TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte na Educação

Por:   •  7/6/2015  •  Artigo  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 7

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCADORES DE INFÂNCIA MARIA ULRICH

ARTE NA EDUCAÇÃO

Romero Britto “Brendans-Cat”

[pic 1]

Ano Lectivo 2013/2014

Fevereiro 2014

Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich

Arte na Educação

Romero Brito “Brendans-Cat”

Trabalho realizado na Unidade Curricular de Expressões Artísticas

        1ºAno PL Turma C/D

Ano Lectivo 2013/2014

Fevereiro de 2014

Indice

1        Introdução        

2        Conceito de Arte na Educação        

3        Biografia        

4        Escolha do autor e da sua obra e como a mesma pode ser integrada na educação infantil        

5        Conclusão        

6        Bibliografia:        

7        Anexos        

  1. Introdução

      Este trabalho foi proposto como elemento de avaliação, na unidade curricular Expressões Artísticas , no 1º Ano do Curso de Licenciatura em Ensino Básico da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich.

Ao longo deste trabalho irei abordar o conceito de arte e como a mesma pode ser aplicada na educação.

      Tendo em conta o trabalho proposto escolhi o artista contemporâneo Romero Britto, no qual irei falar um pouco sobre este artista bem como a obra que escolhi denominada “Brendans-Cat” pode ser aplicada na educação com as crianças.

  1. Conceito de Arte na Educação

      A arte é uma forma do ser humano expressar as suas emoções, histórias e a cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, a harmonia, e o equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras. 

      A arte é fundamental para o desenvolvimento de qualquer criança ou adolescente, pois é através da arte(recorrendo muitas vezes a pinturas,fotografias,poemas,canções) que a criança/adolescente procura expressar o que sente quer em relação ao que o rodeia,quer ao sentimento que vai nutrindo pelas pessoas e pelo mundo à sua volta.

      Para termos a noção de como a arte é importante como forma de expressão, basta verificar que os primórdios da humanidade comunicavam entre si expressando-se corporalmente(quase como que representando) e gravavam as suas expedições e aventuras recorrendo a pinturas gravadas em grutas.

     Em suma a arte existe quase em execuo com a existência da vida humana.

  1. Biografia

      Romero Britto nasceu em 6 de outubro de 1963,no Recife,tendo começado a sua carreira aos 18 anos, em Pernambuco. Contudo já aos 8 anos de idade mostrava um certo interesse pelas artes plásticas,quando recorrendo à utilização de sucata, papel e jornais para criar as suas primeiras obras, tendo também durante a sua adolescência utilizado o graffitti como forma de expressar o que sentia, sendo essa arte urbana verificada em algumas das suas obras.

      Iniciou o curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco,mas depressa percebeu que o seu amor pela arte era mais forte,tendo viajado para Miami nos EUA onde se estabeleceu como artista de sucesso até aos dias de hoje.

      Sendo considerado um ícone da cultura pop moderna, e um dos mais premiados artistas contemporâneos.

      Romero Britto tem criado obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem aconchego,sendo as suas obras apelidadas por colecionadores e admiradores de “arte da cura” ,sendo estas emoções transmitidas pela utilização de cores vibrantes e composições ousadas,recorrendo a elementos compostos do cubismo[1].

      Tem Pablo Picasso como uma das suas principais referências, tendo grande influência nas suas obras uma vez que Picasso foi um dos primários na utilização do cubismo.

      Em 2005 derivado ao impacto que as suas obras tiveram na economia da cidade de Miami, e o seu forte impacto nas artes plásticas, foi nomeado embaixador das artes do Estado da Flórida pelo ex-governador Jeb Bush.

      Em 2005 e 2006, Romero Britto foi convidado a participar de uma pequena lista de artistas internacionais selecionados para a Bienal de Florença. “Arts and Exhibitions International” convidou Romero para criar uma pirâmide comemorando o retorno da exposição do tesouro de Tutankhamon a Londres, depois de 35 anos. A pirâmide de Romero é a maior instalação de arte na história do Hyde Park até hoje, com a altura equivalente a um edifício de quatro andares. Foi produzida em tributo às antigas pirâmides de Gisé, a última das sete maiores maravilhas do mundo.

      Em 2007 criou a Fundação Romero Britto com o sloggan “A arte é muito importante para não ser compartilhada”

      Ao longo de toda a sua carreira foi convidado por inúmeras marcas sobejamente conhecidas tais como Absolut Vodka, Grand Manier, Pepsi Cola, Disney, IBM e outras interessadas em cultura popular passaram a incorporar as pinturas de Romero Britto em seus projetos especiais, dando ainda mais projeção a este artista.

      Romero tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias no mundo, fazendo parte das mais expressivas coleções, como as de Eillen Guggenheim, senador Ted Kennedy, governador Arnold Schwarzenegger, o ator David Caruso, Pelé, o tenista André Agassi, Marta Stewart, a família Safra e a família do saudoso Roberto Marinho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (215.4 Kb)   docx (85.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com