado a importância no âmbito do Serviço Social. A pesquisa bibliográfica favorece uma compreensão da problemática abordada com base no contexto do Serviço Social, e a importância do resultado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com